ONDE ESTÁ A “AMARELONA”?

by

Espanha 1 x 0 Alemanha

Neuer olha a bola no fundo da rede: a "Fúria" vai para a sua primeira final

A seleção espanhola conseguiu superar o forte contra ataque germânico e venceu a Alemanha por 1 x 0 no estádio de Durban. A “Fúria” repetiu o feito da final da Euro 2008 e pelo mesmo placar. Antes da partida se iniciar tudo indicava que a situação seria diferente. Afinal a Alemanha tinha um time renovado e rápido nos contra golpes. Algo que poderia deixar desesperados  os atletas espanhóis apreciadores do bom toque de bola e do domínio territorial.

Mas depois do apito do árbitro Viktor Kassai soou no estádio Moses Mabhida vimos exatamente uma repetição da final da Euro. A Espanha com o talento individual dos seus jogadores tocou a bola com talento e ficou o maior tempo com a posse de bola sem se desgarrar do meio campo e da defesa. Os alemães não tiveram outra alternativa a não ser olhar e marcar Xavi e Iniesta enquanto os mesmos dominavam a posse de bola e faziam o famoso “Panzer” alemão perder  a energia.

A aposta da Espanha foi alta e arriscada. O seu jogo é bonito de se ver mas o time é muito preciosista nas finalizações e seus atacantes demoram muito a chutar ao gol. Os alemães por pouco não colocaram água na Paeja espanhola quando Kroos ficou livre e Casillas defendeu o seu chute. O gol veio na hora certa com uma cabeçada certeira do criticado zagueiro Puyol que vem fazendo uma grande Copa até aqui.

A Alemanha então caiu na sua própria arapuca e teve que dar o seu contra ataque aos espanhoís que só não aumentaram o placar graças ao egoísmo do garoto Pedro que não deu a bola para Fernando Torres na entrada da área. A vitória da Espanha, apesar da contagem mínima foi a demosntração que a melhor geração do futebol espanhol não veio a Copa para brincar e que o rótulo de “amarelona” é definitivamente uma coisa do passado independente de eles serem campeões ou não.

Teremos uma final inédita e eletrizante entre Holanda e Espanha no domingo e uma repetição de um jogo de terceiro lugar no sábado. Alemanha e Uruguai já jogaram essa disputa em 1970 e voltarãoa repetí-la esse ano. Mas os finalistas representam a nova ordem do futebol mundial.  Holanda e Espanha tem de tudo para fazer uma final histórica e memorável. Aguardemos.

2 Respostas to “ONDE ESTÁ A “AMARELONA”?”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Estou torcendo pra Holanda.
    A história deles em finais merece uma taça este ano.
    Estava assistindo o cartão verde ontem, e o Birner, sempre ele disse o seguinte: -“A Holanda vai sentir mais que a Espanha se perder essa final”.
    A Holanda perdeu 3 finais de copa do mundo segundo ele, se não me falha a memória.
    Isso pode ajudar e atrapalhar.
    Por isso, domingo temos apenas uma certeza: jogaço.

    ***(*) ******(*)

  2. Marcelo Abdul Says:

    A Holanda perdeu as finais de 1974 e 1978. Acho que no quesito “lamentação” a tragédia vai ficar igual para as duas seleções já que ambas são conhecidas por “amarelar” em finais. Pelo menos uma vai continuar com esse estigma.

Deixe um comentário