A VITÓRIA DO FUTEBOL

by

mundial interclubes

 

Quando escrevi o “Relatório Mundial Interclubes” há sete anos fui um dos caras mais malhados por torcedores clubistas que julgavam que a história do futebol começou em 2000. No Brasil cartorário e burocrático de Gilmar Mendes, não basta uma equipe ter o mérito de ter ganhado um campeonato mundial interclubes com o suor e sangue de seus jogadores. Muito menos a alegria ou sofrimentos que os torcedores desses times tiveram. Havia que ter a maldita “chancela” ou na bizarra opinião deles, o título não valeria.

Pois bem amiguinhos. Agora vale. Está tudo oficializado em cartório e divulgado pelos quatro cantos do mundo. Como dizer que Pelé, Zico. Cruyff, Platini, Gullit,Van Basten e Raí nunca foram campeões do mundo interclubes? Seria o mesmo que dizer que os Beatles nunca foram uma banda de verdade ou que Mozart não tem valor hoje porque é um músico do passado. Parabéns pela Fifa por reconhecer o óbvio, porque no coração de cada torcedor que viu seu time conquistar a Copa Intercontinental isso foi apenas uma mera formalidade. Eles já são campeões do mundo desde 1960.

Pois é colega, a “Copa Jipe” que o Zico recebeu em 1981 é a mesma que o Cássio recebeu em 2012.

Abraços e viva o futebol!

 

 

26 Respostas to “A VITÓRIA DO FUTEBOL”

  1. Everson Says:

    Sou corintiano e sempre reconheci os intercontinentais como mundiais, pois quando o estado de São Paulo parou para assistir a final de 1992 entre Barcelona e São Paulo todos os torcedores são paulinos ou não consideravam aquele jogo como mundial, independentemente da chancela da Fifa ( embora seja importante , pois acaba toda a discussão ) jamais apagará o que os torcedores sentiram e viveram seja ele vencedor ou perdedor.

  2. Marcelo Abdul Says:

    É isso aí Everson. Cada clube tem seu mérito. Abraços.

  3. Will Says:

    Muito Bom!
    Eu ainda adicionaria nessa lista: Di Stéfano, Puskas, Spencer, Beckenbauer, Neeskens, Gerd Müller, Laudrup, Maldini….

  4. Marcelo Abdul Says:

    A lista é interminável Will.

  5. Mitsuo Matsuyama Says:

    O que houve Abdul? Ficou um tempão sumido. Não entendi essa parte de deliberação pessoal.

    De qualquer forma, mundial não nasceu em 2000, mas muitas décadas atrás.

  6. CARIOCA Says:

    MAIS UMA MANOBRA DA GLOBO PARA BENEFECIAR O SEU TIME DE CORAÇÃO, O FLAMÍDIA, MAIS MESMO ASSIM A FIFA CONCIDERA OS TORNEIOS DELA COMO OS MAIS IMPORTANTES OU SEJA MAIS RELEVANTES QUE A INTERCONTINENTAL, ISTO FOI POLITICA PARA NÃO DEIXAR A FLAGLOBO MUITO FEIO PERANTE O CORINTHIANS QUE DETEM 2 MUNDIAIS DA FIFA MESMO [ COMPRADOS ], PELO CRITÉRIO DA CONMEBOL E FIFA QUE ESTRANHAMENTE VOLTOU ATRAZ NO MESMO ANO EM 2017, A COMPETIÇÃO DE 1957 DEVERIA TER O MESMO RECONHECIMENTO, NA FRANÇA TEVE A MESMA BADALAÇÃO [ O JORNAL DOS SPORTES PARABENIZA O VASCO CAMPEÃO MUNDIAL, VER NO WIKIPÉDIA ] NA IMPRENSA NACIONAL E INTERNACIONAL POIS O VASCO EM 1948 E REAL MADRID EM 1956/57 ERAM OS ÚNICOS CAMPEÕES CONTINENTAIS OFICIAIS ATÉ 1960, NÃO É CLUBISMO, É JUSTIÇA É HISTORIA DO FUTEBOL E O VASCO CAPAZ DE NÃO DEIXAR ISTO BARATO EM 2018.

  7. BEL Says:

    O VASCO FOI CAMPEÃO MUNDIAL EM 1957 MESMO SEM O CONCENTIMENTO DA FIFA EM DISCURÇÃO, O VASCO É CAMPEÃO MUNDIAL DE 57 PARA AQUELES QUE REALMENTE ENTENDE DE FUTEBOL, FATO CHAMADO DE JOGO DO SÉCULO, REAL MADRID 3 X 4 VASCO RJ.

  8. ROBINHO C.G. Says:

    O TORNEIO INTERNACIONAL DE PARIS DE 1957/58/59 PRINCIPALMENTE NA PRIMEIRA EDIÇÃO EM 57 FOI O PRECURSSOR ORIGINAL DA INTERCONTINENTAL [ WIKIPÉDIA ] E POR ISTO O TORNEIO INTERCONTINENTAL DE CLUBES DA FRANÇA PASSOU A SER UM SIMPLES AMISTOSO PARTIR DE 1960 ANO DE INALGURAÇÃO DA INTERCONTINENTAL QUE FOI AMEAÇADA DE ACABAR EM 79 MAIS TERMINOU EM 2004.

  9. ROBSON Says:

    É NATURAL A CONMEBOL VALORIZAR A COMPETIÇÃO DELA JUNTO A UEFA PARA TER LUCRO NO INTERECE DE ESTA FORMULA VOLTAR EM 2018 OU 2019 EM DIANTE SEPARADAMENTE DO MUNDIAL FIFA, MAIS A ESPERTA FIFA VAI LEVAR UMA BOA FARPELA NESSE ACORDO DO RECONHECIMENTO JUNTO COM OS ENVOLVIDOS, A FBI TINHA QUE INVESTIGAR ISTO, ASSIM COMO ESTE SUPOSTO MUNDIAL FIFA DE 2000 COM OS PARCEIROS DO CORINTHIANS TRAFIC E ISL, COMPETIÇÃO QUE NEM O CAMPEÃO E O VICE DA LIBERTADORES DE 1999 NÃO DISPUTARAM E O OLIMPIA CAMPEÃO DA INTERCONTINENTAL NOS ANOS 70 POR WO, VITORIA DO FUTEBOL ??? OU BAGUNÇA TOTAL DO FUTEBOL ??? É BURGUESIA E MANIPULAÇÃO MESMO, SERIA MAIS JUSTO RECONHECER TODOS CLUBES CAMPEÕES MUNDIAIS DE FATO DESDE 1951, [ PALMEIRAS EM 51, FLUMINENSE EM 52 E VASCO EM 53/57 ] ESTA HISTORIA ESTA ESREVIDA NO WIKIPÉDIA E LIVROS DE PESQUISADORES HISTÓRICOS.

  10. ROBSON Says:

    PERDÃO, EU ERREI, FOI O INDEPENDIENTE EM 73 QUEM GANHOU A INTERCONTINENTAL POR WO.

  11. Marcelo Abdul Says:

    Trabalho cara. Não tenho muito tempo pro blog, mas de vez em quando aparecemos. Abração.

  12. Marcelo Abdul Says:

    Mais uma vez. Esse tal título nem foi lembrado em lugar nenhum. Só o vascaíno mais fanático afirma isso.

  13. Marcelo Abdul Says:

    Primeiro campeão mundial foi o Real Madrid. Se tem alguma reclamação faça um dossiê e envie para a Fifa.

  14. ROBSON Says:

    MAIS UMA VEZ TORNAREI A ESPLICAR, ESTE TAL TITULO QUE VC DIZ JÁ FOI LEMBRADO DIVERSAS VEZES, ATÉ NO GLOBO ESPORTE EM 2012.

  15. MARCIO Says:

    Antes de tudo sou santista, e pelo que pesquisei concordo sim o Vasco ser reconhecido como campeão mundial de 1957 pela FIFA tambem, pois o Real Madrid em 56/57 e Vasco em 48 eram até em 1960 os únicos campeões continentais oficiais e melhores de seus continentes, segundo a CONMEBOL, UEFA e FIFA até então, e o critério do Torneio Intercontinental de Paris de 1957 era certo também pois o Rot Weiss Essen era o melhor representante da seleção alemã, atual campeã do mundo da FIFA em 1954 [ O único clube alemão unificador dos títulos copa da Alemanha 1953 e campeonato alemão 1955 e primeiro clube alemão a disputar a Champions Legue 1955-56 ]. Não sou aliado a ninguém, apenas estou sendo justo.

  16. ROBSON Says:

    Bunito este seu comentário Marcio, vc e um dos que realmente entende de historia do futebol meus admirados parabéns, abraços.

  17. ROBINHO C.G. Says:

    O Torneio Internacional de Paris 1957 foi a primeira edição do Torneio Internacional de Paris, torneio intercontinental a nível mundial disputado por equipes de Europa e América do sul durante o mês de junho [ Wikipédia ], vão lá e confere.

  18. mdk oliver Says:

    É UM TREMENDO ABSURDO RECONHECER UM JOGO COMO CAMPEONATO MUNDIAL EM QUE O INDEPENDIENTE FOI CAMPEÃO POR WO EM 1973 SEM INTERECE NENHUM DO VICE-CAMPEÃO DA EUROPA JUVENTOS, SÓ PODIA SER A TRAMBIQUEIRA FIFA E OS ENVOLVIDOS MESMO.

  19. Marcelo Abdul Says:

    Bom. Pra começar a sua afirmação é errônea. De 1960 até 1979 os jogos eram de ida e volta podendo até ter uma terceira partida. Para terminar, o que tem a ver a “trambicagem” da Fifa em reconhecer grandes campeões do passado? Não tem nenhuma lógica o que você escreveu.

  20. Marcelo Abdul Says:

    Mas não é reconhecido pela Fifa como um Mundial.

  21. Marcelo Abdul Says:

    Quem é Márcio? Rsss. De qualquer forma obrigado.

  22. Marcelo Abdul Says:

    Não é mundial e não foi reconhecido como tal.

  23. Marcelo Abdul Says:

    Ok. Mas não era Mundial.

  24. Marcelo Abdul Says:

    Mas ganhou. Se a Juventus desistiu de disputar e correu o problema foi dela.

  25. Marcelo Abdul Says:

    Que grande baboseira Marcio. Você faz uma ginástica mental pérfida e sem sentido para encaixar esses “Mundias” não reconhecidos. Ninguém nega que a Copa Rio e o Torneio Internacional de Paris foram grandes competições, mas reconhecer eles como “títulos mundiais” sendo que não havia representatividade para tal é forçar a barra.

  26. Marcelo Abdul Says:

    O Torneio Internacional de Paris não foi reconhecido como Mundial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: