RETROSPECTIVA 2013 – OS MELHORES DO ANO ( E OS PIORES TAMBÉM)

by

Antes de mais nada, um feliz ano novo para todos os leitores do blog. O trágico ano de 2013 acabou ( menos para os torcedores mineiros). Para não deixar passar a tradição em branco aqui vão os melhores e os piores de 2013. Lembremos que a lista é estritamente pessoal e pode ser discutida sem o menor problema.

Time do ano – Bayer de Munique

30.12.2013-melhores01 - Cópia

O clube alemão bateu na trave em 2010 no ano passado quando deu azar e perdeu uma final dentro de casa para um retrancado e medíocre Chelsea. Porém este ano não teve para ninguém. Com os cinco principais títulos do ano, o Bayer de Munique merecidamente conquistou a alcunha de melhor time do planeta ao vencer a Champions League contra o rival Borussia Dortmund e tranquilamente abocanhar o Mundial de Clubes. Se o Bayer não lembra a excelência do Barcelona de 2011, muitos dos conceitos do atual treinador Pepe Guardiola foram misturados com a eficiência alemã. Um jogo mais vertical e definidor sem muitos toques de bola. O próprio Barça sentiu isso na pele em dois jogos das semifinais da Champions. O badalado time catalão foi massacrado fora e dentro de casa. O rei está morto. Viva o rei.

Jogador do ano – Cristiano Ronaldo

30.12.2013-melhores02

O centroavante português está em estado de graça e vive a sua melhor fase da carreira. Artilheiro incontestável do Real Madrid, o atacante evoluiu tanto taticamente como tecnicamente. Sua experiência e espírito de liderança foram fundamentais para que a seleção portuguesa se classificasse para a Copa do Mundo. Nos play-offs contra a Suécia pela repescagem o “marrento” atleta chamou a responsabilidade para si e fez gols decisivos. Apesar da estupidez de Joseff Blatter, dificilmente o português não será escolhido o melhor do mundo este ano. Se isso não acontecer terá sido uma das grandes injustiças do futebol moderno.

Melhor técnico – Jupp Heynckes

Jupp Heynckes

Ano passado, o Bayer já apresentava uma proposta mais direta e eficiente que os tradicionais “dois toques” do Barcelona. O Bayer era mais mortífero, vertical e eficiente e os resultados não tardaram a chegar. O título da Champions League depois da “tragédia de Munique” no ano passado, foi a premiação suprema de Jupp Heynckes que se aposentou do futebol. Mas não sem antes faturar o titulo de treinador do ano.

Melhor goleiro – Victor

30.12.2013-melhores04

O melhor goleiro de 2013 poderia ser Manuel Neuer outra vez. Porém não se viu no arqueiro alemão nenhum dos milagres apresentados pelo arqueiro do Atlético Mineiro. Se o Galo de Minas tem uma Libertadores no currículo deve mais de 80 % ao seu camisa 1. Seus milagres em momentos cruciais levaram o time de Ronaldinho Gaúcho a um título inédito de sua história. O Mundial não veio, mas a pífia campanha brasileira no Marrocos não apagou o brilho e as defesas de Victor. Mais um “santo” no futebol nacional.

Melhor seleção – Brasil

30.12.2013-melhores05

Vamos fazer um pequeno exercício para não falarem que cometemos uma injustiça. Qual era a seleção mais badalada no momento? Espanha. Qual foi o único time que derrotou a “Fúria” na final num torneio oficial da Fifa? O Brasil. Então a seleção canarinho mesmo sendo um time sazonal e ainda em formação é a melhor seleção do ano. Surpreendente? Pelos últimos resultados da seleção brasileira sim, mas nunca se deve subestimar uma tradição campeã do mundo por cinco vezes. 2013 passou. Ano que vem é outra história. Oxalá a nossa seleção mantenha o mesmo ritmo até a decisão do dia 13 de Julho de 2014.

Melhor time brasileiro – Atlético Mineiro

30.12.2013-melhores06

O principal rival do Atlético poderia estar facilmente nesta lista. Porém o Atlético Mineiro conquistou uma Libertadores e faturou o campeonato mineiro. Não é só o resultado que conta, mas também o modo que se joga. O Galo jogou um futebol mais clássico e técnico do que seu rival. Portanto mesmo que o Cruzeiro tenha sido no campo o melhor time do Brasil, a taça aqui no blog do Abdul é do Galo. Por pouco, mas é.

Melhor jogador brasileiro – Éverton Ribeiro

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

O jogador do Cruzeiro sobrou nesse campeonato brasileiro. Suas boas e regulares atuações foram fundamentais para que o Cruzeiro faturasse o seu terceiro título brasileiro. Veja o golaço que o atleta fez contra o Santos no segundo turno e tirem as suas dúvidas. É craque? Falta muito, mas sobrou eficiência.

Técnico brasileiro do ano – Marcelo Oliveira

30.12.2013-melhores08

O treinador já tinha ganho um destaque em anos anteriores com um belo trabalho no Coritiba. Ainda em 2012 foi contratado pelo Cruzeiro e mostrou que o seu sucesso no time paranaense não veio por acaso. Já no campeonato estadual o time azul fez uma boa campanha, mas foi vice. No campeonato brasileiro manteve a base e um time sólido ganhou corpo. O título veio com três rodadas de antecedência. A premiação de um trabalho e a glória de um dos raros treinadores do futebol brasileiro que não segue ao pé da letra a cartilha do pragmatismo.

Pior técnico – Vanderlei Luxemburgo

30.12.2013-melhores09

Fracassos e mais fracassos. Essa tem sido a triste rotina de um dos maiores vencedores da história do futebol brasileiro. Um treinador que só se sustenta hoje pelo currículo e nada mais. O que aconteceu com Vanderlei Luxemburgo? O técnico não conseguiu nem chegar a decisão do campeonato gaúcho com o Grêmio e foi peça fundamental na má campanha do Fluminense que levou o clube carioca a mais um rebaixamento ( que não se concretizou graças a ajuda do imoral STJD).

A pergunta que fica é a seguinte. Luxemburgo é um treinador decadente ou apenas está em má fase? Ele foi superado? Por que os jogadores não o suportam mais? Uma incógnita que o levou a ser o pior treinador de 2013.

Mico do ano – Barcelona 8 x 0 Santos

30.12.2013-melhores10

Para encerrar com chave de ouro e brindar a venda de Neymar para o time catalão, ambos os clubes resolveram marcar dois amistosos. No primeiro realizado no Camp Nou o peixe sofreu uma das mais humilhantes e inacreditáveis goleadas de sua história. Um Santos desarrumado e cheio de garotos foi direto ao covil dos lobos. A derrota quase custou a presidência de Luis Álvaro Oliveira Ribeiro.

A imprensa noticiou a goleada com espanto. Os torcedores rivais se deliciaram e os cartolas se acusaram mutuamente pela responsabilidade de marcar um jogo numa situação tão desfavorável ao clube praiano.

Porém, o vexame maior não foi a goleada em si mas a covardia dos dirigentes santistas em marcar a partida de volta contra o Barcelona no Brasil.

O Santos Futebol Clube representa uma das instituições mais representativas quando se fala no futebol brasileiro.

É uma vergonha que a diretoria de um clube bicampeão do mundo se borre nas calças com medo do Barcelona, como se o Santos não conseguisse vencê-lo. Não existe time imbatível.

Que o Santos perca ou vença de meio a zero o Barcelona, mas que marque o amistoso e não tenha medo de enfrentar os times de fora. É o fim da picada do futebol brasileiro.

Troféu Jason Voorhess – Torcidas organizadas brasileiras

30.12.2013-melhores11

Neste ano não teve para ninguém. As famigeradas torcidas organizadas se superaram na truculência e na bestialidade. Atos imbecis que não podem ser comparados nem com os animais, pois seria uma ofensa a eles. Desde a agressão de jogadores no aeroporto, passando pela morte de uma criança por um sinalizador e terminando com brigas entre brucutus nos estádios, o troféu Jason Voorhess vai merecidamente para os homens das cavernas travestidos de torcedores. Nunca um troféu esteve em tão boas ( ou péssimas?)  mãos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: