AINDA HÁ ESPERANÇA PARA A ÁFRICA

by
Atletas nigerianos celebram: terceiro título dos águias.

Atletas nigerianos celebram: terceiro título dos águias.

 

 

Desde 1990 quando a seleção de Camarões surpreendeu o mundo temos ouvido que um dia o continente africano iria faturar uma Copa do Mundo.

Fato corroborado pelas vitórias seguintes das seleções de base e também nas Olimpíadas.

Mas, passadas algumas décadas constatamos que as previsões falharam.

O continente africano ainda não tem uma seleção capaz de sequer chegar à uma semifinal de Copa do Mundo.

A ilusão de que teríamos “onze Pelés” em campo se esvaiu com o advento de técnicos europeus medíocres que foram minando a graça e a técnica antes crescente do futebol do continente.

A Copa das Nações Africanas que terminou hoje foi um exemplo. Raras vezes o espectador viu uma grande partida. Seleções pragmáticas, robotizadas que não tem nenhuma vergonha em dar bicos e espancar o seu adversário com jogadas violentas.

Porém ainda há esperança. Hoje com um gol do meia nigeriano Mba as “super águias” conquistaram o seu terceiro título continental.

Um gol antológico em que o atacante deu um lençol e bateu de primeira no canto do arqueiro burquinense.

A decisão não foi um primor de técnica e refinamento. Mas o gol de Mba, um atleta que ainda atua na Nigéria pode ser um passo importante para a retomada do futebol no continente.

O treinador Stephen Keshi, nigeriano de origem, sacou os atletas viciados que atuam em clubes europeus. Preferiu priorizar as pratas da casa, ainda não contaminadas pelo estilo de treinadores europeus cabeças de bagre.

Hoje, vimos um pequeno passo para retomar as antigas previsões. Sim, a África ainda não tem condições de vencer uma Copa do Mundo, mas se buscar dentro de suas próprias características a essência de seu futebol quem sabe um dia o sonho vire realidade.

Hoje descobrimos que ainda há esperança para o futebol da África.

2 Respostas to “AINDA HÁ ESPERANÇA PARA A ÁFRICA”

  1. guina Says:

    Belo post! Legal saber que o técnico da Nigéria é local, pq a grande maioria de treinadpres dos selecionados africanos são europeus… e responsáveis pelo “engessamento tático” que acomete os africanos. mas eu tava torcendo para Mali…. Abçs..

  2. Marcelo Abdul Says:

    Sim, a Nigéria foi para a África do Sul com um time mais “caseiro” e jogou um futebol melhor vencendo inclusive a favorita Costa do Marfim. Mali fez uma campanha histórica e ficou em terceiro lugar apesar da recente guerra em seu país. Foi um grande feito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: