INDEPENDÊNCIA: O TIRO NO PÉ DO BARCELONA?

by
Barça: a independência será benéfica ao clube catalão?

Barça: a independência será benéfica ao clube catalão?

Vazou na internet no final do ano passado, a nova camisa B do time do Barcelona. Com duas listras verticais amarelas e vermelhas o clube homenageia a bandeira da Catalunha e renova o apoio pela independência da região autônoma da Espanha, que ganhou força há alguns meses com a crise financeira européia.

Longe querer decidir o destino de um povo, a população catalã tem todo o direito de escolher o que é melhor para ela. Mas aqui vamos nos restringir somente ao campo esportivo.

Para o Barcelona será uma boa vantagem atuar num campeonato catalão em comparação com o campeonato espanhol?

Na Espanha, apesar da grande vantagem atual do time do Barça e do Real Madrid atualmente vemos times tradicionais como o Atletico de Madrid, Athetic de Bilbao ( de uma região que também busca independência)Valência, entre outros clubes competitivos.

Na Catalunha o que temos? O Espanyol, que provavelmente terá que mudar de nome novamente se a independência catalã chegar e olhe lá. Não há mais nenhum clube de grande expressão.

Será vantagem uma equipe mudar de um campeonato mais competitivo para outro quase inexistente?

Seria bom ver o Barcelona fora do campeonato espanhol e constatar a  diminuição de sua tradicional rivalidade com o Real Madrid, inclusive em outros esportes como o basquete?

O Barcelona cresceria como clube ou teria seu prestígio internacional decrescido?

O presidente do clube Sandro Rossell já manifestou que gostaria de continuar a disputar o campeonato espanhol usando o Mônaco como exemplo.  Mas isso seria possível caso a Catalunha homologasse a entrada de sua federação junto a Fifa?

Além disso sobra a hipocrisia. Como um dos principais símbolos da nação catalã pode fazer questão de participar de um torneio de um país que eles querem se livrar? Não faz o menor sentido.  Seus líderes políticos separatistas permitiriam isso? O outro lado aceitaria esses termos?

São questionamentos que servem de reflexão. É melhor ser parte de algo maior para continuar a ser grande ou fazer parte de algo menor e se reconstruir no futuro?

Na história temos bons exemplos de países que se separaram, mas temos outros péssimos testemunhos.

Um deles é a Iugoslávia, um país que até pouco tempo era uma força esportiva internacional em várias modalidades e que eram habitados por povos de diversas etnias e costumes sem grandes conflitos religiosos. Sarajevo era uma cidade cosmopolita e virou quase um cemitério por causa de líderes separatistas, políticos racistas e oportunistas que transformaram cidadãos em carniceiros.

O país do Bálcãs se desintegrou e se transformaram em republiquetas de fundo de quintal sem a menor expressão e força esportiva que a antiga Ioguslávia carregava. Nem sempre uma cisão é sinal de boas novas.

Sabemos que no caso da Catalunha a situação é outra. Que a região sofreu horrores durante a ditadura de Francisco Franco e que a sua cisão politica da Espanha é quase uma unanimidade para toda a população local.

Porém será curioso ver que o Barcelona, principal símbolo da luta da Catalunha pela sua independência será a instituição que mais sofrerá quando ela se tornar realidade. Afinal não sabemos se a Real Federação Espanhola de Futebol irá permitir que o time de Messi e companhia jogue o seu torneio. Nem saberemos se a Fifa irá autorizar.

O clube poderá perder dinheiro ao disputar um campeonato local muito mais fraco que o Paulistão. Os fãs também perderiam, pois só veriam o time de azul e grená numa Champions League.

Com todas essas  possíveis desvantagens, o Barcelona poderia manter o mesmo nível e excelência de futebol praticado nos dias de hoje? Provavelmente não.

Todo ato de mudança radical  tem uma consequência.

A independência pode ser ótima para todos os habitantes da Catalunha, mas será lamentável para o futebol mundial.

Anúncios

6 Respostas to “INDEPENDÊNCIA: O TIRO NO PÉ DO BARCELONA?”

  1. Rivelino Santos Says:

    Belssima postagem Marcelo. Caso a independncia da Catalunha acontea, o Barcelona vai sofrer bastante.O seu texto deixa muitas perguntas no ar. Significa que ningum tem a mnima conscincia do que pode acontecer com o futebol do Barcelona.Parabns pela postagem.

    Date: Tue, 1 Jan 2013 19:04:28 +0000 To: rivelino.futebol@hotmail.com

  2. Marcelo Abdul Says:

    Valeu Rivelino. São questionamentos e fatos que podem acontecer caso a Catalunha se torne independente. O Barcelona que ganhou destaque por ser um símbolo de resistência pode enfraquecer caso a independência se confirme. Eu concordo quando dizem que a grandeza de um clube depende da grandeza do outro. O que será do Barça sem o Real Madrid? Vai sobrar até para a seleção espanhola que vive o melhor momento de sua história.

  3. Carlos Henrique Says:

    E nos outros países europeus que também estão passando por conflitos separatistas (Reino Unido, Bélgica, Rússia e afins)?

    []s

  4. Marcelo Abdul Says:

    Carlos, no caso da Grã-Bretanha é diferente porque os países que formam o Reino Unido tem seleções próprias e isso é tradicional por lá. Não existe uma seleção da Grã-Gretanha e sim Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Agora imagine se existir uma seleção britânica numa Copa do Mundo? Ela não seria mais forte? Eu acredito que sim. Se a Bélgixa se dividir ficará mais fraca. Já foi uma seleção de nome mas caiu no mundo do futebol. Uma separação seria péssimo para as regiões de Flandres e da Valónia. Quanto a Rússia nem o fim da URSS afetou o prestígio esportivo por lá. O país é enorme. Não é o caso da Espanha e Bélgica.

  5. caio Says:

    puta que camisa feia pra caralhoooo

  6. Marcelo Abdul Says:

    Achei legalzinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: