INGRESSOS: VOCÊS AINDA VÃO APRENDER A VENDER UM

by
São Paulo x Tigre: ingressos esgotados em 24 horas

São Paulo x Tigre: ingressos esgotados em 24 horas

 

No domingo passado, o site Total Acesso.com (antigo Zetks) começou a disponibilizar as entradas do segundo jogo da final entre São Paulo x Tigre no Morumbi pela Copa Sul Americana.

Logicamente a procura por ingressos foi enorme, mas a empresa não conseguiu atender a demanda. Ocorreram problemas. O site saiu do ar em muitas oportunidades e o sistema ficou lento. Muitos torcedores demoraram horas para adquirir os bilhetes. Outros, ficaram a ver navios. A desorganização da “Total Acesso” e do São Paulo foi vergonhosa. O clube anunciou em seu Facebook oficial que as vendas se iniciariam a partir das nove horas da manhã da segunda-feira. No entanto, bilhetes já estavam sendo vendidos de madrugada. Quem não acreditou na versão oficial se deu bem.

Em menos de 24 horas, todos os ingressos foram comercializados. Algo inédito na história do clube em se tratando de entradas para jogos.

Muitas reclamações foram feitas. Torcedores protestaram nas redes sociais e muitos acionaram órgãos de defesa do consumidor citando até o estatuto do torcedor pela palhaçada e irregularidades nas vendas.

O sócio torcedor, pobre coitado, não levou nenhuma vantagem. Tiveram que disputar no tapa e nos cliques igualmente com os chamados “modinhas”. Aqueles que só comparecem na hora do filé mingon. Uma vergonha.

Vários torcedores que deram apoio ao clube em partidas como o Bahia e LDU de Loja, que pagaram o São Paulo Futebol Clube mensalmente, não vão poder ver o seu time na decisão. E quem pagou o caro “programa Fabuloso”? Também teve que se juntar na Arena do bagunçado site. Uma atitude imperdoável da diretoria são paulina.

Não é de hoje, muitos diretores do clube do Morumbi não estão nem aí para os torcedores. Tratam o abnegado com desdém e soberba. Não se modernizam e ainda fazem chacota dos adversários. Pararam no tempo e no espaço. Acreditam que ainda estão em 1971.

O clube foi pioneiro no sistema de sócio torcedor do Brasil em 1999 ( os tempos e dirigentes eram outros) , mas por incrível que pareça a terceira maior torcida do país não conseguiu fazer esse programa crescer. Pelo contrário, ele diminuiu drasticamente.

Hoje, sabemos o porque. Se não existe um plano de fidelização do torcedor em programas de sócios e participação na vida democrática do clube, qual a vantagem?

Recado no Facebook oficial: aviso fake

Recado no Facebook oficial: aviso fake

 

Clubes como Corinthians, Grêmio e Internacional já ultrapassaram o programa são paulino há algum tempo. Por lá o torcedor é tratado como cliente preferencial e não apenas como um “pé-descalço” como o presidente Juvenal Juvêncio adora proferir demagogicamente.

Muitos irão perguntar, mas isso não facilita uma “elitização”?

Talvez, mas o comando tricolor deve perceber que o perfil do fã de futebol no planeta mudou. Ele não é apenas um torcedor de ocasião e sim um cliente em potencial que pode comprar camisas, produtos do clube e aderir a programas que lhe garantam participação na vida da sua equipe. Afinal é ele que paga a mensalidade de sócio torcedor, que compra camisas e DVDs oficiais e que frequenta o estádio em quase todos as partidas. Como não premiar essa espécie de “fanático Vip”? Em qualquer lugar desenvolvido do mundo isso é ponto comum.

Além disso, o programa de sócio torcedor são paulino hoje conta com menos de 10.000 sócios adimplentes. Eles poderiam perfeitamente ter prioridade na compra de ingressos para que depois o clube pudesse vendê-los aos não sócios na decisão de quarta-feira que vem, mas simplesmente ignoraram esse fato e deixaram a situação ao “Deus dará” e a terra de ninguém.

Confusão em vendas de partidas importantes é comum. Veja o que aconteceu no mesmo dia no site da Fifa quando a entidade liberou bilhetes para a Copa das Confederações. O espaço virtual não deu conta da procura. Mas por lá não havia sócio torcedores. No São Paulo sim e foram tratados com estupidez.

Onde está a modernidade? Cadê o pioneirismo? Ficou para trás.

Mas o pior vem por aí. Segundo o blog do repórter Marcelo Lima da Jovem Pan, o tricolor irá alterar o programa de sócio torcedor e ele será gerido por uma companhia de bebidas. Detalhe, vantagens como a meia entrada na compra de ingressos e o brinde das camisas oficiais vão terminar.

Praticamente um atestado de óbito.

Enquanto os outros clubes de futebol do Brasil se modernizam e tomam a vanguarda usando o próprio São Paulo como exemplo, o tricolor volta no tempo e se torna um clube petrificado e cheio de rugas, como seus diretores, conselheiros e presidentes.

Uma pena pois a chamada “modernidade” não se resume a comprar jogadores badalados e caros. Também é necessário tratar o seu torcedor com mais transparência, carinho e dignidade.

6 Respostas to “INGRESSOS: VOCÊS AINDA VÃO APRENDER A VENDER UM”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    E você tem razão.

  2. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Agora me ocorreu uma idéia pra acabar com o problema, pelo menos no que diz respeito ao sócio torcedor.
    Vendas antecipadas, 10 dias antes. 48 horas de acesso ao site exclusivo aos sócios torcedores que deverão comprar seus ingressos informando o número de incrição no programa, gravado no cartão do ST. O que sobrar, vai para os demais torcedores, mas não é o que sobrar no sentido de “reba”, mas de apenas dar ao que cumpre seu papel de apoiador do clube, a prioridade da compra.
    Deste jeito não há fidelidade que resista…

  3. guina Says:

    Vc se lembra do protesto que eu criei contra o Golpe do JJ? Sim eu deixei de pagar o “sócio sofredor”…enquanto o JJ preidir o SP nesse mandato! Acho que fiz bem, pq os maiores lesasdos com a incompetência da administração do futebol brasileiro é incrivel!!!!!O poder de consumo naum foi descoberto por eles ainda. Vlew!

    http://guinasp10.blogspot.com.br/2012/12/cada-vez-mais-soccer.html

  4. Marcelo Abdul Says:

    Pois é Guina. Veja só. Vários sócio torcedores ficarão de fora dessa final. Inclusive os que pagaram o caríssimo “plano Fabuloso”. Nesse sentido, porque eles fizeram essa promoção? Apenas para largá-la depois? Isso é exemplo de “clube moderno” de “vanguarda”? Parece mais várzea.

  5. Marcelo Abdul Says:

    Sabe o que é o pior? Os “veiacos” que estão no episcopado do Morumbi não percebem que essa sua sugestão atrairia outros sócio torcedores. Jogam tudo ao Deus dará. “Nós somos o São Paulo e vocês que se fodam”. E as coisas não são assim. Vejam o exemplo de outros clubes. Anoz luz na frente do tricolor. Vira e mexe escutamos diretoria são paulina falar em “reformulação do programa”. TODO ANO é a mesma história. Reformam, reformam e o número de abenegados só diminui. Parece que eles fazem as coisas só pra dizer que o time é de “vanguarda”. Lançam a situação e encostam a idéia depois. O São Paulo não é um clube diferente dos outros. Aliás está se esforçando muito para ficar pior do que o resto.

    Lina, queria você como diretor de marketing do São Paulo. Só essa tua ideia dá de 10 x 0 em qualquer sugestão medíocre daquele pessoal.

  6. Marcelo Abdul Says:

    Sinceramente, Eu não queria ter razão, mas é a realidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: