OS ACOMODADOS QUE MUDEM

by

Por muito tempo ouvi falar que a torcida do São Paulo era relaxada, acomodada e que só comparecia ao estádio na final. Sempre que alguém vinha com esse argumento eu rebatia e demonstrava as dificuldades que o torcedor tricolor tinha ao chegar ao seu próprio estádio.

Porém meus conceitos mudaram com o passar do tempo. Ao ver os comentários da postagem do blogueiro Daniel Perrone sobre a partida semifinal da Copa do Brasil contra o Coritiba, meus temores se confirmaram. A torcida do São Paulo é mesmo acomodada e precisa mudar muito o seu comportamento se quiser ajudar o time.

As justificativas esfarrapadas do torcedor tricolor são sempre as mesmas. Estacionamentos caros, flanelinhas, dificuldades de comprar ingressos, saída tardia do emprego e da faculdade, o cachorro precisa passear…etc.

Ok, não vamos negar que os problemas entorno do Morumbi existem. Não há um estacionamento adequado na região. Quando o estádio são paulino foi construído os dirigentes da época não puderam prever que a cidade cresceria tanto e que tivéssemos mais tarde uma frota monstruosa de veículos.

Hoje vemos terrenos clandestinos e “estacionamentos” perto do estádio que cobram às vezes o triplo do que o torcedor paga no ingresso. No shopping Butantã existe um espaço destinado a carros em dias de jogos no Morumbi em que o torcedor é literalmente assaltado. Eles cobram de R$ 50,00 a R$ 100 reais na maior cara de pau e com a vista grossa de nossas autoridades municipais. Não sei como funciona a autorização de estacionamentos na capital, mas é nítido e claro que essa cobrança é ilegal e fere o estatuto do consumidor.

Mas o Brasil é o país dos abutres. Onde há a oportunidade sempre tem um canalha oportunista para lhe cobrar algo indevido quando não há saída. As ruas são públicas e o cidadão tem o direito de estacionar seu carro onde quiser sem pagar nada a ninguém, mas são usurpados desse direito por criminosos vagabundos, fichados na policia e que ameaçam riscar seu carro se você não lhe der cinquenta reais.

Isso para mim é crime além de ferir o seu direito constitucional de ir e vir. Mas voltemos ao ponto central dessa postagem.

Apesar de todos esses problemas e a falta de iniciativa de governantes bunda moles na conclusão das obras da estação São Paulo-Morumbi na linha amarela, é inadmissível que o torcedor são paulino não vá a casa tricolor hoje com a desculpa de que “ o time não é bom” ou “ a Copa do Brasil é um torneio fraco porque bom mesmo é a Libertadores”.

Sinto informar a esse torcedor, mas nem sempre o São Paulo FC poderá contar com um super time para que vossa senhoria seja honrado e resolva no auge de sua beleza sentar na arquibancada do Morumbi. Se dependêssemos desse tipo de torcedor Tecão, Bezerra, Antenor e Chicão jamais teriam sido campeões brasileiros em 1977.

Tampouco o tricolor poderá frequentar a Taça Libertadores da América todos os anos pois temos outros times grandes no Brasil, que as vezes formam equipes melhores que a do tricolor. As coisas são assim pois a vida é cíclica

O que faz um clube ser grande não é a capacidade de formar “super times” e sim a paixão de sua torcida. Quando esse ardor arrefece o clube sente essa indiferença e segue o mesmo ritmo.

A Copa do Brasil é um torneio nacional importante no calendário brasileiro. O vencedor além de ganhar a taça assegura uma vaga para a Taça Libertadores, justamente o torneio que o são paulino diz mais gostar. Com o agravante no caso que o tricolor NUNCA venceu a competição, sendo o único clube grande do estado na “fila” por esse torneio.

Isso é motivo o suficiente para lotar o Morumbi independente das dificuldades, pois jogos decisivos desse naipe serão raros. Não quer pagar o estacionamento? Vá de ônibus ou metrô. Com certeza desembolsará menos de seu precioso dinheiro . O jogo começa as 21 horas. Dá tempo para voltar pra casa.

Tem dificuldades para comprar o ingresso? Existe uma coisa chamada internet. Você nem precisa passar pela bilheteria.

Está muito frio? Veste uma jaqueta ou casaco.

Não gosta do Juvenal Juvêncio? Eu também, mas não torço por ele e sim pelo São Paulo Futebol Clube.

O jogo vai passar na TV? O time precisa ouvir seu grito dentro de campo e não numa saleta fechada em que só a tua mãe ou esposa vai ter que te aguentar. Deixe elas verem “Avenida Brasil” em paz ou as levem junto para o Morumba.

Em suma não existe justificativa pro torcedor são paulino não ir ao estádio hoje.

A situação é a seguinte caro torcedor do mais querido. Crie vergonha na cara e tira a bunda da cadeira. Mudem de postura porque torcer não é apenas apoiar o time quando ele está no auge, mas sim nos momentos difíceis e complicados também.

Racionalizar muito à vezes atrapalha e futebol é paixão.

Afinal amor não se justifica, apenas se sente.

10 Respostas to “OS ACOMODADOS QUE MUDEM”

  1. guina Says:

    esse post mudou de blog. Kkkkkkkkkk
    Roubado!

  2. Marcelo Abdul Says:

    Rsssss. Tranquilo. Valeu Guina.

  3. Alvaro Says:

    Caro Abdul,

    Há anos analiso o comportamento de nossa torcida e a comparo com a de outro clubes e minhas conclusões são:

    * A fama de torcida de final e pouco presente tem 2 razões principais:
    1) A torcida do SPFC sempre foi menor, especialmente a até uns 20 anos, ou seja, quando o Morumbi foi construído e durante muitos anos, nossa torcida era pequena para tão grande estádio
    2) O Morumbi sempre foi muito distante, sem transporte público e desabitado, o que, aliado ao ítem 1, fez com que os públicos do SPFC fossem menores

    * Com o crescimento da torcida, o adensamento da região do Morumbi as médias de nossos públicos cresceram muito ao longo dos anos e com a chegada do metro vai melhorar ainda mais

    * Nos últimos anos o SPFC fica sempre em 2º lugar no estado em público e arrecadação anual. Comparado ao Palmeiras, 3ª maior torcida, nos últimos 2 anos (ambos times não ganharam nada), o SPFC teve 50% a mais de público e renda nos jogos. Neste ano até agora a diferença é ainda maior: mais de 65%

    * Na Libertadores, em seus 74 jogos no Morumbi, a média é de excelentes 40.000 pagantes, recorde entre todos os clubes que já disputaram a competição

    * Em campeonatos brasileiros dos últimos 8 anos o SPFC tem a 5ª melhor média de público e 4ª de arrecadação

    Ou seja, se nossa fama foi verdadeira no passado pelas razões expostas, hoje ela nada mais é que um mito. Colocar 40.000 pagantes ontem não me parece pouco diante do status da competição, do time adversário e, principalmente, de como o time vem jogando há muito tempo. Menos pelos resultados e mais pela forma irritante como joga, sem técnica e vibração.

    Todas as torcidas reagem de maneira parecida. Só para lembrar, quando o Corinthians caiu para a 2ª divisão, sua badalada torcida abandonou o time e em 6 de seus 19 jogos em casa o público foi inferior a 8.000 pagantes (média de 6 mil por jogo) jogando contra grandes times (Flamengo, Fluminense, Grêmio e Botafogo por exemplo).

    Abs

  4. Marcelo Abdul Says:

    Concordo Álvaro. A torcida do São Paulo cresceu muito nos últimos anos em todo o Brasil. É só ver a quantidade de torcedores são paulinos em outros estados. Mas me referi especificamente a um tipo de torcedor. Aquele que arranja desculpa pra tudo e no final não comparece no Morumbi. Foram 40.000 pessoas ontem. Ótimo, mas poderia ter ido bem mais. São os tais 20.000 que falaram no blog do Perrone, que não iriam por causa do ingresso, do Juvenal, do time, da faculdade…entre muitas outras desculpas esfarradas. Se o São Paulo estiver na final da Copa do Brasil com certeza esses mesmos torcedores vão estar na porta das bilheterias e vão ao estádio pra fazer festinha com a namorada como se estivesse numa festa rave.

  5. Alvaro Says:

    Abdul, o que você diz é um fato só acredito, acompanhando o comportamento das torcidas em geral, que a de todos os times reagem e agem de forma equivalente, como nos exemplos que dei das torcidas do Palmeiras (bem mais ausentes que a do SPFC diante da falta de títulos e times fracos), assim como a dita “mais fiél”, que abandonou o time quando ele mais precisou dela no ano da queda.

    Em outras palavras, podemos até debater este tipo de comportamento, só acho que não dá para dizer que é exclusivo da torcida do SPFC.

  6. Marcelo Abdul Says:

    Verdade. Até tenho uma tese sobre isso. Fiel de verdade é torcedor da Portuguesa que não vê um título de primeira divisão há mais de 30 anos. O resto é clichê pronto. Mas acho que alguns são paulinos pensam demais na hora de um jogo importante. O Daniel Perrone teve que justificar o post dele porque alguns “nervosinhos” interpretaram mal o que ele escreveu.

  7. Paulo Says:

    Vá de ônibus ou metrô. Com certeza desembolsará menos de seu precioso dinheiro . O jogo começa as 21 horas. Dá tempo para voltar pra casa.

    Tem dificuldades para comprar o ingresso? Existe uma coisa chamada internet. Você nem precisa passar pela bilheteria.

    E que horas vc chega em casa cara pálida? quem precisa levantar as 6h, ir de onibus nesse horário de jogo que acaba praticamente as 00h que horas chega? tem onibus depois das 0h??? vc tem cartão de crédito para comprar o ingresso???? que maravilha, fico PUTA quando arrumam desculpa, parem de criticar e elogiem mais aqueles que foram.

  8. Paulo Says:

    ops.. PUTO KKKKKKKKKKKKKKKK esse teclado comprometem ahahahahahahahahah

  9. Marcelo Abdul Says:

    O corintiano, palmeirense, gremista e flamenguita também pegam ônibus as seis. Torcer requer uma dose de sacrifício. Se for pra ajudar o time a ir a uma final de Copa do Brasil vale a pena. Não paguei o ingresso com cartão de crédito. Peguei 4 conduções pra ir ao jogo. Cheguei moído, acordei cedo e não to reclamando porque valeu a pena. Assim como muitos. E não estou xingando quem foi. Tô criticando um certo tipo de torcedor que já deu desculpas prévias. Essas desculpinhas esfarrapadas não colam mais.

  10. Marcelo Abdul Says:

    Rssss.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: