CRIADOR X CRIATURA

by

Atlético de Madrid e Athletic de Bilbao farão a decisão da Liga Europa do dia 9 de maio em Bucareste, capital da Romênia. Mas o fator mais interessante dessa final não será o duelo de treinadores argentinos Marcelo Bielsa versus Diego Simeone.

O Athetic de Bilbao como já é conhecido é um time do “país Basco”, uma região que busca a independência da Espanha. O sentimento de nacionalismo presente no lugar é tão forte que afeta até mesmo o futebol local. No Athletic somente jogadores bascos podem atuar e não é permitida a inclusão de estrangeiros no time.

Um sentimento tão forte que levou dois estudantes bascos, torcedores do Athletic, a fundar uma espécie de “filial” do clube na capital espanhola nos anos vinte. O nome do time? Atlético de Madrid.

Com o tempo o time fundado em Madrid passou a ter uma vida própria e ganhou títulos, torcida e passou a rivalizar com outro grande time na capital, o Real Madrid.. Os caminhos com o time basco se desvencilharam, mas algumas raízes podem ser percebidas como o estilo do uniforme com suas listas verticais vermelhas, mas com tonalidades diferentes.

No próximo dia 9 os dois times decidirão pela primeira vez na história um título continental. Nem nos melhores sonhos aqueles estudantes bascos poderiam crer que o time pelo qual torciam e o clube que fundaram fossem os protagonistas de uma grande decisão continental noventa anos depois.

Mais curioso que ver o belo futebol do time basco, comandado por Marcelo Bielsa, será o enfrentamento do criador com a criatura. Situação que somente pode ser criada pelo amor ao futebol.

Inesquecível.

Anúncios

2 Respostas to “CRIADOR X CRIATURA”

  1. guina Says:

    El loco Bielsa, seria uma grande opção para o tricolor, isso é obvio se o JUJU deixasse ele escalar!

  2. Marcelo Abdul Says:

    Pois é. Um grande nome sem dúvida, mas eu duvido que venha porque Bielsa se valorizou muito no mercado internacional. Coincidência ou não ele era o técnico do Newell´s Old Boys na final de 1992 quando o tricolor faturou a sua primeira Libertadores. Um treinador que poderia ser contratado é o Sampaoli, treinador da Universidad do Chile. Ele segue a cartilha Bielsa à risca. E até o nome dele combina com o tricolor..rssss.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: