QUE PASA HOMBRE?

by

Muricy Ramalho:evolução

O leitor do blog do Abdul sabe que desde 2006 eu tenho sérias restrições aos métodos de trabalho de Muricy Ramalho. Sempre o considerei um grande retranqueiro. Não que isso seja um defeito. É um estilo de jogo que pode dar certo ou não. No São Paulo e no Fluminense esse esquema acarretou vários títulos e uma convocação para a seleção brasileira.

Muricy é um vitorioso. Não se tem a menor dúvida disso. A minha opinião é apenas pessoal. pois vi a seleção de 1982 jogar e acompanhei de perto o São Paulo de Telê Santana no início dos anos noventa. Confesso, sou um amante inveterado e incorrigível do futebol arte.

O atual técnico do Santos é um realista. Joga com as fichas que tem. As vezes tem melhores cartas para usar mas desiste em prol de um esquema seguro e confortável. Ano passado foi extremamente fundamental para o titulo da Libertadores do Santos. Antes com Marcelo Martelotti, a defesa santista era uma peneira e quase caiu fora na primeira fase do torneio. Com a vinda de Muricy, o meio campo e a defesa se fecharam de tal forma que Neymar e Ganso tiveram toda a liberdade para fazer o estrago que quisessem na frente e conquistarem o tão sonhado tri sul americano.

Mas veio a final do Mundial. O Santos tomou um dos maiores vareios em finais da competição e as câmeras de TV flagraram um Muricy estático e petrificado pelo atropelamento dado pelos rapazes de Guardiola. Mais que uma goleada, vimos um choque cultural. Um encontro inusitado de um time “padrão europeu” brasileiro com uma equipe espanhola “sul americana”.

Muricy sentiu o baque. E surpreendentemente nesta temporada mudou os seus conceitos sobre futebol desde que iniciou a sua carreira. O “turrão” treinador santista está fazendo o seu time priorizar o toque de bola, valorizar a posse e ousar no ataque. Muricy mudou e o Santos mudou com ele. O peixe faz jogos de encher os olhos da sua torcida e aplica vitórias consistentes bem longes do estilo “bumba meu boi” que o treinador tanto usou nos times que treinou. Bolas paradas deixaram de ser a fonte principal de jogadas para ser mais uma alternativa. O Santos procura o gol com tabelas e jogadas laterais.

Pela Libertadores contra o Internacional vimos um sintoma claro da mudança de filosofia de Muricy Ramalho na última quarta-feira. O Santos perdia por 1 x 0 e o treinador trocou o lateral Fucile pelo atacante Alan Kardec. Algo inusitado e totalmente contrário ao que Muricy realizava nos velhos tempos. Pouco minutos depois o Santos empatava com um gol de Kardec. Não fossem as grandes defesas do arqueiro Muriel do Inter, o peixe poderia ter saído de Porto Alegre com mais uma vitória. Nem o Luxemburgo dos bons tempos faria melhor. Muricy deu um show e engoliu o esquema de Dorival Junior com ousadia.

A pergunta que muitos devem fazer ao técnico santista “o que está acontecendo”?

E a resposta é simples. Muricy é um ser humano e como todos os seres vivos dessa terra é um absurdo termos conceitos definidos sobre todas as coisas. Mudar não é somente admitir que errou, mas é um grande passo para melhorar o que ainda não se sabe. Mudar é simplesmente evoluir e Muricy deu uma tremenda lição a todos os treinadores brasileiros. Vencedor como é ele poderia continuar facilmente com seus esquemas fechados e jogadas de bola parada, mas preferiu andar para a frente.

Ao incorporar conceitos do Barça inclusive sugerindo o fim da concentração Muricy Ramalho demonstra humildade e a grande capacidade que ainda tem como treinador.

Parabéns Muricy.

Anúncios

2 Respostas to “QUE PASA HOMBRE?”

  1. guina Says:

    Acho legal que você viu evolução no bom profissional Muricy…Mas eu continuo pegando no pé dele….Ele atrasou a evolução da base do tricolor e continua o mesmo técnico que sempre foi…mal educado e sortudo. Mas opinião é assim mesmo…

  2. Marcelo Abdul Says:

    O Muricy tem fama de não usar a base em todos os clubes por onde ele passa. Já surgem cornetagens de conselheiros santistas que chegaram a afirmar que se ele estivesse no Santos em 2009, Neymar e Ganso não teriam saído da base. É um defeito que também pode ser melhorado. Acho que o Muricy mudou depois da cacetada contra o Barcelona. Dificilmente um time dele jogaria no passado como o Santos atua hoje. Espero que ele mantenha essa postura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: