RESUMO DA ÓPERA 31.03.2012

by

Olá amigos.

Finalmente depois de uma longa ausência a coluna Resumo da Ópera volta com tudo abordando os assuntos que foram destaque nesse mês de Março. Afinal depois de uma boa ausência não pude deixar de comentar sobre algumas notícias, mesmo que elas estejam meio “atrasadinhas”.

Mano Menezes, o “europeu” – A mídia e profissionais do futebol massacraram o atual técnico da seleção brasileira por ele afirmar que Neymar deve ir para a Europa para melhorar o seu futebol. Sinto muito Mano, mas vou me juntar a turba para participar do “espancamento futebolístico”.

Para mim Mano depreciou o futebol brasileiro e o pior se auto depreciou. Afinal Mano nunca treinou uma equipe do velho continente. O treinador fez carreira no interior do Rio Grande do Sul e começou a se destacar nacionalmente no Grêmio. Seu esquema de jogo nunca foi “europeu”. Ou melhor foi sim, nos anos 20 antes de Cristo. Se Mano acha que o craque santista deve ir embora do Brasil significa que o futebol brasileiro é ruim. Futebol em que Mano Menezes foi criado e se formou.

Além disso, a Europa hoje em dia não é o oásis de evolução tática como tanto prega o treinador da seleção canarinho. Tirando Barcelona e agora o Atlethic de Bilbao não vemos uma grande revolução nas quatro linhas européias. A Itália continua com a mesmisse de seu “cattennatio”. O futebol holandês não se destaca no cenário europeu de clubes há 15 anos e na Alemanha também não vemos uma evolução crescente. Portugal então nem se fala. Há muito tempo só existem dois times disputando títulos na terra de Cabral. Na Inglaterra,  somente os clubes com padrinhos bilionários são mais bem sucedidos, mas não há um padrão tático efetivamente “revolucionário”. Alex Fergusson está mais de vinte anos no Manchester e não consta ele ele tenha mudad0 o seu jeito de treinar. O Chelsea é uma verdadeira piada pois troca mais de treinador que um time brasileiro. Portanto este lance de “evoluir” taticamente na Europa é bem relativo. Com a internet e tv fica  mais fácil observar como os times do velho continente jogam.

Não precisa ir muito longe para ver um time diferenciado na América do Sul. Se Mano Menezes acompanhou a Copa Sul Americana e agora a Libertadores basta ver a Universidad do Chile.

Vamos ser sinceros: de que adianta Neymar jogar no ofensivo e técnico Barcelona se na seleção brasileira ele vai ter que lidar na seleção com um técnico retranqueiro como Mano Meneses? Vai resolver alguma coisa? O que os treinadores brasileiros precisam fazer é deixar a preguiça de lado e parar de encher o meio campo de brucutus. No mais, o talento se guia sozinho.

Dana White – o esportista de araque – Os comentários que o chefão do UFC fez sobre o futebol ofendeu a muitos apreciadores do esporte. White disse que a modalidade mais popular do planeta é “o esporte que requer menos talento no planeta Terra. É por isso que uma criança de três anos pode jogar”. De fato senhor White, uma criança de 3 anos pode jogar futebol. Por isso que a modalidade pode ser considerado um esporte de verdade. Agora imagine um guri vestido com uma tanga enfiada no rabo, espancando uma outra criança no chão de um octógono ensanguentado. Não é uma bela cena para se ver não é mesmo?

Realmente bater num lutador deitado é uma senhora demonstração de talento. Brigar como galo todo mundo briga. Basta observar os embates de pitboys marombados em discotecas e praias de nosso Brasil varonil. Mas colocar uma bola no gol como o Messi faz é algo bem mais complicado. Mas isso é perdoável. Quem disse a frase foi um estadunidense Zé Bombeta que acha que o que promove é esporte e que provavelmente nunca viu uma partida de futebol de verdade.

A Lei do Passe voltou? – O jornalista Juca Kfouri afirmou em seu blog que a revalidação do contrato de Oscar ao São Paulo seria a volta da famigerada “Lei do Passe”. A abobrinha foi tamanha que se seguiu uma enxurrada de comentários negativos, mas respeitosos com argumentações plausíveis dos internautas sobre o tema. Mas para o jornalista, isso soou como arrogância e “juridiquês” de torcedor fanatizado. O profissional esqueceu de citar que a Fifa não permite a existência de dois contratos de trabalho. Se Oscar continuasse a jogar pelo Inter, o clube gaúcho poderia ser penalizado pela entidade. Resta a Oscar e ao Inter entrar em acordo com o tricolor paulista para resolver a questão. A novela vai continuar e promete mais capítulos em breve.

Adriano – Um caso perdido – De rescisão em rescisão a carreira do centroavante Adriano entra em franca decadência. Mais uma vez o atacante não correspondeu as expectativas e foi demitido do Corinthians por justa causa. Ninguém do parque São Jorge aguentava mais as falta de empenho em sua recuperação física, suas constantes idas ao Rio de Janeiro e suas desculpas esfarrapadas. Lembremos que toda essa situação foi causada pelo próprio Adriano, que é um bom centroavante mas é um péssimo profissional. Durante um bom tempo o atacante até que conseguiu juntar a sua vida boêmia com os gols na Inter de Milão, São Paulo e Flamengo. Mas a idade chega. Os problemas causados pela noite começaram a afetar o seu desempenho e Adriano foi um fracasso na Roma e no Corinthians. Por causa de seus atos não foi convocado para a Copa de 2010. Lamentável que um talento de grande potencial se desperdice dessa maneira. Adriano jogou a sua carreira literalmente na lata do lixo.

O Brasil ficou mais pequeno – O falecimento de Chico Anísio e Millôr Fernandes tornou o Brasil um pouco menos alegre. Chico que fez o país todo rir com mais de seus duzentos personagens irá deixar uma imensa lacuna. Um trabalho que nunca será igualado por nenhum outro humorista do Brasil. Millôr Fernandes com seus escritos e desenhos irônicos e bem humorados fizeram a história da escrita contemporânea brasileira. Seus trabalhos no Pasquim, Veja e outros veículos de comunicação sempre foram o retrado de um artista culto, clássico e ao mesmo tempo escrachado e moderno.  A dois grandes homens da nossa cultura a nossa modesta homenagem.

 

Anúncios

2 Respostas to “RESUMO DA ÓPERA 31.03.2012”

  1. guina Says:

    O Dana Branca naum entende nada de esporte, pois afirmou que o UFC vai ser assistido mais que o Superbowl e a NBA. Um fanfarrão!
    Já o Mano “europeu” bebeu todas LITERALMENTE. rsrsrsrsr
    O Chico vai fazer falta, ou melhoir já faz…..

    Parceiro quanto ao Adriano, eu naum admito, passo por uma dificil situação econômica e esse sujeito consegue emprego de 500 paus e naum tá nem aí, isso é muito injusto! Ele precisa de ajuda médica é verdade, mas quem o contrata precisa de médico também!
    E vc naum some mais tá Abdul, ficamos preocupados…

  2. Marcelo Abdul Says:

    O Dana Branca não entende mesmo de esporte porque pra começar ele acha que a rinha de galo que ele promove é esporte. E UFC pra mim passa longe de todas as convenções de esportividade. Reflexo do mundo babaca e troglodita que vivemos hoje. O Mano deu um belo exemplo hein? Mas não deixa de ser irônico pois o considero um técnico sem direção, tanto no trânsito como na seleção. Eu sempre questionei o lado paternal que o brasileiro tem com pessoas talentosas. Está certo que ninguém é o dono da verdade, mas passaram muito a mão na cabeça do Adriano. Mas o cara é adulto, maior de idade e faz o que quer. A consequência é essa. A carreira dele vai encerrar mais cedo e ele logo não vai ter um tostão no bolso. As mulheres o abandonarão como os falsos amigos e Adriano vai refletir no futuro a imensa besteira que realizou. Antes dele ir ao Flamengo ele precisa de ajuda psicológica. Mas a decisão é dele. Se ele não quiser se ajudar não vai adiantar nada. Uma hora o físico acaba, as pernas não obedecem e a decadência chega galopante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: