MP, RT, BB, TRANSPETRO, ITAQUERÃO, O QUE VOCÊ NÃO SABIA?

by

Por Fernando Sampaio

 

O Ministério Público Federal está investigando o dinheiro público no Itaquerão e a participação de Ricardo Teixeira. O cartola batalhou, foi atrás do investimento público, pressionou, ameaçou, convenceu e escolheu o estádio. Até aí, nenhuma novidade.

Depois que liberaram a grana, saiu a aprovação.

RT pagou o favor, destruiu o Clube dos Treze e seguiu em frente.

Desde o ano passado, o leitor do Blog já sabia que o Itaquerão só seria viabilizado com dinheiro público. A conta não fechava. Nunca existiu projeto, muito menos patrocinadores. Tenho certeza que empresas privadas investirão no futuro, mas só depois de tudo pago pelo contribuinte, claro. Ninguém é maluco. Ninguém rasga dinheiro, exceto estatais.

E este dinheiro das iniciativa privada, pós-construção, não será para os cofres públicos, mas sim para a construtora e os futuros donos do estádio.

Quem estava bem informado sabia que Jerome Valcke não decidia nada. Fazia sempre o dissimulado, falava em “ponto cego”, “caderno de encargo”, cobrava respostas, prazos, ameaçava, tudo jogo de cena… A FIFA queria mesmo é nosso dimdim. Pagou levou.

E tinha gente que levava a sério.

Com a garantia de quase R$ 1 bilhão em dinheiro público para levantar o estádio e mais o dobro disso na mobilidade urbana, você acreditava mesmo na necessidade de aprovação da FIFA. Fala sério.

Ora, a entidade não interfere nas negociações para a escolha das cidades e estádios. Funciona como uma famiglia. Depois do negócio fechado com os governos, O COL mandou fazer o projeto, a firma alemã que aprova tudo aprovou e saiu o carimbo.

Tudo tem seu preço, pago sempre com o dinheiro público e a moeda política.

Êta carimbinho caro.

Hoje li na UOL que o MPF está pedindo para ver o contrato do empréstimo do Banco do Brasil para a Odebrecht. O leitor do Blog sabia que o BB daria garantia ao BNDES. Ué, isso pode? Claro, aqui vale tudo.

É assim que o Brasil paga sua Copa 2014.

E mais uma notícia, informação que vem de donos de postos de gasolina.

Vale checar com a Petrobrás, mas lá ninguém responde nada, ainda mais oficialmente.

A Petrobrás cortou o bombeio de Gasolina e Diesel às bases das Empresas de Petróleo. A estatal, através de oleodutos, envia combustível para Guarulhos. Lá diversas distribuidoras (Shell/ Esso/ Alesat e a própria BR) recebem o produto e redistribuem aos postos da Região Metropolitana e parte do interior.

Sem prévio aviso, a  estatal Transpetro cortou a distribuição de petróleo para que sejam retirados dutos que estão atrapalhando as obras do Itaquerão. O oleoduto está sendo desviado, e o bombeio só retomará, provavelmente, na próxima segunda-feira.

Ué, essa conta também será paga pelo contribuinte? Negócio da China.

Este é o Brasil, onde os interesses de alguns políticos prevalecem sobre os interesses da imensa maioria da população. Antes da escolha do estádio paulista, a Jovem Pan fez uma pesquisa: 70% dos paulistanos queriam a modernização do Pacaembu.

Foi o único projeto apresentado ao público, ganhou prêmio em Congresso de Engenharia, seria viabilizado através de uma Parceria Público Privada, nada sairia dos cofres públicos durante a construção. O Município só começaria a pagar depois de pronto, em 20 anos, utilizando recursos do próprio espaço modernizado.

Só o estacionamento naquela região pagaria a conta, mesmo sem futebol.

Isso sem falar na valorização do patrimônio da cidade, nosso estádio.

Dinheiro público naquilo que é público. Lógico. A população merece qualidade de vida e investimentos naquilo que é seu, como Pacaembu, Ibirapuera, Parque do Povo, Parque Villa Lobos, Parque do Carmo, Parque Ecológico do Tietê, Museus, Monumentos, etc….

Só uma decisão forrada de interesses minoritários, abandonaria a ideia do Pacaembu modernizado, vitalizado, gerando receita para a Cidade de São Paulo. Impressionante.

Isso é Brasil.

Anúncios

2 Respostas to “MP, RT, BB, TRANSPETRO, ITAQUERÃO, O QUE VOCÊ NÃO SABIA?”

  1. guina Says:

    Eu alertei há muito tempo, sobre a parceria político-esportiva entre o RT, CBF, FPF e SCCP.
    Uma sopa de letrinhas de dar náuseas!

  2. Marcelo Abdul Says:

    Ainda tem mais siglas nessa sopa. Cada vez mais eu me convenço que o Morumbi fora da Copa do Mundo foi um prêmio ao São Paulo. A sujeira envolvendo a construção desse estádio é muito grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: