FALTA DE MEMÓRIA

by

Patrícia Amorim: outra presidente, mesmos erros

A chamada “pindaíba” parece que chegou ao cofre dos grandes clubes brasileiros.

O Flamengo tem dificuldades monstruosas para pagar o salário de Ronaldinho Gaúcho. Sua aparente parceira, a Traffic de J. Hawiila não está cumprindo o acordo que possibilita a manutenção dos ganhos do camisa 10 rubro-negro.

O atleta chegou a gávea depois de um escândaloso leilão promovido pelo agente de Ronaldinho, o seu irmão Assis. Depois do deslumbramento da sua chegada ao ninho flamenguista, o futebolista não trouxe os lucros que o time carioca tanto esperava. No mesmo dia do lançamento da nova camisa rubro-negra, o meia atacante gaúcho lançou uma marca de camisas personalizadas que leva o seu nome. Na apresentação de uma empresa de pilhas todos os jogadores flamenguistas entraram em campo com a estrelinha do mundial de 1981 piscando como luzinhas de natal. Adivinha quem foi o único jogador que não entrou em campo com a estrela piscante. O patrocinador deve ter “adorado”. Se Patrícia Amorim esperava obter um lucro monstruoso com Ronaldinho Gaúcho deu com os burros n´água.

Na carona do sucesso de Ronaldo no Corinthians ela não percebeu que o acordo do atacante com o clube paulistano foi praticamente o de uma sociedade. Mas o deslumbramento prevaleceu. Contratar um jogador de nome, mesmo que o futebol dele não seja mais o mesmo de anos atrás virou a fórmula de sucesso para muitos clubes brasileiros.

Contrate um craque decadente + maior torcida + patrocinadores = sucesso e lucro.

Mas algo deu errado na conta. O meia atacante continuou o mesmo festeiro de sempre desde os tempos de Barcelona e Milan. O  seu futebol, ainda com resquícios de sua grande fase no clube catalão não foi suficiente para deixar o Flamengo na situação que Patrícia Amorim esperava, principalmente na parte financeira.  Dentro de campo um título estadual ( que convenhamos, hoje não é grande coisa) e uma classificação suada para a Libertadores. Muito pouco para um time que investiu milhões na contratação de um bom elenco.

Às vezes podemos parecer chatos quando batemos na mesma tecla ou lembramos aos internautas o que escrevemos anteriormente. Não somos Nostradamus ou temos um dom de prever o futuro, mas o blog tem orgulho de ter algo que a maioria dos dirigentes do futebol brasileiro não tem: memória.

Ronaldinho Gaúcho: na pista

Muitos desprezam ou não ligam para vários conceitos de história. E não escrevo apenas sobre a matéria que alguns acham “chata pra caramba” na escola, mas sobre o conceito global do termo. A história caso não saibam é uma arma que o cidadão deve levar em consideração para aprender sobre erros e acertos do passado e principalmente como lidar com eles no futuro.

Ao que parece,  alguns grandes clubes do futebol brasileiro nunca aprendem. O  próprio time rubro negro é um exemplo. Depois do malfadado “time dos sonhos” de Kléber Leite em 1995 e o mau gerenciamento do presidente Edmundo Santos e Silva com uma parceira de investimentos nebulosa, o rubro-negro carioca comete os mesmos erros do passado.

Amorim rateia o time campeão da Copa São Paulo para comprar Vagner Love da Rússia.  Como presidente ela deveria ser a primeira a saber que o time de maior sucesso da história do clube foi formado na Gávea e não com atletas comprados a rodo a preços milionários.  Mesmo com dívidas e com atraso no salário de jogadores, os dirigentes com os olhos vendados pela vaidade afirmam que o futebol brasileiro será um poço de petróleo prestes a jorrar. Mas por enquanto a desorganização continua a mesma.

Em outros clubes, a situação é semelhante. O Santos prestes a completar 100 anos dissolveu todo o time de futebol feminino e também o de Futsal que acabou de ser campeão da liga nacional. Pode não parecer, mas bancar o salário de Neymar está ficando caro.

LAOR: fim do Futsal e das sereias para adequar as finanças

O Cruzeiro deixado às traças pelos Perrela também tem dificuldade para pagar o salário de seus jogadores. O jogadores do Vasco protestaram contra o clube e não vão concentrar pelo atraso do pagamento do décimo terceiro.

Enfim, os clubes e os dirigentes deslumbrados devem ter percebido que acabar com o Clube dos 13 foi um péssimo negócio. Talvez agora com dívidas atoladas até o pescoço os presidentes dos times devem ter se tocado da imensa besteira que fizeram ao se submeterem aos caprichos de Ricardo Teixeira e assinarem um contrato individual com a Globo e se sujeitar a duras regras como a de não poder adquirir cotas adiantadas.  As agremiações estão de mãos atadas até 2014.

Melhor não esperar pelo dinheiro dos times europeus porque eles também estão em crise e com dívidas quase bilionárias.

O fato é que os clubes estão na lama por culpa de seus próprios cartolas sem falta de visão política e principalmente mercadológica. São amadores pois pensam primeiro em seus times e outros interesses em prol de uma coletividade que certamente vai beneficiar a todos.

Estamos em 2012. Muitos jornalistas alertam sobre isso desde o século passado.

Voltemos ao comentário inicial: usem e treinem a memória, parte importante do nosso cérebro.  O Flamengo não fez isso e depois de dezessete anos demitiu o mesmo técnico porque ele bateu de frente com os privilégios dos astros badalados do clube. O fato voltou a acontecer no mesmo lugar e praticamente na mesma situação.  Não, Luxemburgo passa longe de uma convenção de frades capuchinhos, mas a sua demissão prova que se as pessoas não aprendem com os erros do passado os repetem  no futuro. Uma densa e desagradável rotina dentro do futebol brasileiro.

Anúncios

10 Respostas to “FALTA DE MEMÓRIA”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Abdul, foi por isso que logo depois que implodiram o C13, eles voltaram atrás, porque era o C13 que conseguia empréstimos para os incompetentes.
    Agora, se quiserem pegar mais dinheiro, terão que pagar o que devem, ou seja, a Globo limita o valor de cotas que são adiantadas e os caras não tem pra onde correr.
    Parabéns a todos que seguiram as mentiras e falácias de Mico de Circo e Mica de circo carioca.
    Que se fodam.

  2. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Brimo, agora dá pra entender bem o porque os caras refundaram o C13.
    A globo regula as cotas, o que faz com que os clubes tenham que pegar empréstimos. Quando tinha o C13, este fazia o papel de avalista e facilitava a vida dos incompetentes.
    Agora, sem essa ajuda estão todos ferrados.
    Que se danem.

  3. Paulo Rubens Says:

    O Flalido é uma vergonha! Agora o clube é refém de jogador baladeiro. Fala sério. Num clube sério esse malabarista levaria um chute na bunda faz tempo.

  4. Paulo Rubens Says:

    E aí Paty? Não foi você que quis sair do Clube dos 13? SE FUDEU!

  5. guina Says:

    O populismo no meio do futebol, logo logo fará suas primeiras vitimas…

  6. Marcelo Abdul Says:

    Pois é. Ela e a taça de Bolinhas. Muito sem noção essa Amorim.

  7. Marcelo Abdul Says:

    Imagina o quanto de multa eles tem de pagar pro Gaúcho se mandarem ele embora. Mas a conta não vai ficar barata. A multa do Luxa é alta também. Alías, o Luxemburgo ficou mais milionário só com as multas que recebeu dos clubes nos últimos anos. O Flamengo nunca aprende.

  8. Marcelo Abdul Says:

    Concordo. Que se danem mesmo. Se quebrarem eu tô cagando e andando porque eles tiveram uma chance de ouro de poderem se organizar e jogaram tudo isso no lixo. Daqui a pouco eles vão no governo pedir timemania 2, 3, 4000 para poderem regular as finanças. Tenho orgulho de não ter apostado uma vez nessa merda e alimentado cartolas vagabundos com meu dinheiro. Quero mais que eles se explodam.

  9. Marcelo Abdul Says:

    Já está fazendo. O pior são que os cartolas não podem mais ser responsabilizados. Lembra daquela lei? Foi revogada pelo Ogro de vermelho.

  10. Marcelo Abdul Says:

    Que se danem mesmo. Não querem cada um por si? Entao vamos ver quem tem bala na agulha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: