COTIA : UMA REALIDADE

by

São Paulo perde em Barueri: Cotia posta em xeque pelos "especialistas"

O São Paulo FC foi desclassificado da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Era o que bastava para que muitos jornalistas e torcedores bravejassem conta a estrutura do CFA Laudo Natel em Cotia, chamando o lugar de “resort” e que essa nova geração de atletas virasse um “monte de lixo”.

Às vezes,  a falta de informação e boçalidade dos chamados “formadores de opinião” é de uma preocupação crescente.  Claro, existem as exceções como o jornalista Fernando Sampaio da Jovem Pan que em seu blog deu um belo “cala a boca” nos “entendidos em categorias de base.” Entre eles,  um parvo doutor metido a jornalista que proferiu graçinhas em seu Twitter. Mas não vamos nos preocupar com a mediocridade alheia. Vamos escrever os fatos.

Cotia deu errado? Só rindo.

Desde que foi fundado o CT de Cotia rendeu mais de 250 milhões aos cofres do Morumbi.

O São Paulo foi o time que mais cedeu atletas ao time que venceu a Copa do Mundo Sub 20 na Colômbia. Casemiro, Bruno Uvini e Henrique são formados na categoria de base do São Paulo.  Oscar, que fez três gols na final,  também saiu de Cotia.

Henrique foi escolhido o melhor jogador sub-20 pela Fifa.

Os títulos falam por si. Ano passado um campeonato paulista sub 20, um vice do sub 17 fora outras  conquistas da base mas que os “especialistas” devem ter esquecido.

Nesta Copa São Paulo, O tricolor paulista venceu o primeiro jogo por 10 x 0 e virou favorito. Foi desclassificado pelo Barueri e  se transformou em  “time apático”. Para quem viu o jogo foi clara a diferença física de uma esquadra para outra. O São Paulo ainda tinha jogadores mirradinhos, magros e o time da casa parecia ter saído de um treinamento do UFC. A diferença era notória. A derrota foi inevitável. Normal para garotos que ainda estão em formação.

Lembremos que o tricolor ficou em segundo no grupo, mas pelos ridículos critérios de classificação dessa inchada e monstruosa Copa São Paulo somente um time poderia se classificar. Claro, além da FPF agradar aos times de empresários, a entidade tem que terminar a competição até o dia 25 de janeiro.  Uma organização “brilhante”  com o amadorismo de sempre.

Mas as pessoas preferem comentar sobre os resultados e não analisam o resto. Assim fica fácil demais virar comentarista. Nenhum clube que investe na base tem a obrigação de vencer campeonatos e sim formar jogadores. Nem sempre um garoto que explode na Copa São Paulo vai repetir suas atuações no time de cima.

Alguém se lembra do Robinho e Neymar na Copa São Paulo? Viraram jogadores de primeira linha nos profissionais.

O atacante Jamelli fez três gols na final de 1993 mas nunca foi considerado um craque no São Paulo e no Santos.

O Corinthians venceu sete Copinhas, mas no time de cima poucos se destacaram. Boquita foi parar na Portuguesa. Dentinho e William atuam no “poderosíssimo” futebol ucrâniano. Lulinha só ficou na promessa.

Kaká que foi eleito o melhor jogador do mundo em 2007 foi reserva de Harrison pelo São Paulo  na Copa São Paulo de 2000.

O Santos que é considerado um dos times modelo para as categorias de base tem apenas um título da Copa São Paulo no currículo.

Basear sucesso ou fracasso nas categorias de  somente na conquista de títulos do torneio organizado pela FPF é algo bisonho e revela amadorismo, preguiça e cafajestagem.

O CT de Cotia tem defeitos? Evidente. Mas não é por causa de um único mau resultado que todo um trabalho de anos deve ser jogado para escanteio.

O Centro de Formadores de Atletas do São Paulo é um exemplo para o futebol brasileiro. Todos nós sabemos que a maioria dos meninos que estão lá não vão explodir no esporte, mas  que no futuro vão se tornar cidadãos pois no tal “resort” eles recebem toda a educação e orientação que necessitam.

Cotia hoje é uma realidade. Felizmente muitos galhofeiros só vão perceber isso quando o Ademílson ou outros garotos  fizerem  três gols seguidos num campeonato brasileiro ou numa Libertadores.

Daí certamente eles vão mudar de idéia como foi em relação a Kaká, Ganso, Neymar e vários outros.

Comentarista de resultado é uma merda…

Anúncios

4 Respostas to “COTIA : UMA REALIDADE”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Boa Abdul, é isso mesmo.
    A imprensa vendida, que torce e ainda ganha um dinheiro pra falar mal, encheu a boca pra detonar Cotia.
    É como diz o ditado: “Quem desdenha, quer comprar”.
    Só que Cotia não está a venda.

  2. Marcelo Abdul Says:

    Nunca viram um jogo do sub 20. Não olham o todo. Só os resultados. E como vimos nos exemplos a Copa SP não é a grande reveladora de talentos. Isso vem com tempo, dedicação, sorte e oportunidade.

  3. guina Says:

    Abdul eu tô preparando um post sobre o assunto, o estranho é que se depender dos “especialistas” nenhum clube pode ter um trabalho decente e organizado…Segundo eles é preciso do famoso terrão!
    Se fosse assim, deveriamos ter o Ji-Paraná como campeão brasileiro.
    Cotia é um resort sim! E quem não gosta de resort?

  4. Marcelo Abdul Says:

    Segundo alguns “experts” os moleques tem que comer pão com barata para aprenderem a jogar melhor. Uma piada. Tenho uma opinião diferente. Quanto maior a estrutura, mais responsabilidade virá do garoto da base. A verdade Guina é que tem jornalista que não entende bosta nenhuma de futebol. O cara só tá lá pra ganhar dinheiro com merchan e fala qualquer merda pra cair no gosto do torcedor mais afoito. Afinal de contas de onde vem os jogadores de futebol? Da base. E sem base não há futebol. Ninguém nasce jogador feito. Quanto ao São Paulo, o time sempre vence ou chega em boas colocações nos campeonatos da base. Mas os “catedráticos em sub 18” falam que o CFA de Cotia é ruim por causa de um jogo da Copinha. Não dá pra levar um comentário desse a sério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: