RETROSPECTIVA 2011 – OS MELHORES DO ANO ( E OS PIORES TAMBÉM)

by

Bem pessoal, a ano de 2011 se foi. Para muitos foi um ano bom. Para outros foi uma verdadeira desgraça. Enfim, como no ano passado vamos classificar os melhores e os piores do ano que se finda no mundo do futebol. O Barcelona ( ahhh que surpresa!) aparece em diversas categorias. Deixo bem claro que essa é a opinião do dono do blog.  Portanto é uma constatação pessoal das diversas que temos por aí.

Time do Ano – Barcelona

Uma verdadeira cascata não? O clube da Catalunha sobrou este ano. Sem dúvida nenhuma um dos maiores times da história do futebol. O primeiro grande esquadrão deste novo século, comparável a vários outras grandes esquadras do passado. O time de Messi, Xavi, Iniesta, Puyol e companhia humilharam o badalado Manchester United na final da Champions League em pleno estádio de Wembley. Não satisfeito o Barcelona passeou no Mundial de Clubes com uma goleada antológica de 4 x 0 sobre o Santos de Neymar e Ganso. Jamais um time brasuca sofreu tamanha sacolada em finais de mundiais. Com seu toque de bola preciso e o talento de seus jogadores, o time azul e grená deixou a sua marca na história do esporte.

Melhor Jogador – Messi

Outra barbada. Messi não teve adversários este ano. Mesmo com uma péssima campanha da Argentina na Copa América o futebolista argentino encantou a todos no Barcelona. Seus títulos, arrancadas e gols falam por si. O atleta com 24 anos fez tudo que Maradona não conseguiu nessa idade. Falta uma Copa do Mundo, mas “ la pulga” já entrou na galeria de grandes craques do futebol mundial.

Melhor Técnico – Josep (Pepe) Guardiola

Vindo das categorias de base do Barcelona, o ex- lateral do clube aprimorou com perfeição a prática do “futebol total” instituído por Rinuls Michaels quando o mesmo treinou o Barça em 1974. Treinado por Cruyff, Guardiola se tornou técnico e o conceito de toques de bola, posse e o desprendimento da posição fixa virou filosofia no time catalão. Cria desse esquema, “Pepe” tornou o clube um exemplo de técnica e de um futebol singular. Neste ano retomou para o Barça, o posto de melhor time do mundo tirado por Mourinho com a Internazionale no ano passado. Desta vez o treinador português não teve vez. Perdeu quase todas para Guardiola que se estabeleceu como um dos treinadores mais visionários de nosso tempo.

Melhor Goleiro – Casillas

O goleiro do Real Madrid manteve a excelente média de regularidade. Seguro, o arqueiro campeão do mundo continua imbatível como um dos melhores da posição. Suas atuações são sinônimo de segurança no gol merengue. Este ano não foi diferente. Com ele a Espanha se classificou com facilidade para a Euro 2012 e levou o Real Madrid, ao título da Copa do Rei. Por enquanto a única alegria em cima do poderoso arqui rival Barcelona.

Melhor Seleção – Uruguai

Sim, a Espanha manteve a média e se classificou com sobras nas eliminatórias da Euro, mas com adversários fracos como Lituânia e Escócia. Sem disputar um torneio mais forte não dá para deixar a “Fúria”com o mesmo posto que conquistou merecidamente no ano passado. Este foi o ano do Uruguai. Depois do quarto lugar na Copa do Mundo da África do Sul, muitos tinham dúvidas de que a celeste olímpica manteria o bom futebol. Mas a campanha do time na Copa América desse ano deixou claro que a boa colocação no mundial não foi um mero golpe de sorte. O Uruguai ressurgiu das cinzas. Derrotou a Argentina dentro de seus domínios e deu uma aula de futebol no Paraguai na final da competição.

Com Forlán, Lugano, e o atacante Luisito Suarez, a celeste também faz uma boa campanha nas eliminatórias para a Copa de 2014. O sentimento charruá está de volta, para o bem do futebol.

Time Brasileiro do Ano – Santos

Vamos ser sinceros, o peixe este ano passou longe de ser aquele time que encantou o Brasil no primeiro semestre de 2010. Mas o clube venceu a Libertadores e conquistou o bicampeonato paulista. Mesmo com a cacetada que tomou do Barcelona é a melhor equipe brasileira do ano. Afinal de contas as outras agremiações não tiveram a mesma competência de chegar à final da competição. O Santos fez um bom primeiro semestre mas caiu vertiginosamente seis meses depois. Mesmo assim está no topo da lista.

Melhor Jogador Brasileiro – Neymar

Um jogador acima da média. Muitos ainda duvidam da capacidade do atleta santista, mas quem viu o que Neymar fez este ano sabe que ele é um dos maiores jogadores do mundo atualmente. Sem Ganso, o peixe dependeu quase que exclusivamente dele para vencer o campeonato paulista e principalmente a Taça Libertadores. Com golaços singulares, Neymar carimbou a alcunha de craque e levou o time do Santos nas costas. Por causa dele, Zé Love e Borges viraram “craques” e tiveram a vida facilitada.

Na seleção brasileira fez bonito no campeonato sul americano sub 20. Não foi bem na seleção de Mano Meneses, mas foi o artilheiro do Brasil em 2011. E vamos falar uma verdade, quem foi bem na seleção brasileira este ano?

Melhor Técnico Brasileiro – Ricardo Gomes

Uma grande virada. É essa a visão que temos do treinador Ricardo Gomes. No ano passado ele foi escolhido pelo blog como o pior treinador de 2010. Por que hoje é o melhor? Ele é o maior responsável pelo ressurgimento do Vasco da Gama no cenário nacional. No início do campeonato carioca, o clube cruz maltino colecionava vexames até para os times pequenos do Rio. A entrada do elegante e eloquente técnico deu uma virada de 180 graus da vida do time da colina. O Vasco passou a vencer e a principalmente a jogar futebol. Se recuperou tarde no campeonato carioca mas venceu a Copa do Brasil. Diego Souza voltou a jogar bola. O veterano Juninho se encaixou no grupo e o zagueiro Dedé virou o principal atleta da posição no Brasil. Mas o destino reservou uma desagradável surpresa. No meio de um clássico contra o Flamengo, Ricardo Gomes teve um grave acidente vascular cerebral. Por muito pouco o treinador vascaíno se salvou. E o time se recuperou com ele. Fez uma grande campanha no campeonato brasileiro e foi até a semifinal da Copa Sul Americana com o auxiliar Cristovão Borges. Mas o time jogou por Ricardo Gomes com dedicação e agradecimento.

Pior Técnico Brasileiro – Adílson Batista

O que dizer de um treinador que foi demitido por uma padoca? Brincadeiras a parte o ano de Adilson Batista foi trágico. Neste ano treinou o Santos e não conseguiu dar o padrão que o clube dizia querer. No Atlético Paranaense fez uma má campanha do começo ao fim de sua gestão e no São Paulo o fracasso se repetiu. Conseguiu ser demitido no vestiário. Algo que não ocorria no tricolor paulista desde o século passado. Precisa dar uma descansada e se reciclar. Adílson provou no Cruzeiro que tem potencial, mas este ano ele literalmente “queimou o seu filme”.

Mico do Ano –

Esse ano é meio complicado estabelecer apenas um mico. Tivemos vários, mas vamos enumerá-los por ordem.

4 – O Baile do Barcelona – O Barcelona atual é um dos times mais fortes da história do futebol, mas o Santos precisava facilitar tanto? Nenhum time brasileiro havia sofrido uma goleada tão humilhante em finais de mundiais. O Cruzeiro que fez feio em 1997, mas perdeu de 2 x 0. Para um time que teve um dos maiores esquadrões do futebol brasileiro perder dessa maneira não é nada legal. Principalmente se os jogadores passam a ser um mero espectador no melhor lugar do estádio: dentro de campo.

3-Tolimada – Até este ano, nenhum time brasileiro havia perdido a Pré-Libertadores. O badalado Corinthians conseguiu. O time do Parque São Jorge foi desclassificado pelo Tolima, um time medíocre da Colômbia. No Pacaembu empatou em 0 x 0 e perdeu por 2 x 0 na cidade de Ibagué. Depois desse jogo Ronaldo percebeu que não poderia mais esconder seus problemas de peso e se aposentou.

2 – Seleção Brasileira – Não há nada mais repugnante hoje do que assistir a seleção brasileira jogar. Não é pelos jogadores em si, mas sim pela terrível estrutura pela qual o time de Mano Meneses é vítima. O Brasil hoje é um circo itinerante. Uma camisa vencedora do passado que leva seu futebol aos lugares mais exóticos do mundo como o Gabão. Os empresários fazem a festa com a valorização de seus medíocres jogadores atuando com a camisa amarelinha. Um sacrilégio, um crime de lesa pátria. Ricardo Teixeira e seus interesses comerciais levaram a seleção brasileira a ser desrespeitada, caçoada e vilipendiada. O encanto se quebrou. Grande parte de torcedores acham que o Brasil é um amontado de jogadores com uma camisa amarela.

A ridícula campanha na Copa América e as derrotas para seleções mais fortes como a Alemanha ligaram o sinal amarelo para a Copa de 2014. Mano Meneses, que caiu de paraquedas na seleção e é outro representante da famigerada “escola gaúcha” não acrescenta nada de inovador ao time. A seleção brasileira fez um ano medonho, escabroso e preocupante.

1 – Escândalos da Cartolagem – Se alguém tinha alguma dúvida dos porões podres da Fifa e da CBF estes fatos foram confirmados este ano. No Brasil, Ricardo Teixeira usou e abusou do seu poder. Deu e tirou títulos brasileiros. Articulou com Andrés Sanchez a derrubada do Clube dos 13 em favor da Globo, mas não escapou do escrutínio público e das investigações dos verdadeiros jornalistas. BBC e Record desnudaram a sua vida e uma entrevista escrota na revista Piauí piorou a sua imagem junto à opinião pública. Protestos moderados contra ele aconteceram nas ruas e nos estádios brasileiros e o pacote do ano fechou com a justiça suíça solicitar a abertura dos arquivos que podem comprometê-lo.

Na Fifa não foi diferente. Depois da escandalosa escolha da Rússia e do Catar como sedes da Copa do Mundo em 2018 e 2022 todo um esquema de compra de votos foi revelado. Membros da entidade como Jack Wagner e Bin Hamman foram pegos na boca na botija e foram silenciados por Blatter, que tenta a todo custo manter a imagem de bom mocismo da Fifa. Não adiantou. O patético dirigente suíço agora tenta se salvar mas todos sabem que a maior entidade de futebol do mundo precisa se higienizar. A começar pela saída de Blatter e seus asseclas corruptos do poder.

Prêmio Jason Voorhees – Nacional – Bolívar

Com uma entrada criminosa do atleta Dodô do Bahia, o zagueiro do Internacional de Porto Alegre conseguiu ser o primeiro jogador a ser suspenso do STJD até o atleta baiano se recuperar. É preciso falar mais alguma coisa?

Prêmio Jason Voorhees  Internacional – Esteban Alvarado

Este ano o prêmio ia passar em branco, até que o goleiro do AZ Esteban Alvarado deu essa voadora a la Bruce Lee no peito de um torcedor do Ajax. O cretino é claro não deveria sair da arquibancada, mas a reação do arqueiro foi tão violenta que o árbitro da partida não teve dúvidas. Expulsou o “meliante”. Ano salvo e prêmio Jason Voorhees para ele.

Anúncios

6 Respostas to “RETROSPECTIVA 2011 – OS MELHORES DO ANO ( E OS PIORES TAMBÉM)”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Fala ai Brimo ! Feliz Ano Novo !
    Gostei do prêmio Jason Voorhees, a entrada do Bolivar foi de doer.
    Eu só mudaria o melhor time brasileiro do ano, escolheria o Vasco, o verdadeiro campeão brasileiro.
    No mais, concordo com tudo.
    Abraços.

  2. Rivelino Santos Says:

    Concordo com quase tudo que foi postado no blog.
    Na minha modesta opinião o melhor time do Brasil no ano foi o Vasco da Gama. O Santos conquistou a Libertadores mas se classificou na última rodada contra um time que já estava eliminado, é somente observar a campanha do time na primeira fase da competição. No campeonato brasileiro o time não se acertou, muitos afirmam que o Santos não teve interesse em conquistar o campeonato brasileiro, mas o time não teve capacidade , e um elenco forte para competir e chegar bem no campeonato brasileiro, o clube só começou a poupar os jogadores quando viu que não tinha mais condições de conquistar uma posição melhor no campeonato brasileiro.
    O técnico Adílson Batista fez um ano para riscar de sua agenda, mas tivemos técnicos piores do que ele. A grande diferença é que Adilson Batista só comandou clubes com a corda no pescoço, e não teve tempo para trabalhar, para montar uma equipe competitiva. Para dá um exemplo bem rápido, Vanderlei Luxemburgo teve tempo para trabalhar, e jogadores a sua disposição, e terminou o campeonato brasileiro sem um esquema de jogo e um time titular definido.
    Têm novidades no meu blog.
    FLAMENGO E EIKE BATISTA.
    WWW. rivelinosantos.wordpress.com

    Que DEUS abençoe a todos.

  3. Marcelo Abdul Says:

    O Vasco foi um dos melhores times do ano sem dúvida, mas como eu acho que a Libertadores tem um peso importante coloquei o Santos em primeiro. O Adílson Batista foi o pior técnico porque ele fez três campanhas ruins em três times da primeira divisão. Tem treinadores piores? Sem dúvida, mas ninguém jogou tantas oportunidades fora como o sr. Batista. O ano do Luxemburgo não foi bom, mas nada comparável com o ex-treinador do São Paulo. Pelo menos ele conseguiu classificar o Flamengo para a pré-Libertadores e ganhou o campeonato carioca invicto.

  4. Marcelo Abdul Says:

    Valeu Brimo! Feliz ano novo para você também. O prêmio Jason Voorheess volta e meia tem vários candidatos. O Bolivar foi campeão. Nunca vi um jogador ficar suspenso até o atleta que ele feriu se recuperar. Eu nem sabia que existia essa lei. Quanto ao melhor time brasileiro eu até pensei no Vasco, mas a Libertadores para mim tem um peso maior que a Copa do Brasil. E o primeiro semestre do Santos pesou bastante. Abraços.

  5. guina Says:

    Melhor time brasileiro, Lusa!
    E o fato do ano foi a saída do dagol(????WTF)berto. rsrsrsr
    srs
    Mas o troféu Jason eu daria para o goleiro do Sport.

    Vlew pelos belos posts no ano Abdul, vou roubar um montão.

  6. Marcelo Abdul Says:

    A Lusa jogou um belo futebol, mas só na primeira divisão é que poderemos ver todo o potencial do time de Jorginho. A saída do Dagoberto não merece nenhum destaque. Afinal todo o são paulino deu graças a Deus que ele saiu. O goleiro do Sport cometeu um crime, você lembrou bem. Acho que até o Jason Voorhees desaprovaria um ato insano como aquele. Valeu Guina. Feliz 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: