A VITÓRIA DO FUTEBOL TOTAL

by

BARCELONA BICAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES (2009-2011)

Puyol ergue a taça pela segunda vez: o Barcelona humilhou o Santos

O que vimos hoje de manhã no estádio de Yokohama no Japão não foi um jogo.

Foi um autêntico massacre. A maior goleada em toda a história de uma final do mundial de clubes desde 1960 quando o Real Madrid goleou o Penarol por 5 x 0 .

O Barcelona venceu o Santos de Neymar por 4 x 0 e conquistou o mundial interclubes pela segunda vez. O primeiro time a conquistar dois títulos na nova versão do torneio organizado pela Fifa.

Antes da partida se iniciar uma surpresa. Muricy tirou o meio campista Elano e colocou Léo para compor a zaga. Uma troca que se revelou desastrosa, mas que se tornou irrelevante quando o árbitro apitou o início do jogo.

Insignificante dada a superioridade técnica e territorial da equipe catalã. O Barcelona dominou o campo de jogo desde o início com o seu tradicional toque de bola. O Santos, assim como o time do Al Sadd foi um mero espectador da partida. O gol do maravilhoso e espetacular time de Guardiola era só uma questão de tempo. Após uma bela toca de passes dentro da área santista, o argentino Messi encobriu Rafael e fez um golaço. Atônitos, os jogadores brasileiros não tiveram a mínima chance de reação. Após o tento do clube catalão, o Santos não esboçou a mínima reação. A autoridade futebolística do Barcelona continuou e depois de outra bela jogada, Xavi marcou o segundo e aumentou o desespero santista. O terceiro tento de Fábregas veio naturalmente como um coletivo.

Messi marca um golaço: monstro mais uma vez

No segundo tempo bem que o Santos tentou melhorar, mas foi inútil. Não fossem as intervenções do arqueiro Rafael o peixe poderia tomar uma goleada mais humilhante. Neymar e Ganso não tiveram quase nenhum destaque e Messi, Iniesta e Xavi mais uma vez foram monstros dentro de campo.

O chamado equilíbrio na partida não aconteceu. O Santos não conseguiu se impor em parte devido a extrema cautela de seu treinador. Todos conhecem o estilo defensivo do técnico santista. Os dois times foram o exemplo da dualidade do futebol. O Santos na defesa e o Barcelona no ataque. Venceu o Barça com sobras. Foi a vitória do futebol arte contra o pragmatismo que tomou conta do futebol brasileiro nos últimos anos. Foi uma lição e uma autêntica aula de como se deve jogar futebol.

Neymar lamenta: a estrela santista não brilhou

Lição também ao futebol brasileiro, que precisa rever conceitos se quiser voltar a ser vencedor no futuro. Nos últimos tempos o pragmatismo imposto por Parreira, Dunga, Muricy e Felipão fizeram o estilo do futebol brasileiro se transformar e esquecer as suas verdadeiras raízes.

O time bicampeão: um dos maiores da história do futebol

A vitória da Espanha na Copa do Mundo e o bicampeonato mundial interclubes do Barcelona provam que a ordem do futebol mundial mudou radicalmente. Futebol bonito ganha sim senhor.

É a quinta conquista seguida de times europeus no mundial da Fifa. Prova de que a força econômica do velho continente prevalece sobre o resto do mundo atualmente.

Parabéns ao Barcelona, um dos melhores times da história do futebol em todos os tempos.

Anúncios

8 Respostas to “A VITÓRIA DO FUTEBOL TOTAL”

  1. guinablog Says:

    Tudo o que vc postou é verdade. O barça provou no campo o que já uma certeza há 2 anos.
    O Santos e todo o futebol brasileiro tem muito a aprender com essa derrota. A pergunta que fica, é será que eles querem?

    Tenho uma outra tese para o assunto, acabei de postar sobre isso.

  2. Marcelo Abdul Says:

    O futebol brasileiro mudou de postura faz algum tempo depois de vencer a Copa do Mundo de 1994. O pragmatismo que antes era exceção virou a regra, apesar de muitos times como o São Paulo em 92/93, Palmeiras em 93/94/96, Corinthians em 98/99/2000 e até o Santos em 2010 destoarem dessa idéia. Sinceramente eu não esperava uma postura tão covarde da equipe santista. Achei que a partida iria ser mais equilibrada. Como brasileiro fiquei decepcionado. O Santos jogou como um time da Bolívia.

  3. guinablog Says:

    Vc mais do que qualquer um sabe que eu achava que o Santos poderia ganhar o jogo, mas nunca que fosse melhor que o Barcelona. Muricy correspondeu as críticas que eu sempre fiz a ele nos tempos de SPFC, não que seja hora de achar culpados, mas que ele facilitou e muito o trbalho excepcional do Barça, ah isso ele fez sim!
    Parceiro, discordo do time Boliviano, pq até o Aurora (da Bolivia) deu um trabalho danado para o Vasco em São Januário. Rsrsrsrsrsrsrsr

  4. Marcelo Abdul Says:

    Verdade. Pela tradição e história do Santos eu achava que o desempenho do peixe seria bem melhor. O Estudiantes que não tinha um grande nome a não ser o meio campista Verón deu um trabalho descomunal ao Barcelona em 2009. O Santos com um elenco melhor tomou um baile. Muricy fez o que se esperava dele. Ele sempre foi um retranqueiro de marca maior e não seria na final do mundial que ele iria mudar mas…não precisava exagerar. É bom o torcedor brasileiro ficar ligado nos Auroras da vida. O Santos foi campeão da Libertadores em parte, porque quatro brasileiros foram eliminados por “zebras”. No ano passado o Mazembe e agora uma goleada humilhante na final. O “poderoso” futebol brasileiro vai caindo pelas tabelas.

  5. Paulo Rubens Says:

    UHAUAHAUAHUAHAUAH! Como eu ri. Numa entrevista do LAOR com o Kajuru o jornalista pediu pra ele definir o São Paulo numa só palavra e ele disse : “pretensão”.

    Pretensão de que bonacha? Se o tricolor já alcançou algo que seu clube não conseguiu? Ele não pretendia ser TRI? Se fudeu. UHAUHUHAUAHAUAH. . Perdeu fora o baile. Foi a maior vergonha de um time brasuca em mundiais.

    No Brasil só tem um tricampeão mundial interclubes. O resto é resto!!!!! Xau piranhas da Vila.

  6. Marcelo Abdul Says:

    Eu não gosto muito do LAOR. Mas se ele tinha a “pretensão” de igualar o São Paulo em número de títulos mundiais vai ficar pra próxima. O time dele jogou mal pra caramba ontem. Foi o maior massacre que um time brasileiro sofreu em uma final de mundial interclubes. Será que era essa a “pretensão” que ele estava falando?

  7. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Roubado

  8. Marcelo Abdul Says:

    Roubou nada mano. Que é isso. Rssss.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: