A FINAL DO SÉCULO

by

Neymar X Messi: quem será o campeão?

De um lado o Santos, time de tradição do futebol brasileiro. Considerado pela Fifa o maior time das Américas no século vinte. Um clube que abrigou o maior jogador de futebol de todos os tempos e que agora tem duas jóias em seu elenco, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar.

Do outro, o Barcelona, time referência no futebol atual. Conseguiu chegar ao patamar universal apresentando um futebol técnico, vistoso e acima de tudo eficiente. O seu principal astro, Leonel Messi foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo. A disputa decisiva de domingo em Yokohama será sem sombra de dúvida a final de mundial interclubes mais esperada e interessante do novo século. Desde 2000 não víamos anta expectativa para uma partida envolvendo a decisão máxima entre os melhores clubes do planeta.

Isso é plenamente justificável, não apenas pela tradição dos clubes em si, mas pela qualidade técnica de seus jogadores. Neymar e Ganso que eram apenas opções de Vanderlei Luxemburgo em 2009, apareceram para o Brasil no fantástico time do Santos em 2010. A partir desse momento, o peixe ganhou dois campeonatos paulistas, uma Copa do Brasil e depois de meio século faturou a sua terceira Libertadores. Com bons meio campistas como Arouca e Elano e uma defesa sólida armada hoje pelo pragmático Muricy Ramalho, o clube brasileiro é o pior adversário que o Barcelona poderia enfrentar.

O time comandado por Pepe Guardiola é um daqueles clubes que ficarão na história do futebol mundial, como o Real Madrid nos anos cinquenta, o Ajax e o Bayer nos anos setenta e o Milan no final da década de oitenta. Está eternizado não só pelos resultados mas por sua filosofia de futebol total que cala a boca dos treinadores e defensores de que “jogar bonito não ganha”. O Barcelona joga bonito, mas não vence… arrebenta. Messi, Xavi e Iniesta são o sustentáculo de todo o esquema catalão que demole até as defesas mais intransponíveis com seu toque de bola preciso, seus descolocamentos sem bola e a extrema inteligência de seus atletas. Em teoria é o favorito. Mas é necessário escrever mais uma vez: o esporte se chama futebol.

Em um jogo único tudo pode acontecer e o Barcelona não vai enfrentar um timinho qualquer ou pegar um elenco intermediário. A equipe mais badalada do mundo vai enfrentar um clube de uma escola respeitada, cinco vezes campeã do mundo e que tem jogadores excepcionais que podem desequilibrar uma partida em apenas um único lance. A esquadra catalã não tem muita tradição em mundiais. Perdeu para dois times brasileiros no Japão em 1992 e 2006 e quando finalmente foi campeã do mundo em 2009, suou sangue para vencer o médio time do Estudiantes de La Plata.

Portanto, apesar de toda a badalação em torno do Barça o favoritismo é de 50% por cento para cada lado. Parece loucura, mas quem acompanha o futebol mundial há algum tempo sabe que essa história de “favoritismo europeu” é a coisa mais velha do mundo. Em várias decisões de mundial os esquadrões do velho continente sempre entraram como favoritos e na metade das vezes dançaram bonito. Existe um equilíbrio.

O Barcelona irá tentar o seu segundo título mundial e o primeiro bicampeonato no atual formato da Fifa. O Santos quer o tri e repetir os feito do maior momento do clube nos anos sessenta e entrar num clube seleto que inclui Inter de Milão, Real Madrid, São Paulo, Peñarol e Nacional de Montevidéu.

Um jogo que promete ficar na retina de cada pessoa amante do futebol. Que vença o melhor.

Anúncios

6 Respostas to “A FINAL DO SÉCULO”

  1. Rivelino Santos Says:

    SANTOS X BARCELONA. A GRANDE FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA.
    Assim que o árbitro apitou o final do jogo em que o Santos conquistou o titulo de campeão da Copa Libertadores de 2011, o Santos só pensava e só pensa na final do Mundial de Clubes da FIFA.
    O adversário é a equipe do Barcelona que conquistou a Champions Legue.
    O Santos estreou no Mundial contra a equipe Kashiwa Reysol, e venceu o jogo com um placar de ( Santos 3 x 1 Kashiwa Reysol ).
    A equipe santista mostrou as sua qualidades e o seus defeitos.
    As qualidades do Santos.
    O seu treinador tem muita competência, e sabe como ninguém explorar os erros do adversário. Muricy Ramalho tem como característica jogar recuado e explorar os contra ataque.
    O time têm jogadores que podem decidir a competição, jogadores de muito talento como Neymar , Ganso, Arouca, Danilo, Elano e Borges.
    A competição é decidida em uma única partida, o momento emocional e motivador é muito importante. O time tem que entrar focado no jogo.
    Os problemas do Santos.
    O goleiro Rafael vai ter muito trabalho, e vai ter que mostrar muita segurança. Mostrando segurança o time do Barcelona não vai arriscar tanto de fora da área. Apesar de não ser a principal característica do Barcelona.
    A sua defesa joga com uma linha de quatro.
    Danilo jogando pelo lado direito.
    A dupla de zagueiros pode ser Edu Dracena e Bruno Aguiar, ou Edu Dracena e Durval, depende das condições do lateral esquerdo Léo.
    A lateral esquerda pode ser com Durval improvisado como foi no primeiro jogo, e pode ser Léo, que está voltando de lesão e não esta 100 %.
    A lateral esquerda é o grande problema do Santos, com a improvisação do jogador Durval na lateral esquerda, justamente no lado em que o Barcelona joga com Daniel Alves, Messi, sempre explorando muito as jogadas , e com mudanças de posicionamento dos jogadores para confundir a marcação.
    O meio campo e o ataque vai ter que marcar desde a saída de bola. A bola não pode chegar nos pés dos jogadores do Barcelona com facilidade, tem que haver uma marcação mais forte, principalmente no jogador Xavi e Iniesta.
    Henrique vai ter que marcar e sair para o jogo.
    Arouca vai ter que ficar mais preso na marcação para ajudar nas bolas invertidas da equipe do Barcelona, e cobrir o lado do zagueiro improvisado na lateral esquerda Durval.
    Elano vai ter que jogar o que não joga há muito tempo, o jogador não foi bem no primeiro jogo e foi substituído.
    Ganso vai ter que marcar e sair para o jogo, o jogador não pode ficar esperando a bola no pé, tem que se movimentar muito para acompanhar a movimentação do Barcelona.
    Neymar vai ter que marcar a saída de bola, mas tem que ter liberdade para fazer o que mais sabe, que são grandes jogadas e gols de craque, gols e jogadas que desconsertam qualquer defesa.
    Borges tem que ser o jogador que foi durante o ano, um jogador de definição, um jogador que provavelmente não vai ter muitas oportunidades de gol, mas as que o jogador estiver em condições de marcar , ele vai ter que fazer os gols, o jogador não pode se dá o luxo de perder gols, e a torcida do Santos confia na pontaria do artilheiro e da sua boa fase com a camisa do Santos.
    As qualidades do Barcelona.
    O time tem um elenco muito forte. A maioria dos seus jogadores jogam em suas seleções.
    Valdés é o goleiro.
    Daniel Alves começa de lateral direito, depois joga como ala pelo lado direito, e ainda pode jogar como um meia reforçando a posse de bola no campo adversário.
    Puyul e Piqué são considerados uma das melhores zaga do mundo, na minha opinião só perde para Ferdinand e Vidic do Manchester United.
    Abidal joga mais fixo, mas também sai para o jogo.
    O meio campo com Busquests, Xavi, Iniesta, Keita, Mascherano, Thiago Alcantara o filho de Mazinho, são todos jogadores de muita criatividade e são treinados para várias situações dentro da partida, todos são titulares e reservas, é um meio campo muito forte. Eles têm uma posse de bola muito grande, e a marcação quando a bola é perdida é feita de forma que todos voltam para marcar.
    Fábregas, Messi, Pedro, Alexis Sánchez, Cuenca, todos são jogadores de muita qualidade, e podem exercer várias funções em campo.
    O time muda de esquema tático durante a partida, existem várias formas do Barcelona jogar. Ele pode entrar no ( 3-4-3 ), depois muda para um ( 4-3-3 ), e outros esquemas que vão se alternando durante a partida, e quando perde a bola todos chegam em maior número para dá o combate no adversário.
    O time joga bem compactado, os jogadores tem a maior posse de bola do mundo, e seus jogadores tem como característica o bom passe, que é o principal fundamento do futebol.
    O time joga com muitos esquemas táticos, e fica aquela pergunta. Como marcar o seu meio campo ?
    Se o Santos marcar sob pressão como fez o Real Madrid no jogo do último sábado, corre o risco de tomar uma bola nas costas de sua defesa, as bolas são passadas no meio da defesa e o posicionamento dos seus atacantes proporcionam esse tipo de passe, é só lembrar como foi o primeiro gol contra o Real Madrid.
    Se ficar atrás da linha da bola, o Santos corre o risco de assistir o Barcelona jogar sem ver a cor da bola, e as trocas de passe sempre terminam em uma infiltração de um atacante ou de um jogador surpresa dentro da área pronto para definir a jogada.
    O Barcelona é um time que gosta de grandes jogos, quando o jogo é contra uma equipe inferior o time parece que joga com o freio de mão puxado, mas quando o jogo é de grande importância o time joga com uma força muito grande, com muita determinação.
    O Barcelona é um time que toma um gol e não muda o seu padrão de jogo. Os jogadores não se desesperam, não ficam nervosos, e começa a tocar a bola com mais tranqüilidade, irritando o adversário, e provocando muitos cartões para o time adversário.
    Os problemas do Barcelona.
    Um grande comentarista esportivo foi perguntado qual era o ponto fraco do Barcelona. E ele respondeu que o Barcelona não tinha nenhum ponto fraco.
    Eu discordo.
    O Barcelona é o favorito para conquistar o titulo, mas para isso tem que jogar, e jogar bem. No Barcelona a vitória é muito importante mas o time tem vencer e convencer a sua torcida e todo o mundo.
    Isso joga uma responsabilidade muito grande para a equipe do Barcelona.
    Outro fator muito importante é saber como o time vai entrar em campo, eu não estou falando da escalação. Estou falando da postura de seus jogadores. Será que eles vão respeitar o Santos ?
    O time não pode entrar com o chamado salto alto, com soberba, com ar de superioridade. Se isso acontecer o Barcelona corre um risco enorme de perder o título.
    A vontade dos jogadores tem que superar o talento, por que não existe talento sem força de vontade. Mas como seu treinador disse que o time vai entrar na competição para vencer, o Barcelona tem tudo para entrar respeitando o Santos e tentar fazer uma grande partida.
    A competição vai ser decidida em uma única partida. Eu não sei até que ponto pode ajudar ou atrapalhar as equipes. O Barcelona é acostumado a decidir competições assim, a Champions Legue é decidida em uma única partida.
    Mas nós só vamos conhecer o campeão Mundial de Clubes da FIFA de 2011 quando o árbitro apitar o final da partida.

    DIVULGAÇÃO DO BLOG.
    Convido a todos para ler o meu blog, conto com a ajuda de todos vocês na divulgação do meu blog, repasse para seus amigos, via e mail, twitter, facebook, e principalmente nos bate papo sobre futebol, o melhor comercial do mundo é o chamado ( boca-boca ).
    Eu sou autodidata, não sou jornalista, tudo que aprendi foi com a vida.
    Tem novidades no meu blog.
    SANTOS X BARCELONA. A GRANDE FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA.
    O FUTURO DO FUTEBOL BRASILEIRO.
    TALENTO, ROMANTISMO, RIVALIDADE E PODER ECONÔMICO.

    http://www.rivelinosantos.wordpress.com
    E-mail rivelino.futebol@hotmail.com
    E-mail rivelino.futebol@yahoo.com.br
    Muito obrigado e que o nosso bondoso DEUS abençoe a todos.

  2. Marcelo Abdul Says:

    Vai ser uma partida muito equilibrada. São dois grandes times que tem história, camisa e títulos a rodo. Não há favoritos. Legal o seu blog Riva. Abraços;

  3. Paulo Rubens Says:

    Ae Bdul! Final do século? SÓ PRO BARÇA!

  4. Marcelo Abdul Says:

    Olha cara. Era a expectativa do Brasil todo. O Santos que encantou o Brasil em 2010 e com Neymar e Ganso contra o Barcelona. Todo mundo esperava um jogo mais equilibrado, mas não foi isso que aconteceu. Quem sabe um dia os sul americanos tomem vergonha na cara e joguem o Mundial sem medo de perder.

  5. HexaTri Says:

    Partida equilibrada??? Uhuahauhauahauahuahauahuhuahauahuahauahuaha!

  6. Marcelo Abdul Says:

    Pois é. Errei feio. Rsssss.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: