VALEU DOUTOR!

by

Sócrates: o doutor sai de cena para a história

Doutor Sócrates se foi.

Um dos maiores jogadores que já vi jogar em minha vida, um dos meus padrinhos do futebol. Um atleta que me fez me compreender o caminho das alegrias e tristezas da bola quando eu era apenas um moleque de calças curtas.

Sócrates fez Ribeirão Preto aparecer no mapa do futebol brasileiro com o Botafogo. Vendido ao Corinthians venceu o campeonato paulista de 1979 e foi o líder da “democracia corintiana”, que deu o bicampeonato paulista de 1982 e 1983. Títulos memoráveis para os torcedores alvinegros.

Na seleção brasileira participou de duas Copas do Mundo. Foi o capitão da inesquecível seleção de 1982 que ficou na retina de cada brasileiro amante do futebol arte. Fez golaços e entrou para a história apesar da derrota para a Itália. Em 1986 também como capitão fez o tento da vitória contra a Espanha num jogo complicado. Mas o Brasil parou os pênaltis invicto contra a França de Platini.

Foi o atleta que mais se engajou em assuntos políticos nacionais. Participou da inesquecível campanha das “Diretas Já” e afirmou em comício que ficaria no Brasil se a emenda Dante de Oliveira fosse aprovada pelo Congresso Nacional. Não deu e ele foi vendido para a Fiorentina. Não fez o mesmo sucesso na Itália e voltou para o Brasil no time do Flamengo. Fez alguns jogos e depois de enfrentar problemas físicos foi pra o Santos em 1988 e ainda realizou jogadas memoráveis, mas não era o mesmo atleta de tempos passados. Aposentado seguiu a carreira na medicina. Tentou alguns trabalhos como técnico na Cabofriense e na LDU do Equador mas não teve continuidade. Virou comentarista. Profissão que exerceu até seus problemas de saúde começarem a aparecer.

Para os torcedores brasileiros Sócrates sempre será um gênio. Suas jogadas, seus gols e principalmente seus passes de calcanhar ( que muitos tentam imitar sem o mesmo brilhantismo) sempre serão um dos maiores legados do futebol brasileiro.

O doutor irá deixar saudades não só pelo que foi como atleta, mas também pelos seus posicionamentos inteligentes e politizados, tão raros em jogadores de futebol hoje em dia e que Sócrates seguiu fielmente em toda a sua vida.

A toda família Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira os nossos sentimentos.

Valeu Sócrates.

Muito obrigado por tudo.

Anúncios

4 Respostas to “VALEU DOUTOR!”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Valew Sócrates !
    A morte é uma merda.

  2. Marcelo Abdul Says:

    Ainda mais nessas circustâncias foi uma merda mesmo.

  3. Paulo Rubens Says:

    Uma pena que o alcoolismo tenha levado um cara como ele tão cedo.

  4. Marcelo Abdul Says:

    Uma pena mesmo. Sócrates vai fazer muita falta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: