A LUTA PELO PENTA

by

Vasco x Corinthians: quem será pentacampeão brasileiro?

Uma década depois de terem protagonizado a decisão do Mundial Interclubes da Fifa em 2000, Corinthians e Vasco mais uma vez decidem um título. Dessa vez ambos os times alvinegros jogam para alcançarem a sua quinta conquista no campeonato brasileiro.

O Corinthians depois de fazer um mata-mata vexatório na pré-Libertadores contra o inexpressivo Tolima da Colômbia, se recuperou e conseguiu chegar a final do campeonato paulista, mas não resistiu ao talento de Ganso e Neymar. No Brasileiro a equipe comanda por Tite esteve quase todo o campeonato na liderança. Oscilou no final do segundo turno, mas se recuperou e voltou a ganhar fôlego. Sem ter um destaque individual supremo como o Santos, o time do Parque São Jorge aposta na aplicação tática do treinador Tite e no desempenho de ótimos meio campistas como Alex, Danilo e bons atacantes como Liédson e Emerson Sheik. A defesa é outro ponto forte. Não há atletas excepcionais mas bastante esforçados como Leandro Castan e Paulo André. A apenas um ponto do título brasileiro o Corinthians tem tudo para faturar a quinta taça.

O Vasco é a melhor surpresa desse torneio. Mesmo que não conquiste o título no domingo que vem, a campanha em toda a temporada 2011 foi histórica pra o clube da Colina. Rebaixado para a Série B em 2008, o time carioca sofreu o pão que o diabo amassou desde que fatores externos começaram a prejudicar o desempenho vascaíno nas competições. A primeira década de 2000 foi um autêntico desastre com apenas um único título carioca em 2003 e o bordão “eterno vice” aclamado pelas torcidas adversárias. Mas no ínicio desse ano, depois de um vexatório início de campeonato estadual, algo mudou. E essa mudança teve um nome: Ricardo Gomes.

Depois de ser dispensado do São Paulo o treinador assumiu o time cruz maltino e logo se viu uma mudança brutal no comportamento tático e técnico da equipe. A vinda de veteranos como Felipe e Juninho Pernambucano completaram o quadro. O clube passou a jogar bem e atletas renegados em outros clubes como Eder Luiz e Diego Souza começaram a ter boas apresentações. Veio o título da Copa do Brasil e no segundo turno do campeonato brasileiro, o Vasco passou de mero figurante a aspirante ao título. Mas no meio do caminho aconteceu algo lamentável para o clube: Ricardo Gomes teve um acidente vascular cerebral no meio de um clássico contra o Flamengo. Parecia que o time ia afundar, mas pelo contrário, o time da cruz de malta se recuperou magistralmente com o auxiliar Cristovão e chegou na última rodada na disputa pelo título.

Ambas as equipes foram a que menos oscilaram nessa equilibrada edição do brasileiro. Ambos enfrentam os seus clássicos rivais na derradeira e última rodada. O que torna imprevisível qualquer tipo de previsão. Mas ao observar os times de Palmeiras e Flamengo, o Corinthians é o time que tem maior chance de botar a mão na taça.

Primeiro, porque o Palmeiras é um time bem pior que o Flamengo. A vitória de ontem contra o desinteressado e vergonhoso São Paulo não serve como parâmetro. Segundo, porque o clube do Parque Antártica não tem mais nenhuma pretensão no torneio, a não ser pela velha rivalidade. O Flamengo ainda tem uma vaga na Libertadores para disputar. Terceiro, porque o Vasco fará uma viagem até Santiago para tentar chegar a final da Copa Sul Americana contra o Universidad do Chile. Uma partida complicadíssima e que vai desgastar os atletas cariocas.

O futebol é um esporte totalmente inesperado. Muitos fatores podem ajudar ou atrapalhar ambos os times na conquista do título. Chuva, torcida, campo, pressão externa, ação de cartolas, amarelada dos jogadores entre vários exemplos que vimos ao longo da história. Mas com uma análise fria dos números a possibilidade maior é que a taça do brasileiro fique mesmo em São Paulo. Mas isso é só uma análise. Será que algum torcedor vascaíno vai gostar de ver os torcedores do Flamengo gritarem “vice de novo”? É complicado e imprevisível.

Números são apenas números. Tanto Corinthians como Vasco se conseguirem o objetivo, merecerão o título com todos os méritos. O clube paulista pela sua regularidade e o Vasco pela bela história de superação. Qual dos dois será penta? Façam suas apostas.

Anúncios

4 Respostas to “A LUTA PELO PENTA”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Vai Vascão !

  2. Marcelo Abdul Says:

    Se o Vasco vencer será uma bela história de suoeração.

  3. Paulo Rubens Says:

    Não deu pro Vasco. Mas que merecia merecia. Agora vo te que aguenta nego cacarejando no meu ouvido. É fodis!

  4. Marcelo Abdul Says:

    Normal. Faz parte Paulão. Quantas vezes enchemos o saco dos corintianos da década passada? É a vida..rsss.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: