REGRA BÁSICA

by

Em dezembro o Santos tentará conquistar o seu terceiro título mundial. Pelas regras estabelecidas atualmente sabemos que tanto o Peixe como o Barcelona terão 2 jogos até a final ou a disputa do terceiro lugar.

A Fifa para agradar patrocinadores e tentar aumentar o público do Mundial estabeleceu que a partir de 2007, que o campeão do país sede poderia participar do torneio. Uma regra semelhante a da edição de 2000.

Assim o número de participantes do mundial é de sete times. Um número ímpar e que cria uma enorme discrepância e desigualdade entre os times da Europa e da América do Sul em relação aos clubes campeões dos continentes restantes.

Na edição passada em Abu Dhabi, o Mazembe fez três jogos incluindo a final. A Inter de Milão fez dois pois tanto os campeões da Liga dos Campeões como os vencedores da Taça Libertadores da América já estão automaticamente classificados para as semifinais. Ou seja, o desgaste dos grandões é menor. Uma regra feita claramente para que América do Sul e Europa façam a final repetindo os embates inesquecíveis da Copa Intercontinental.

A sugestão é que a Fifa pense e tente pelo menos polarizar menos o mundial. Em primeiro lugar, ela deveria estabelecer que somente os campeões continentais deveriam participar do mundial e esquecer os “times convidados”.

Assim sobrariam seis clubes. Com dois grupos de três participantes cada, com o campeão europeu e sul americano como cabeças de chave em cada grupo.

Assim todos os times teriam o mesmo número de jogos. Três de cada um e o melhor colocado de cada grupo estaria classificado para a final. Assim a disputa seria um pouco mais emocionante e menos monótona. Além disso daria igualdade de condições a todos os times, algo que não ocorre hoje. Vamos fazer uma simulação hipotética dessa regra com as equipes classificadas para o Mundial de dezembro deste ano. Os times são.

Como podem ver eu tirei o campeão japonês ( que ainda não foi definido) e só deixei os campeões continentais. Vamos supor que eu seja Joseff Blatter e tirasse as bolinhas com os grupos. Ficaria mais ou menos assim.

Grupo 1

Grupo 2

Santos(Brasil)

Barcelona (Espanha)

Al Saad(Qtar)

Aukland City (Nova Zelândia)

Espérance(Tunísia)

Monterrey (México)

Os melhores de cada grupo fariam a final. Os segundo melhores a disputa do terceiro lugar e assim por diante.

O número de jogos de todos os participantes seria exatamente o mesmo. Três jogos. Um a mais que o formato atual para os campeões da América do Sul e Europa. Por uma graninha a mais duvido que os clubes reclamem do formato. Em 15 dias já se pode ter um campeão.

Então Fifa, que tal pensar um pouquinho? Tá complicado hein?

Anúncios

4 Respostas to “REGRA BÁSICA”

  1. Paulo Rubens Says:

    Boa idéia. O mundial da Fifa tem 8 jogos. Acho que por um a mais valeria a pena fazer essa regra. Todos os times jogariam o mesmo número de petelecos e o cachê final poderia variar de acordo com a colocação do time.

    Ei Bdul! Já pensou em ser presidente da Fifa? Uhauahauahuaha!

  2. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Abdul, a FIFA naum tem interesse meramente esportivo neste torneio e em nenhum outro.
    Em todos, o objetivo é agradar confederações filiadas, assim quanto mais clube melhor, mais gente contente, mais gente vota no Blatter pra perpetuá-lo no poder.

  3. Marcelo Abdul Says:

    É isso aí. Disse tudo.

  4. Marcelo Abdul Says:

    Rssss. Bem que eu gostaria. Iria mudar muita coisa no futebol. Primeiro demitiria sumariamente Jerome Valcke, Depois colocaria a eletrônica nos jogos como TV para analisar lances mais polêmicos. Ia fazer uma auditoria interna na entidade e se descobrisse alguma irregularidade iria processar Joseff Blatter. Enfim acho que limparia aquela sujeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: