RESUMO DA ÓPERA – 07/11/2011

by

E aí rapaziada? Vocês devem ter notado que eu sumi por uns dias. Estava de férias esfriando a cabeça. Agora estamos de volta mandando bala num novo “Resumo da Ópera”.

Blatter, Dilma e Teixeira: no final todos eles se acertam

A mulher de César – Dilma Rousseff fez um belo jogo de cena para alimentar fofocas na imprensa. Foi difícil acreditar de que ela e Ricardo Teixeira não se bicavam. Puro teatro. Afinal foi Dilma que aprovou o substitutivo do estatuto do torcedor que exime os cartolas de responsabilidade financeira e que também há muito pouco tempo defendeu as leis que escondiam os custos faraônicos da Copa 2014. A nomeação de Vicente Cândido como relator da Lei Geral da Copa revela que a “birrinha” de Dilma contra Teixeira foi uma grande farsa.

Nesta semana vimos que a presidente vai fazer tudo o que Joseff Blatter deseja. Lembremos que há poucos meses a Fifa foi alvo de um dos maiores escândalos de corrupção de sua história. E Dilma não dá nenhuma mostra de resistência contra isso. Muito pelo contrário. Seguiu a risca a famosa frase. “Não basta a mulher de César ser honesta. Tem que parecer honesta.” Só que a máscara da ex-guerrilheira caiu. No futuro não será nada surpreendente ver Dilma e Ricardo Teixeira de braços dados. E o pior que tem muito jornalista que acreditou nessa “briga” e achou que Dilma teria pulso firme nessa Copa do Mundo. Como são ingênuos…

jornalismo hoje: pouca apuração, muita fofoca e obediência

Baixo nível midiático – A mídia em geral caminha para o buraco no esgoto. É aterradora a baixa qualidade de notícias publicadas pela imprensa nas últimas semanas. Fofocas, achismos desnecessários, manchetes polêmicas que nada tem a ver com o conteúdo da notícia. Enfim, um mar de bobagens e excremento jogados por famosos portais de internet e rádios, blogueiros oficiais, jornais e revistas em busca do lucro fácil mediante apelação. Um sintoma de que o jornalismo atual está moribundo e sem rumo.

Um dos exemplos? A ida de Felipão para o São Paulo. Uma coisa é querer contratar o atual técnico do Palmeiras. Outra é poder. Scolari é um profissional caro demais para os padrões são paulinos. A “ ida “de Dagoberto para o Santos é outra excrecência. Notícia plantada cinicamente por Andrés Sanchez, que agora virou fonte de vários jornalistas esportivos bobocas. Muito bem Sanchez. Cadê o pré-contrato? Cadê a palavra do jogador e do empresário? Marcos Malaquias e Dagoberto dizem o contrário. Pior não é um presidente de um clube soltar uma asneira dessas, o problema é um bocado de gente da imprensa ir na onda e dizer que isso é verdade sem apurar os fatos.

Gandulas do Morumbi: o verdadeiro mal do futebol brasileiro segundo alguns

Os “criminosos” gandulas do Morumbi – A imprensa esportiva desceu a porretada no São Paulo pelo “caso dos gandulas”. Os rapazes na hora da cobrança de falta de Rogério Ceni espertamente tiravam a bola de perto do goleiro Felipe do Flamengo para ajudar o arqueiro são paulino. As câmeras de TV flagraram a malandragem e o tricolor vai responder no STJD por isso.

O Sampa errou feio. Mas foi surpreendente a repercussão do caso. Parecia que o time paulistano havia comprado o campeonato brasileiro. Blogueiros viajaram na maionese e até associaram o passado suspeito do patrocinador do clube com o ato malandro dos catadores de bola. Como se uma coisa tivesse relação com outra. Enquanto isso Fortaleza e CRB vão pagar apenas uma simbólica multa por um caso bem mais escandaloso. Ou seja, muito barulho por quase nada.

A volta de Luis Fabuloso: uma das atrações do Brasileirão 2011

Emocionante Brasileirão – Faltando 12 rodadas para terminar o campeonato brasileiro Vasco, Corinthians, São Paulo, Botafogo, Fluminense e Flamengo tem chances de disputarem o título. O Corinthians com a volta de Adriano e o São Paulo com Luis Fabiano ganharam uma tremenda vantagem psicológica sobre os rivais. O Vasco estruturado por Ricardo Gomes e muito bem substituído por Cristovão Borges lidera e não quer deixar a peteca cair. O Fluminense depois de um começo difícil faz uma boa campanha no returno e o Flamengo além de Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho tem um técnico experiente e vitorioso no comando. O título ficará nesse sexteto Rio-São Paulo. E ainda dizem que campeonato de pontos corridos é ruim.

Para se perguntar. O que é bom então? Desde 2008 o torneio se decide na última rodada com um bom público e partidas muito bem disputadas. Em 2011 o nível técnico do torneio melhorou muito com a vinda de vários jogadores repatriados e boas revelações. Lembro aos saudosistas do mata-mata de que a principal maracutaia desse ano aconteceu no campeonato brasileiro da série C. E não era pontos corridos o sistema da competição.

Anúncios

12 Respostas to “RESUMO DA ÓPERA – 07/11/2011”

  1. guinablog Says:

    O pior Abdul, foi a última do Eduardo Paes. Acenou com a possibilidade de a FIFA receber entrada inteiras, só que os estudabnntes e aposentados continuariam pagando meia entrada.
    O absurdo da “idéia” do prefeito do Rio, é que o estado (isso sim!!!???) pagaria a diferença para a pobrezinha da FIFA.
    War, Now!!!!!!!!!!!!

  2. guinablog Says:

    Ah, já ia me esquecendo, a imprensa a opinião pública, prefere policiar o humor no “caso Rafinha Bastos” (se bem que ele exagerou!) do que cobrar essa declaração infame do Eduardo Paes. É o Brasil, o país do futuro!!!!!!

  3. Reginaldo Alves Says:

    Ótimas suas colocações, Abdul…

    Considero a política brasileira um caso perdido, pelo menos se depender da mentalidade arcaica de gestão administrativa que impera por aqui, como por exemplo a de “beleza, vamos fazer isso desde que eu embolse algum”, ou ainda “me ajudem colegas, não esqueçam que uma mão lava a outra”. Enquanto aceitarmos tudo isso, não haverá mudanças nesse sentido.

    Jornalismo esportivo no Brasil é outro LIXO, aliás há um bom tempo chega a ser uma ofensa chamar o “conteúdo” de certos órgãos de imprensa parciais e anti-éticos de “jornalismo”.

    Sobre a fórmula de disputa do Brasileirão, uma breve estatística para os defensores do mata-mata: estamos na nona edição do campeonato por pontos corridos; das oito anteriores, CINCO foram decididas na última rodada (2004, 2005 – falcatruas à parte – , 2008, 2009 e 2010); e pelo jeito, em 2011 será assim também, pois não há um time que se destaque tão à frente dos demais. Se por acaso voltarem com o mata-mata, boa parte desses mesmos defensores irão dizer depois de algum tempo: “puxa, éramos felizes e não sabíamos”.

    Lendo o blog… abraços e bom retorno, Abdul!

  4. Marcelo Abdul Says:

    Ou seja, o senhor Eduardo Paes deseja que o dinheiro de nossos impostos paguem Joseff Blatter. E ele nem ficou vermelho de vergonha. Vão votar uma lei para fazer uma “pequena exceção” na meia entrada nessa Copa. Eu não curto a meia entrada. Acho os moldes atuais um absurdo. Acho que apenas os estudantes do ensino fundamental e aposentados poderiam ter direito a ela. Mas leis são leis. Vão passar por cima da Constituição mais uma vez na maior cara de pau. Se os nossos políticos tivessem vergonha na cara, mandavam a Fifa passear.

  5. Marcelo Abdul Says:

    Pois é. Batem no “pobre” do Rafinha pela piada estúpida dele, mas se esquecem da absuda frase do Eduardo Paes. Esse é o Brasil. Esse é o eleitor brasileiro. Não é a toa que Tiririca foi o deputado mais votado do país.

  6. Marcelo Abdul Says:

    Oi Reginaldo. Também considero a política brasileira um saco de esterco. Não vejo salvação no contexto atual. Mas para mudar esse estado de coisas a população precisa se mexer. E não é o caso. Eu tenho evitado assistir e ver certos programas e outras mídias ditas de “jornalismo”. É de dar nojo o que esses veículos de comunicação fazem. Tratam o leitor como um imbecil. É de dar dó. Vamos fazer o seguinte exercício Reginaldo. Desde a adoção dos pontos corridos em 2003 aconteceu alguma virada de mesa? Um campeonato de um ano terminou no outro? O público piorou? Pelo contrário. Até disputas contra o rebaixamento tem um grande interesse. Já é uma grande evolução. E tem gente que quer voltar no passado. Aí não né?

  7. Reginaldo Alves Says:

    Tirando aquela pouca vergonha da Máfia do Apito em 2005, que culminou com a anulação de 11 jogos beneficiando justamente o Corinthians, a resposta para todas essas perguntas é NÃO, desde a adoção dos pontos corridos. Seria um baita retrocesso se voltassem com o mata-mata. Já basta a Libertadores e a Copa do Brasil. Por que o Brasileirão também tem que ser no mata-mata?

    Quero ver se algum defensor do mata-mata gostaria de ver seu time correndo o risco de jogar o Brasileirão só até, digamos, metade de outubro, ter que assistir as finais pela TV e aguardar até metade de janeiro pra ver seu time em campo pelo estadual. Três meses sem ver jogos do seu time é dose, não?

    Falando em estadual: bem que poderíamos ter um Paulistão bem mais enxuto, com no máximo 16 clubes, não? Mas aí já é querer demais da FPF…

    Abçs

  8. Marcelo Abdul Says:

    Pode perceber Reginaldo que até o interesse pela Série B aumentou. Hoje é até vantagem para um clube como o Bragantino disputar uma série B com pontos corridos. Quando nos campeonatos antes de 2003 tivemos isso? Agora até tem uma série D.O calendário do campeonato paulista vai de Janeiro até Maio. Um absurdo. A CBF deveria encolher os estaduais para que os jogos da seleção não atrapalhe os jogos dos clubes como vem acontecendo. Mas nada mudou. O calendário de 2012 é quase o mesmo. A CBF concorre com os times brasileiros. Ao invés de ajudar faz o máximo para atrapalhar. A pergunta é.. Por que esses dirigentes reelegem seguidamente um cara que os prejudica?

  9. Reginaldo Alves Says:

    Por que esses dirigentes reelegem seguidamente um cara que os prejudica?

    =========================

    Resp.: Intere$$es, meu caro… 😉 Simplesmente isso.

    Sem mais.
    Abçs

  10. Marcelo Abdul Says:

    Abraços.

  11. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Dilma = mais do mesmo.

  12. Marcelo Abdul Says:

    Acólita do Lula. Só está na presidência graças a ele. Finge que é uma coisa e por trás é outra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: