O ROCK IN RIO ERROU!

by

Roque in Rio? só ser for esse!

A ideia desse post surgiu após um comentário no blog do meu amigo Guina.

Para falar a verdade eu nem iria comentar muita coisa sobre esse tal “Pop in Rio” que acontece na cidade maravilhosa. .

Porque chamar artistas como Cláudia Leite, Rihanna (apesar de ser deliciosa) e Kate Perry para tocar num festival chamado de “rock” é sacanagem.

Mas se tratando dos Medinas tudo é válido. Até se apropriar do forte nome “rock” pra divulgar trezentas bandas pop por aí. Isso não é novidade. Até no primeiro Rock in Rio tivemos que suportar pérolas como Eduardo Dusek, Elba Ramalho e Moares Moreira num ecleticismo nunca visto na história da música. Até aí dou palmas para o Roberto Medina por seu pioneirismo.

Mas as palmas vão até a página três. Não vou ser saudosista e me remeter ao ano de 1985 para dizer que o festival nos tempos “brizolisticos” foi muito melhor que os atual, porque eu vou simplesmente chover no molhado. Aquele Rock in Rio matou a pau e fim.

O fato é que o festival virou uma empresa. O “Rock in Rio” hoje é uma marca. Que já até produziu shows em outros países como Portugal e Espanha. A indústria da música hoje, apesar de todos os golpes que ela sofreu com a internet continua firme e forte.

Portanto não são nada surpreendentes as reclamações da galera em relação ao festival. Se Woodstock representou o ápice da liberdade musical da juventude, o Rock in Rio hoje é a banalização de tudo isso. Atrações datadas, apresentações sofríveis e risíveis de alguns músicos (Mike Patton e seu italiano enrolado foi o auge), bandinhas emo, cantoras que imitam o jeito Madonna de ser para aparecer mais do que a música. Sem falar no mala mór Axl Rose em seu projeto solo que se chama Guns n Roses. Enfim…

Chamar isso de rock é ofender Robert Johnson, Muddy Waters, Holliw Wolf, Chuck Berry,Elvis, Beatles, Stones. Mudem pra “Pop in Rio”, ou “Shit in Rio”. Não troco um show no Blackmore Bar para ver uma merda dessa.

Triste ver que o festival se tornou um pastiche de si mesmo. Humberto Gessinger e Lobão foram proféticos em suas letras.

Gessinger ao afirmar que “a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerante”.

E o grande Lobão ao cantar em prosa e verso que “O Rock Errou”.

Anúncios

4 Respostas to “O ROCK IN RIO ERROU!”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Concordo.
    Na verdade tirando Motorhead, Mettalica, System of a Down, Evanescence e Guns n´Roses, o resto é tudo pop.
    Mas se o desvio ficasse apenas no Stevie Wonder, Jamiroquai, Lenny Kravitz, Joss Stone e outros ainda vá lá.
    Mas meu, o que trouxeram de merda é brincadeira.
    De fato o Rock in Rio é a antítese de Woodstock.
    E essa música do Lobão é qualquer coisa de fodástica.
    Salve os anos 80 !

  2. Marcelo Abdul Says:

    O Medina fez uma salada pra lá de indigesta na minha opinião. Viu grana em primeiro lugar e esqueceu da qualidade. Ainda bem que nem sai de casa pra ver essa merda. E Lobão…puta que o pariu! Essa música foi profética.

  3. guinablog Says:

    Não é saudosismo Abdul, mas os anos 80 foram absurdamente criativos em matéria de música. Se bem que a modernidade e as inovações criativas que a tecnologia permitem hoje, deixaram os “músicos” atuais bem mais preguiçosos.
    E a salada de gêneros músicais da atual edição têm de tudo, menos rock!!!

  4. Marcelo Abdul Says:

    Não é a toa que muitas dessas cantoras tocam com playback. Os anos oitenta foram um dos mais promissores na história da música. De fato foi uma década bem criativa. O problema é que hoje continuamos a ter muitos músicos e bandas muito boas, mas elas não tocam na rádio. Daí a mediocridade geral impera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: