ADEUS TWITTER!

by

O Twitter surgiu como uma ferramenta que facilitaria a vida das pessoas devido ao seu poder de alcance não só nos computadores, mas em tablets, celulares e outros instrumentos de comunicação. Parecia que a democracia havia finalmente chegado à rede.

Mas as coisas não são bem assim…

O Twitter é uma empresa. Um instrumento corporativo e sujeito a interesses comerciais. Não tem nada de “democrático” nele.

Se a intenção era promulgar a pluralidade de ideias na rede a máscara acabou de cair ontem.

Ontem, o protesto com a tag #foraricardoteixeira foi parar na liderança dos trend topics mundias.

Mas de uma hora para outra, o hashtag sumiu.

O Twitter alegou que o programa detectou a mensagem como spam devido ao grande número de mensagens mandadas ao mesmo tempo.

Ok. A desculpinha no começo se tornou até razoável. Todos nós sabemos que o spam é chato e incômodo.

Mas aconteceu uma coisa que desmascarou a desculpa “anti-spam” do Twitter.

Cientes de que a empresa não aceitaria mais a hashtag #foraricardoteixeira foi substituída por outras como #caiforaricardoteixeira e #foraoficial.

No Brasil os trends topics apontavam a liderança e o sucesso da empreitada contra o senhor de engenho da CBF.

nos trends brasucas o protesto anti-Teixeira está na frente

Mas estranhamente a mensagem não aparecia nos trends mundiais.

Mas o curioso é que as mensagens sobre Vera Ficher, que mais uma vez foi internada numa clínica de reabilitação, apareceram logo abaixo nos tópicos brasileiros abaixo do protesto contra o Teixeira.

Agora vejam que curioso. Vera Ficher também aparece nos tópicos mundiais.

trends mundias: a Vera está lá, mas cadê o Ricardinho?

Agora vem a pergunta. Se nos trends brasileiros a Vera Ficher está abaixo do “fora teixeira” na parte brasuca porque ela está na frente do mesmo nos tópicos mundiais?

Curioso não? Ricardo Teixeira nem aparece. Se isso acontecesse estaria na liderança dos trends mundias e seria uma bomba para a imprensa esportiva mundial. Afinal um protesto dos internautas brasileiros contra o presidente do comitê organizador do mundial 2014 seria desagradável para Blatter e Valcke. Pessoas de grande estima como se viu nas reportagens da BBC.

Não quero parecer o louco da teoria da conspiração mas que tem caroço nesse angu isso tem. Afinal o Twitter é uma empresa como a Microsoft e a Apple. Tem vários interesses financeiros. Quer ganhar dinheiro e não propagar a democracia e a liberdade de expressão. No final é tudo “business”.

Particularmente falando sempre achei o Twitter um lixo. Afinal qual a finalidade de se usar um programa em que você pode soltar poucas frases e dar recadinhos do tipo “Fui até a padaria e comi um pão com manteiga”? Para mim isso não fazia o menor sentido.

O jornalista Fábio Sormani da Jovem Pan exemplificou bem o que é o Twitter. “É dar revolver para macaco”. Porque se isso acontece ele dá tiro pra todo lado e acaba ferido ou ferindo alguém. Claro, se você é obrigado a escrever frases curtas você inconscientemente é obrigado a criar impacto.

Sinceramente eu não preciso disso. Não quero que minhas frases saiam numa coletânea no “melhor do twitter” por aí. Vivi muito tempo sem ele e não me faz diferença nenhuma no dia a dia. Esse lance de escrita resumida e pedante não é comigo.

Portanto dei um chute na bunda da ferramenta. Não quero participar de uma coisa que claramente é uma farsa e não me agrada do ponto de vista linguístico.

##adeustwitter

##atenuncamais

Anúncios

8 Respostas to “ADEUS TWITTER!”

  1. GUINA SP10 Says:

    Eu naum tenho twitter. Nem sei mexer nisso. Sou um analfabeto cibernético. hahahahaha
    Pelo menos desse mal não sofro. rsrsrs

  2. Marcelo Abdul Says:

    Eu fechei a minha conta. Twiiter é uma ferramenta pedante, chata. Um autoanabólico da vaidade.

  3. José Roberto Says:

    Estou enviando a todos valorosos, preocupados vereadores preocupadíssimos com o destino da cidade de São Paulo.

    SR. VEREADOR (A)

    VOCÊ QUE TEM O PODER SOBRE OS DESTINOS DA CIDADE, PORQUE NÃO SOLICITA AOS DEPUTADOS E SENADORES DO SEU PARTIDO PARA QUE APROVEM ESTA LEI NO BRASIL?

    CONTAMOS COM SUA VALIOSA COLABORAÇÃO!

    “SEJA UM CIDADÃO CONTRA A CORRUPÇÃO”

    China: Ex-vice-prefeito de Hangzhu condenado à morte por corrupção
    O ex-vice-prefeito da cidade turística chinesa de Hangzhu Xu Maiyong foi hoje condenado à morte por corrupção, informou a agência oficial Xinhua.
    Xu, de 52 anos, foi declarado culpado de subornos, peculato e abuso de autoridade, de acordo com a sentença de um tribunal da cidade de Ningbo, na província de Zhejiang (da qual Hangzhu é a capital). O antigo “número dois” da cidade entre 1995 e 2009 também foi privado dos direitos políticos e todas as propriedades foram confiscadas. Segundo a sentença, Xu utilizou a posição privilegiada para beneficiar ilegalmente de 22,2 milhões de dólares e influenciar a adjudicação de contratos, assim como ajudar empresas a conseguir terrenos, isenções fiscais e outros benefícios

  4. Marcelo Abdul Says:

    José Roberto. Vai ser duro eles aprovarem essa lei hein? Se ela fosse promulgada teríamos que ter novas eleições no Brasil pois mais da metade dos políticos estariam no caixão e as suas famílias tinham que pagar a bala que os matou. Haja bala! O problema é que nem para a prisão esses políticos vão. Pelo contrário. Eles sempre voltam e mamam nas tetas dos impostos que o povo paga. Se pelo menos eles fossem presos e ficassem um bom tempo na cadeia já seria bom demais.

  5. Vinicius Says:

    porra fera, muito bom seu post, concordo plenamente com tudo, ta de parabéns!

  6. Marcelo Abdul Says:

    Valeu Vinicius. Obrigado. 🙂

  7. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Se viu a resposta não oficial do twitter ?

    http://www.spfc.net/news.asp?nID=60686

  8. Marcelo Abdul Says:

    Com certeza a empresa Twitter terá uma boquinha na Copa do Mundo. Liberdade de expressão o caralho. Eles querem é grana. Tchau Twitter. Não apoio empresas que censuram os seus próprios adeptos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: