O MAIOR DA AMÉRICA

by

Uruguai 3 x 0 Paraguai

Para quem duvidava que o futebol uruguaio passa por um processo de renascimento, todas as questões foram dissipadas hoje. A celeste olímpica goleou o Paraguai por 3 x 0 e se torna o país com maior número de títulos da Copa América.

Um prêmio para os comandados de Oscar Tabarez que no ano passado surpreenderam na Copa da África do Sul com uma brilhante quarta colocação. Lembremos que o Uruguai desde 2006 é o único time sul americano a ficar entre as quatro melhores seleções do planeta. Situação que nem os badalados Brasil e Argentina conseguiram.

Lugano levanta a taça: O Uruguai é campeão da Copa América

Hoje no estádio Monumental de Nunes o Uruguai se impôs logo de início. Com uma marcação adiantada na frente, a celeste olímpica fez uma blitz impiedosa contra a retaguarda paraguaia nos primeiros quinze minutos. Infelizmente o árbitro brasileiro Sálvio Espínola deixou de marcar um pênalti escandaloso de Ortigoza logo de início. Os guaranis tradicionalmente, armaram uma retranca monstruosa esperando o erro uruguaio ou quem sabe o título nas mãos de Justo Villar numa nova cobrança de pênaltis.

Mas a sequência de prorrogações nas quartas e na semifinal foram fatais para as pretensões paraguaias. Inferior tecnicamente , o Paraguai estava cansado e era incapaz de marcar as perigosas investidas de Forlán e Luiz Suárez. Aos onze minutos o centroavante celeste recebeu uma bola do lado esquerdo da área paraguaia e chutou forte. A bola ainda desviou em Verón bateu na trave e entrou nas redes de Justo Villar. Estava aberto o caminho para a décima quinta taça uruguaia.

O Paraguai, desnorteando tentava organizar um relativo domínio no meio campo, mas era travado pela forte e até violenta marcação celeste. Os minutos passavam e os guaranis não levavam perigo ao gol de Muslera. Quase no final do primeiro tempo, Forlán recebeu livre numa falha da retaguarda adversária e marcou o segundo gol de pé esquerdo. Era o fim de um longo jejum de um ano do camisa dez uruguaio. Maior artilheiro da história do selecionado.

Suárez: o artilheiro uruguai abriu o caminho do título

Na segunda etapa, o Paraguai estava menos defensivo e mais calmo depois da tempestade. O raçudo atacante Valdez até emendou uma bola na trave de Muslera numa tentativa vã de diminuir o prejuízo da péssima estratégia paraguaia no primeiro tempo. O Uruguai levou o jogo no banho maria e com muita lucidez administrou a vantagem com brilhantismo. Aos 44 numa linda jogada de contra ataque que começou num chapéu de González, Suarez tocou de cabeça para Forlán colocar a pá de cal na seleção paraguaia. Os 3 x 0 no placar foi uma recompensa ao time que quis jogar futebol não apenas na final, mas em todo o torneio.

Forlán: a estrela uruguaia brilhou na final

Com raça, determinação e também muita técnica o Uruguai volta ao topo da América do Sul. Uma lição nos tempos de moleques mimados, jogadores fraldinhas e vaidosos que julgam uma seleção como um mero divertimento para suas entediantes vidas de celebridades futebolísticas.

Ledo engano. O Uruguai nos prova que a paixão por uma seleção pode existir. E que o sangue na camisa pode ser muito mais recompensador do que um mero topete.

 

Anúncios

4 Respostas to “O MAIOR DA AMÉRICA”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Merecido

  2. Marcelo Abdul Says:

    Conquista justa. Foi a melhor seleção do torneio disparado. Aliás, o Uruguai é o maior time de toda a América, já que o o país foi o único do continente “descoberto” por Colombo a figurar entre os quatro primeiros de uma Copa. De 2006 para cá só o Uruguai.

  3. GUINA SP10 Says:

    Soy Celeste!!!!!
    Acabou muito bem esta final. A América está em boas mãos.
    Como tem alma esse time!

  4. Marcelo Abdul Says:

    Lembra de 1950? Time uruguaio com alma e Copa no Brasil chegando…MEDO” Só um detalhe. Os jogadores brasileiros de 1950 tinham muito mais alma e garra que essa seleçãozinha de fraldas do Mano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: