O MAIS BELO RIO

by

O internauta que costuma a acessar diariamente o meu blog deve ter se perguntado porque os jogos da seleção brasileira na Copa América não estão sendo postados.

A explicação é bem simples:Eu não estou vendo os jogos.

Preguiça? Não. Falta de entusiasmo mesmo.

A seleção brasileira para mim não é a mesma coisa que há 25 anos atrás. Quando era moleque até cabulava as aulas do saudoso E.E.P.S.G. Rodrigues Alves para assistir os jogos do Brasil. E era cada partida…

Hoje em dia, não consigo ver uma partida da seleção canarinho sem dar um bocejo. Pior, durmo feito um urso Panda no meio da gritaria desenfreada do Galvão Bueno. Quem é que sobe? Eu durmo e com gosto. Não há remédio melhor para a insônia do que assistir a um jogo da seleção brasileira.

Até já sei. Virão os “Pachecos” de plantão. Os torcedores adeptos do samba, suor e cerveja que irão encher o meu saco falando que o Brasil é “cinco vezes campeão do mundo”, “melhor futebol do planeta” e todas aquelas afirmações que estamos cansados de ouvir.

Primeiro, “melhor futebol do planeta” onde mané? Só se for no futsal. No futebol de campo masculino a última seleção campeã do Mundo se chama Espanha. Que eu saiba, o Brasil não passa das quartas de final há dois mundiais.

É dureza. Por muito tempo separei as canalhices de Ricardo Teixeira do time do futebol. Até porque o esporte é completamente podre por dentro. Está aí a Fifa como exemplo. Mas hoje é muito difícil não fazer essa associação.

Por mais que tente, não consigo sentir nenhuma simpatia pela seleção atual. Ela me soa nojenta e mascarada, cheia de jogadores fraldinhas que adoram se esconder no Ipod e dizer palavras ensaiadas em entrevistas. E ainda com um presidente acusado de vários casos de corrupção e que deseja ferrar o clube pelo qual torço, vocês querem que eu faça o que? “Vibre e cante” com a seleção brasileira?

Não dá. Não tenho cara de pau de nem estômago pra isso. Seria muita hipocrisia da minha parte. Nos últimos anos assisto a seleção como um espectador neutro. Pode ganhar a Copa ou perder para a Venezuela. Para mim tanto faz.

Quem sabe um dia o entusiasmo volte. Quando nós percebermos que a seleção brasileira tem jogadores e técnicos que realmente representem o futebol de nosso país. Sem duvida, muitos torcedores sentem o mesmo. A maioria  prefere torcer para os seus clubes de coração  do que para a equipe de Mano Meneses. Isso é fato público e notório.

Afinal de contas como escreveu Fernando Pessoa, “O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia”.

2 Respostas to “O MAIS BELO RIO”

  1. GUINA SP10 Says:

    Abdul, eu te garanto que o dia em que o ditador for destronado do trono, a paixão vai voltar.
    Por enquanto segue postando sobre a verdadeira seleção.
    Vai SP!!!!!!!!!!!

  2. Marcelo Abdul Says:

    Talvez volte. Mas o estrago já está feito. Oxalá o ditadorzinho da CBF caia. Já é um bom começo.

Deixe um comentário

