O CAMINHO DA VASSALAGEM

by

São Paulo assina com a Globo: monopólio eterno

O São Paulo assinou ontem com a Rede Globo, os direitos de transmissão do campeonato brasileiro até 2015. Logo o São Paulo, um dos principais responsáveis pelo processo licitatório do Clube dos Treze.

Ninguém é burro de contestar a força, marketing e o alcance da Rede Globo no Brasil e no mundo. Sem dúvida é a melhor emissora do país tecnicamente e também comercialmente. Um campeonato brasileiro ou qualquer evento patrocinado por ela vai trazer mais vantagens para os clubes do futebol.

O problema é o método pelo qual a emissora platinada resolveu conseguir esses direitos. Num país capitalista, um dos alicerces é a livre concorrência e o direito do indivíduo escolher o produto que deseja usar. Por isso a Volks, a GM, A Hundai, a Ford entre todas as outras marcas de carro existem. Porque há mercado e livre concorrência para o consumidor escolher o melhor para si.

Desistir de um processo licitatório legítimo para depois negociar individualmente com os clubes de futebol não foi um ato dos mais nobres. Pelo contrário, prejudicou o futebol brasileiro porque colocou os direitos de transmissão no colo da CBF e implodiu o Clube dos Treze, uma das esperanças de independência dos times brasileiros em relação a entidade dirigida pelo controverso Ricardo Teixeira.

Teixeira que usou de métodos nada convencionais para minar o processo licitatório porque a CBF e a Rede Globo tem uma relação de longa data. Para isso teve a ajuda de seu amigo Andrés Sanchez claramente dirigido e envolvido em maiores lucros individuais para o Corinthians. Depois “vendeu” alguns títulos brasileiros ao Santos, Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro e ao Flamengo e entrou em acordo financeiro com outros times como o Botafogo e Vasco.

A Rede Globo simplesmente “fugiu”. Ao invés de entrar numa disputa referendada por um orgão federal, por receio de perder os direitos por uma oferta melhor desestabilizou o processo. Foi covarde, mesquinha e desonesta. Se a emissora dos Marinhos tinha toda essa capacidade financeira, porque ela não entrou na disputa com as outras concorrentes como a Record e a Rede TV?

Quem perde com isso são os clubes. Num processo licitatório ganha quem consegue oferecer mais vantagens e lucros para os envolvidos. Mas as agremiações brasileiras seguiram o caminho da vassalagem e o torcedor vai ser obrigado a ver jogos depois das dez horas da noite, depois da novela e do BBB até 2015.

Mas o pior ainda está por vir. Com o Clube dos Treze na UTI, o campeonato brasileiro do ano que vem pode voltar ao velho mata-mata. Logo agora que o brasileiro de pontos corridos trouxe uma estabilidade nunca antes vista na história do futebol nacional.

Preparem-se torcedor.  A Timemania dois, três e quatro vem por aí para tentar salvar as besteiras que o seu cartola faz no presente. No final eles sempre querem que você pague a conta.

Anúncios

4 Respostas to “O CAMINHO DA VASSALAGEM”

  1. GUINA SP10 Says:

    Enquanto haver torcedores que naum separam a paixão futebolistica da razão, eles vão deitar e rolar. O torcedor comum naum consegue sepoarar as coisas…e eles vão ganhando sobrevida com isso. É triste o estado de conformismo brazuca.

  2. Marcelo Abdul Says:

    Verdade. Muitos torcerdores colocam o clube acima dos seus valores pessoais. “Estádio pro meu time? Que se dane que o dinheiro seja público”. Essa é a triste realidade de um eleitor alienado.

  3. Geraldo "JASON" Lina Says:

    A maior decepção da minha vida de torcedor.
    O JJ levantou a bandeira, não soube fazer o jogo dos bastidores, perdeu a guerra e se dobrou da maneira mais vergonhosa da história do nosso clube.
    Os modinhas não falam, mas isso é muito mais grave do que a tal reeleição tão criticada pela mídia sãopaulina.
    Se dobrou ao poder corrompido. Se fosse pra terminar assim, não deveria ter se rebelado.
    Vergonha.

  4. Marcelo Abdul Says:

    Lina, eu acho que o Juvenal não levantou bandeira nenhuma. Essa é a verdade. Ele nunca se manifestou claramente contra a CBF. Nunca falou mal do Ricardo Teixeira e nem da Globo. Essa bandeira foi mais levantada pelo torcedor são paulino mesmo. O Juvenal só mostrou o que realmente é. Depois do episódio da Taça das Bolinhas e da sua re-reeleição isso não me surpreende em nada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: