O SONHO DA CASA PRÓPRIA

by

Por Aguinaldo Rorigues

Qualquer um sonha com uma casa boa e confortável.

Fidel e Paulinho não são diferentes.

A vida nos surpreende todos os dias e alguns desprovidos de bom senso cometem absurdos que nos distânciam de sonhos possíveis. Esses mesmos esperam o milagre das facilidades.

Fidel era um destes, não tinha recebido a útopia do socialismo do xará famoso. Era desprovido do senso coletivo, e de semelhança com o xará cubano, só tinha o mau hábito de cultivar críticas aos vizinhos, nesse caso o Paulinho.

Esses dois vizinhos se conheciam e se estranhavam há anos, eram tidos nas cercanías como velhos rivais. Mas por mais que tentassem uma aproximação, dificilmente se acertavam.
Com o passar dos anos, Fidel e Paulinho colecionaram os erros que todo mundo adquire ao longo da vida.

Os dois sempre brigaram para definir quem tinha a melhor casa.

Paulinho conseguiu com muito esforço durante sua jovem vida, construir uma casa grande e aconchegante na zona sul da grande metrópole em que ele e Fidel vivem.

Já Fidel construiu um sobrado na zona leste da metrópole. Cercado de árvores e rodeado por um rio, que em outros tempos já fora navegado.

O tempo e a modernidade acabaram por deixar os dois vizinhos com moradias obsoletas. Longe da comodidade e praticidade que uma casa nova proporciona nos dias de hoje.
Diante da situação, Paulinho foi a luta, correu na loja de materiais de construção mais próxima da sua casa e comprou o material necessário para começar a ampliação da sua casa. Mesmo fazendo um acordo arriscado com o pedreiro que tocaria a obra, Paulinho foi ousado.

Ele ainda enfrentou toda a burocracia que uma obra dessas exige, e sofreu.
Já o senhor Fidel não se preocupou com a ampliação ou reforma do seu sobrado não. Resolveu construir uma nova casa, pensou grande.

Procurou um influente político para quem um dia tinha feito favores. Exigiu um terreno, uma planta e pediu um pedreiro para tocar a obra.

Recebeu a promessa de realização de um projeto bem moderno.

Enquanto a obra do Paulinho ía andando aos trancos e barrancos, cheia de problemas que só uma obra dessas causa, o senhor Fidel vivia vislumbrando a possibilidade de não gastar nada, mas não falava nada do plano para sua família.
Seus filhos contavam para os amigos da escola do projeto da casa nova, as vezes até se gabavam de ter um pai tão corajoso em investir dinheiro numa nova casa, em época tão dificil.
Era um herói no bairro, tinha muitos admiradores por sua longa história de conquistas. Era muito popular.

O tempo passou e Paulinho continua sofrendo com sua obra. Tem desavenças com o pedreiro e preocupação com o boleto de prestações que adquiriu no depósito da esquina. Se ele soubesse o que Fidel fez…
Já fidel continua esperando o político influente. Enquanto ele não chega, continua a contar vantagens para toda a vizinhança. E seus filhos nem desconfiam da estória contada pelo pai.

Os dois continuam lutando pelo direito da casa própria.
Paulinho não para a obra, já o senhor Fidel aguarda.

Contar com promessa de político é muito complicado!

Continua…

Anúncios

14 Respostas to “O SONHO DA CASA PRÓPRIA”

  1. GUINA SP10 Says:

    Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com instituições desportivas brasileiras terá sido mero acaso.

  2. Marcelo Abdul Says:

    Imagina! Isso nem passou pela minha cabeça. Eh Eh Eh.

  3. GUINA SP10 Says:

    Será que a exemplo do xará cubano esse Fidel daqui, pode tambem tropeçar nas próprias pernas e cair? Se ele se machucasse seus filhos e amigos sofreriam muito?

  4. Marcelo Abdul Says:

    Sim. Afinal de contas ambos prometeram mundos e fundos a seus filhos e como estamos vendo…

  5. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Sensacional.

  6. Hannibal Says:

    Essa é a realidade, o Paulinho demorou quase 20 anos, com muito sacrifício hoje tem uma boa casa, fatura bem e que depois de algumas reformas recentes não deverá em nada pra outras casas.

    Já os demais dependem da boa vontade alheia, uns alugando a própria casa por 30 anos, outros querendo que os vizinhos banquem.

    Ser honesto é difícil mas compensa.

  7. Marcelo Abdul Says:

    Muito bom. O Guina como sempre detonando.

  8. Marcelo Abdul Says:

    Verdade. E o legal é que o Paulinho não vai ficar devendo 30 anos pra ninguém como os outros não é?

  9. José Roberto Says:

    Esquecemos de um detalhe. O Fidel tempos atrás sabidão como é tentou dar um aplique nos mafiosos vindos de outras bandas que por sua vez prometiam mundos e fundos, de olho na modesta casa do Fidel promoveram feijoadas, churrascadas com carne argentina, tudo para impressionar, promessa de construir uma casa nova, bem grandona.
    Pressionados pelo MP, Pol. Federal fugiram do país.
    Deixaram na praça uma dívida de 65 milhões, que o sr. Fidel não pagou.
    Seu Fidel ainda tentou arrancar algum dessa turma, inclusive foi até a masmorra onde se escondem mas não obteve exito.
    Sem casa, sem dinheiro, com os filhos vivendo e se alimentando de ilusão seu Fidel correm atrás do Kemsab, famoso bitura de aeroporto, que por sua vez tenta ajeitar uma falcatrua aqui, um desvio de verba ali, de olho nas próximas eleições, deu até um passa moleque no padrinho político o famoso Zé Ferra.
    Moral da história, como diz o velho e bom ditado: “DE ILUSÃO TAMBÉM SE VIVE”.
    Do outro lado da cidade a casa do Paulinho tá sendo reformada de acordo com o passo que o Paulinho pode dar.
    Alguma dúvida que um dia ficará pronta, paga, sem calote na praça?

  10. Marcelo Abdul Says:

    Eu acho que o Sr. Fidel ainda tem muita amizade com o pessoal que fugiu do MP e da PF.

  11. José Roberto Says:

    Mas até o momento não se manifestaram para construir o Puleirão da Vergonha.
    O cara de areia mijada está louquinho para trar uma cascona nos cofres públicos.
    Ouvi a declaração do Promotor Público que assinou o TAC corica, prefeitura no caso do terreno que as galinhas deveriam ter devolvido e não fizeram, só que deixou bem claro que não pode entrar dinheiro público na construção, na retirada dos dutos, tem que investir se não me falha a memória 6 milhões em 1 ano e o total até 2019, se não cumprir o que assinou perderá tudas as benfeitorias que realizar e ainda será executado no valor total da dívida de 12 milhões imediatamente.
    Acho que ficou pior pro curica, o que o MP quis dizer com essa “Facilidade”?
    Depois não reclame dizendo que não facilitamos as coisas.
    Jogou toda responsabilidade em cima do clubico.
    E agora cada de abacaxi, vai buscar dinheiro aonde?
    A Odebrecht até agora não assinou o contrato, não quer se comprometer com o total da obra, até topa começar desde que seja em partes porque sabe que levará um belo calote e amanhã o próximo presidente pode alegar que o compromisso não foi assinado por ele.
    Veja o uqe está acontecendo com a Arena das Porquinhas.
    Mas na cabeça dos tontos errado é o São Paulo que mamou nas costas do governo segundo eles, só que levou 18 anos para construir o Morumba.

  12. Marcelo Abdul Says:

    A Obedrecht quer garantias financeiras do Corinthians para iniciar as obras segundo informam alguns periódicos. Essas “facilidades” para o estádio corintiano são uma vergonha para o povo paulista. A pergunta é a seguinte: de onde virá o dinheiro do Corinthians? É bom nós ficarmos atentos porque se prepara um dos maiores assaltos dos cofres públicos que essa cidade já viu.

  13. GUINA SP10 Says:

    Meus caros, a história só ganha contornos mais sombrios. Não sei se vcs estão sabendo, mas o governo carioca agora inovou na “arte da ilusão” popular” declarando que depois de uma reforma astronômica, o Maracanã vai passar para a administração privada, isso mesmo, depois de utilizar mais de 1 bilhão dos cofres públicos, o complexo todo (maranãzinho, Célio de barros) passará a ser administrado por um grupo privado. É hora de acabar com a farra destes canalhas. Se fosse para privatizar, abrisse concorrência antes dessa absurda reforma. Brasil, que país é esse…

  14. Marcelo Abdul Says:

    Eu não sou tucano mas a canalhice e roubalheira pública desse governo petista é algo assustador. Um partido que por anos que se dizia “ético” e contrário a todas as roubalheiras públicas agora se torna o partido mais sem vergonha da história desse país. É Delúbio e José Dirceu voltando. É sapo Cururu mandando mais que a presidenta da república. Esse país está caindo no buraco enganado pela propaganda falsa dos falastrões do PT. Os mesmos que votaram contra o plano real e agora não conseguem segurar a inflação e a roubalheira pública. Pan, Copa do Mundo, Olimpiada. E faltam hospitais e escolas. Se eles acham que nós vamos ficar calados vendo tudo isso eles estão redondamente engandos. E a bronca não vai ser pelo Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: