CAMPEÕES BRASILEIROS OU NÃO?

by

A nomenclatura importa mais que o valor do título?

Bahia, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos recentemente fizeram uma espécie de “dossiê”junto a CBF para que os títulos da Taça Brasil (disputada de 1959 a 1968) e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (ou Robertão e Taça de Prata) sejam reconhecidos como títulos brasileiros.

Confesso que tenho muitas dúvidas a respeito da reivindicação desses clubes. Portanto não esperem uma opinião definida desse blogueiro, porque nesse caso, estou na turma do muro. Afinal, porque eles querem algo que efetivamente eles já tem? Sim, porque a Taça Brasil e o Robertão eram os maiores torneios nacionais da época e tinham o mesmo valor de um campeonato brasileiro hoje. Qual a diferença? A nomenclatura? Isso não é desvalorizar algo que foi ganho no passado?

Pesquisei na internet e achei o blog do Odir Cunha. Um dos maiores historiadores do futebol brasileiro e santista de coração. O jornalista foi um dos responsáveis pela pesquisa e realizou o dossiê entregue para a CBF. Suas justificativas para uma homologação desses títulos são bastante plausíveis, mas algumas questões deixam muitas dúvidas. Por exemplo, é justo declarar um time “campeão brasileiro” tendo feito apenas quatro jogos como o Santos fez em 1963? Em 1967 e 1968 teríamos então dois campeões brasileiros já que a Taça Brasil e o Robertão foram disputados nesses anos? O Palmeiras então seria uma espécie de campeão de “Torneio Apertura e Clausura” em 1967 porque venceu ambas as disputas?

Muitos podem achar a questão bem simples, mas isso é um pepino nas mãos da CBF. Se ela reconhecer os times vencedores antes de 1971 como campeões brasileiros ela imediatamente vai estar dando aval ao título do Flamengo em 1987. Conquista que a entidade estupidamente não reconhece até hoje. A CBF vai comprar um briga jurídica pesada e bem feia com o clube de maior torcida do Brasil.

Há algumas semanas fiz um post sobre a Copa Intercontinental disputada antes da Fifa patrocinar a disputa. Afirmei que não se muda o passado e a história por causa de canetadas ou chancelas oficiais. Bem, pau que bate em Chico bate em Francisco. O futebol brasileiro começou bem antes de 1971 e temos vários exemplos de outros países em que campeões foram reconhecidos por títulos conquistados no passado como a Inglaterra e a Itália. Talvez o reconhecimento desses times como campeões brasileiros resgatem um passado glorioso no futebol brasileiro.

Na minha opinião “oficializar” ou não esses títulos não fará a menor diferença e não mudará absolutamente nada do que esses times já gloriosamente conquistaram. Santos e Palmeiras tem 9 títulos nacionais cada um. O Cruzeiro seis, O Fluminense três. O Bahia dois. O nome não importa. Os títulos estão lá para sempre e ninguém pode tirar o mérito deles e nem o seu passado. Se querem colocar o nome “brasileiro” em seus títulos tudo bem, pois isso não vai mudar absolutamente nada do que já foi feito pelos seus craques dentro do campo.

Anúncios

4 Respostas to “CAMPEÕES BRASILEIROS OU NÃO?”

  1. Hannibal Says:

    Que estranho, ser campeão brasileiro duas vezes? Seria o cúmulo! kkkk

    Sei lá, não é um assunto fácil de se decidir…

  2. Marcelo Abdul Says:

    Eu também não acho um assunto fácil. Talvez se devesse oficializar somente os Robertões. Sei lá. Confesso que tenho dúvidas.

  3. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Podem até ter sido campeões dos Robertões e da Copa do Brasil que era o que tinha de melhor naquela época.
    Daí a querer que sejam equivalentes ao campeonato brasileiro no atual formato é outra história…

  4. Marcelo Abdul Says:

    Existe outro contraponto. Antigamente os estaduais eram bem mais valorizados que hoje. Hoje em dia o brasileiro tem muito mais valor do que um campeonato paulista. Estadual virou um torneio de verão e está quase morto. Entretanto não podemos esquecer o passado do futebol brasileiro. Aqueles torneios tem o mesmo valor de um brasileiro hoje guardadas as devidas proporções.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: