RECOMEÇAR

by

Confesso que senti pouca vontade de escrever alguma coisa aqui hoje. Mas a vida continua e com o coração apertado, desanimado e sofrido venho fazer essa coluna. Mais uma vez o São Paulo FC foi eliminado da competição que o clube e a sua torcida mais ama. Outra vez  alijados do torneio por mais um clube brasileiro. Já virou tradição. Mas a vitória amarga de ontem foi uma consequência do pálido futebol apresentado no primeiro jogo. A Taça Libertadores da América, que todos saibam disso de uma vez por todas é um jogo de 180 minutos.  Não se pode apostar somente as fichas no jogo de casa. Será que os times brasileiros ainda não aprenderam isso vendo as equipes argentinas jogando um grande futebol também fora de  seus domínios?

O Internacional com toda a sua estrutura, planejamento e mutretas extra campo está em sua segunda final de Libertadores. Não discuto o potencial da equipe que jogou bem o primeiro jogo e fez a lição de casa no segundo. Também não poderemos anular uma boa campanha em que  inclui uma vitória contra um campeão argentino e também o último vencedor da Libertadores.  O Internacional dentro de campo fez o que o tricolor deveria ter feito. Trocou de treinador na hora certa e preparou o time para o duelo decisivo. Celso Roth é um retranqueiro de renome, mas deu um padrão tático ao time, coisa que Ricardo Gomes desconhece apesar de seu conhecimento em francês.

O Internacional é favorito a conquistar o seu  segundo título da Libertadores. Tem mais time e elenco que o Chivas, só que não vai pegar uma moleza. Será um duelo difícil e tão duro quanto a partida de ontem.  Mas por ter um elenco melhor e tradição no torneio e também por decidir em casa, dificilmente esse título escapará do Beira-Rio.

Quanto ao São Paulo não vou escrever muito. Tudo o que foi dito sobre a situação do clube já foi escrito há algumas postagens atrás.   Não vou tornar a repetí-las para não parecer chato. A palavra certa agora é recomeço. De elenco, de diretoria, treinador e de filosofia de trabalho. O São Paulo terá um novo presidente em 2011 e aí espero que as coisas mudem para melhor. Não dá para formar um time com refugos e deixar a base largada.

Como uma garotada que já foi campeã e vice do mundo pode ser renegada pela atual diretoria?  Nem Freud explica. Alías, ninguém explica. Desde o começo do ano tenho batido nessa tecla (duvidam? vejam aqui).  Essa filosofia de pegar refugos com contratos vencendo já é um lance ultrapassado e arriscado.  A ordem agora é recomeçar. É ver o nosso time jogar o verdadeiro futebol brasileiro para voltar ao topo. Disputar jogos contra o Juventus do Acre pela Copa do Brasil? Quem sabe. Vencer o Deportivo Cucutá pela Copa Sul Americana? Não seria tão mal assim.

É  trabalhoso e muito duro recomeçar e juntar os cacos, mas isso faz parte da vida de qualquer um. Por que não funcionaria com um time de futebol? O São Paulo FC é grande e encontrará novamente o caminho das vitórias e voltará a conquistar o título da Libertadores. Mas hoje a equipe precisa aprender a ter humildade e engatinhar de novo para que possamos voltar ao panteão das vitórias que tanto  consagrou o tricolor mais querido do mundo.

Vai São Paulo! Vai tricolor!

Anúncios

4 Respostas to “RECOMEÇAR”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Triste demais, muito triste.
    ***(*) ******(*)

  2. Marcelo Abdul Says:

    Pois é. Mas tem time aí que contratou meio mundo e ficou fazendo onda por causa de um centenário:ficou nas oitavas. Nosso time que é limitado e não tem jogadores consagrados foi mais longe. Sem problema Lina. Pendurei a camisa do tricolor na janela pra todo mundo ver. Bola pra frente e vamos recomeçar. O Brasileiro tá aí.

  3. José Roberto Says:

    O que mata Abdul é saber que essa Libertadores sem os Argentinos mais tradicionais era uma das mais faceis de se disputar.
    O Inter fez direitinho a lição de casa não adianta ficarmos com raiva porque conseguiram adiantar a janela, faltou competência e malandragem para nossos dirigentes, se tivessem contratado antes também teria sido beneficiado.
    O que fizemos em 2005 contra o Atlético Paranaense obrigando a procurar um estádio com 40 mil lugares foi legal, mas antipático, então não podemos reclamar porque pau que bate em Chico, bate em Francisco.
    Veja que ambos pediram adiamento dos próximos jogos do brasileiro e a cbf deixou para depois do jogo a resposta, tenho certeza que se o vencedor tivesse sido o São Paulo ela não tería adiado.
    Quando falei que faltou malandragem foi porque lembrei de 1977 no último jogo contra o Atlético no Mineirão com o Serginho suspenso armaram um circo tão grande com a quela conversa que tinham recorrido e arranjado condições de jogo., colocaram o jogador num vôo fretado dando a certeza que estava tudo certo para os dirigentes atleticanos que também tinham um jogador suspenso e os mineiros achavam que tinham comido bola porque o Tricolor conseguiu colocar seu centroavante em condições e eles tinham comido bola em não acertar a situação do Reinaldo, os mineiros entraram em parafuso entraram em campo cheio de dúvidas, com isso igualamos as forças, naquela época achamos o máximo portanto hoje não podemos reclamar.
    O que faltou foi competência, o que sobrou foi soberbae falta de planejamento.
    Não dá para acreditar em bêbado!

  4. Marcelo Abdul Says:

    Pior que foi o Inter que eliminou o Banfield e o Estudiantes ( o melhor time argentino no momento). Não se se faltou “malandragem”. Com certeza faltou melhor percepção da diretoria e futebol também. Desde o começo do ano muitos torcedores batem na tecla que a política “contratos de final de temporada” não dá mais certo. É preciso renovar e mudar a filosofia de jogo do clube. Em 1977 o presidente era o Henri Aidar. Outra categoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: