BENDITA GRIPE!

by

Miguel Pinto falha: O Chivas está na final da Libertadores pela primeira vez

O Chivas Guadalaraja surpreendeu a equipe do Universidad do Chile dentro do estádio nacional de Santiago e está na final da Taça Libertadores da América. É a primeira decisão do time mexicano na competição e a segunda de agremiações aztecas na maior competição de clubes da América do Sul.  A primeira vez foi com o Cruz Azul que perdeu a decisão para o Boca Juniors nos pênaltis em 2001.

O caminho do Chivas para essa decisão foi curioso. Alijado da competição no ano passado junto com o time compatriota San Luis  por causa da pandemia de gripe suína que assolou o México no ano passado,  a Conmebol resolvou compensar e a agraciar os dois times com duas vagas já nas oitavas-de-final de 2010.

O San Luis foi eliminado da primeira fase mas o Chivas, time de maior torcida do México ( e que concorre junto ao Flamengo ao título de  “maior torcida do mundo”) foi muito bem obrigado.  A agremiação de Guadalaraja venceu bem as suas partidas em casa contra Velez Sarsfield e  Libertad  conseguindo  ir para a semifinais pelo saldo de gols.

Anteriormente na Libertadores de 2005 e 2006 o Chivas conseguiu chegar às semifinais mas caiu diante de Atlético Paranaense e São Paulo respecticamente. Na terceira oportunidade após em empate de 1 x 1 contra o Universidad de Chile no estádio Azteca tudo indicava que mais uma vez o time de Bautista e Omar Bravo ia parar novamente.

Mas o Chivas surpreendeu os chilenos. Com um futebol envolvente e ofensivo o time mexicano massacrou o “La U” durante quase todo o primeiro tempo. Se não fossem  as intervenções milagrosas do goleiro chileno Miguel Pinto a fatura já estaria liquidada ainda no primeiro tempo. Mas o arqueiro da Universidad falhou ao engolir um frango escândaloso num chute fraco de Xavier Baéz.

A equipe da La U,  apoiada por sua torcida foi pra cima e colocou duas bolas na trave dos Chivas nos dez minutos finais do primeiro tempo.  Na segunda etapa o time chileno continou a atacar, mas o Civas mantinha a posse de bola e a tranquilidade. Numa bola alçada na área Magallón marcou o segundo gol no rebote após uma linda defesa do arqueiro chileno. O tento esfriou os ânimos do Universidad e o Chivas passou a tocar a bola e se defender contra uma equipe que já não tinha nenhuma organização de jogo.

Como em 1996 o Unversidad perdeu a chance de ir a final da Liberttadores e também o sonho de igualar o título do seu maior rival, o Colo-Colo, que conquistou a Libertadores em 1991. O Chivas agradece a Conmebol e a gripe suína pela oportunidade de tentar conquistar o título da maior competição das Américas pela primeira vez.

São Paulo e Internacional também agradecem a doença pelo fato de quem vencer o jogo de quinta decidirá a final da Libertadores em casa e estará automaticamente no Mundial Interclubes em dezembro em Abu Dhabi.

Como os times mexicanos já disputam um torneio  continental de clubes  (liga dos campeões da CONCACAF vencido pelo Pachuca em 2010)  e são convidados da Conmebol para o torneio, eles não podem ir para o Mundial e decidir a Libertadores em casa.

O Chivas é um time de muita tradição e que tem uma torcida fanática e apaixonada. Recentemente foi até fundada uma “filial” do time na Major League Soccer dada a influência da equipe. Pelo estatuto do clube nenhum estrangeiro pode vestir a sua camisa,  somente mexicanos.

Apesar de todas essas aparentes “facilidades” tanto São Paulo como Internacional não vão enc0ntrar muita moleza contra esse adversário caso cheguem a final. O Chivas é o típico convidado que se dominar a festa, rouba a namorada do aniversariante. Todo cuidado é pouco.

Anúncios

2 Respostas to “BENDITA GRIPE!”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    O São Paulo poderia detonar o Chivas de novo…
    Pena

    ***(*) ******(*)

  2. Marcelo Abdul Says:

    Esse time é muito bom. O Inter não vai ter moleza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: