COPA 2010 – UMA VITÓRIA TRANQUILA, MAS…

by

Brasil 3 x 0 Chile

Juan comemora: a defesa brasileira é o ponto de equilíbrio do time

O Brasil goleou o Chile com ampla autoridade no estádio em Joanesburgo.  O Chile como se esperava, não foi páreo novamente para o estilo de jogo brasileiro e disse adeus a Copa do Mundo. Mas apesar da vitória brasileira a equipe apresenta problemas que poucos jornalistas ousam falar.

A primeira são as atuações irregulares de Robinho, que apesar de marcar o seu primeiro gol em Copas do Mundo está tendo atuações muito abaixo de sua capacidade e que não lembram nada o jogador de anos e até meses atrás quando atuava pelo Santos. A segunda é o meio campo que não cria e só destrói. O Brasil não tem um centro criativo capaz de criar jogadas que façam o ataque brasileiro funcionar adequadamente. Luis Fabiano muitas vezes é pouco acionado e tem que recuar para conseguir a bola ou tem que fazer a função de “pivô” . A ausência de Kaká ou até mesmo  de Elano como observamos no jogo contra Portugal pode se tornar um problema.

O maior exemplo foi na partida de ontem em que se precisou furar a defesa chilena com uma cabeçada do zagueiro Juan nuam bola parada. A partir dai o time canarinho  se soltou e até mesmo Kaká livre de marcação deu um passe preciso para Fabuloso marcar o segundo gol. Porém,  o Kaká que vemos em campo não é o mesmo de 2007.  São poucas jogadas de sua maior característica, as arrancadas, fruto talvez de sua misteriosa contusão.

O Brasil consegue vencer pelo  seu fortíssimo sistema de marcação. Uma defesa e meio campo quase impenetráveis comandados pelo monstros Lúcio e Juan. Mas a seleção canarinho sobrevive à custa dos “espasmos” de seus maiores jogadores, Kaká e Robinho.  Se um deles falha a nossa defesa fica sobrecarregada pois os dois são as duas maiores armas no tradicional contra ataque do time de Dunga.  Somente o excelente lateral  Maicon não poderá avançar a toda hora  e deixar a retaguarda livre para o adversário.

Se no passado o Brasil se destacava pelos seus atacantes e por uma defesa tradicionalmente razoável hoje vemos exatamente o oposto. É o sistema defensivo brasileiro que “segura o pepino” e se torna a principal chave do sucesso da seleção brasileira nessa Copa do Mundo.   Mas se Kaká e Robinho melhorarem sua performance, o Brasil poderá ir longe. Caso contrário, a equipe terá problemas.

Anúncios

2 Respostas to “COPA 2010 – UMA VITÓRIA TRANQUILA, MAS…”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Verdade Abdul, o jogo contra o Chile foi fácil porque o Bielsa é um imbecil.
    O Robinho realmente não tá jogando como joga no Santos.
    E a grande pedreira vem na sexta. Deus nos ajude.
    ***(*) ******(*)

  2. Marcelo Abdul Says:

    Bielsa é uma comédia cara. Ri muito com os trejeitos dele no jogo. Vai vir pedreira por aí. O Brasil vai pegar um adversário a altura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: