BRASIL X CHILE

by

Será o terceiro encontro de Brasil e Chile em Copas do Mundo. E pelo prognóstico anterior, os chilenos devem temer e muito a seleção brasileira. Em 1962 na Copa realizada no Chile o time da casa fazia uma grande campanha e se encontrou com o Brasil, campeão mundial, no estádio nacional de Santiago pelas semifinais. Mas o entusiasmo da torcida chilena não foi sufiente para parar um endiabrado Mané Garrincha. O Brasil goleou os donos da casa por 4 x 2 numa partida tumultuada em que o próprio Garrincha foi expulso. A seleção brasileira foi para a final e conquistou o bi. O Chile chegou a um honroso terceiro lugar.

O segundo duelo entre Brasil e Chile em Copas do Mundo se deu na Copa de 1998 na França. O Brasil de Zagallo  vinha de uma derrota para a Noroega  no último jogo da fase de grupos e vinha sendo muito criticado até então. O Chile que se classificou para as oitavas com 3 empates na fase inicial tinha grandes jogadores como Marcelo Salas e Ivan “Bam Bam” Zamorano.  Mas o Brasil de Rivaldo, Dunga,  César Sampaio e Ronaldo se acertou e goleou o Chile por 4 x 1. A seleção canarinho caminhou até a final e perdeu para a França de Zidane por 3 x 0.

No entanto o jogo mais polêmico da história entre Brasil e Chile foi pelas eliminatorias da Copa de 1990.   A bronca começou na Copa América de 1987 quando o Chile dirigido pelo provocador Orlando Aravena goleou o Brasil por 4 x 0 e foi até a final do torneio.

Por coincidência o Chile caiu no grupo do Brasil pelas eliminatórias da Copa da Itália e o sempre bufão Orlando Aravena garantia que eliminaria o Brasil sempre lembrando da trágica goleada do time de Carlos Alberto Silva. No primeiro jogo em Santiago armou-se uma das maiores tumultos da história do jogo.  O lateral  Branco foi acertado violentamente pelo jogador Ormenho que não foi expulso pelo árbitro Jesus Dias Palacios.  Logo depois Romário tomou o cartão vermelho por cair na provocação dos desleais chilenos. O Brasil marcou o primeiro gol depois de uma lambança da defesa chilena. Mas o pior estava por vir.

O árbitro Jesus Dias Palacios acusou um “sobrepasso” do goleiro Taffarel e permitiu que os chilenos batessem a falta rapidamente. Sem ter tempo da defesa brasileira se recompor os chilenos empataram.  Palacios correu junto com o time da casa como se ele mesmo tivesse feito o gol. Uma vergonha.

Todas as polêmicas e provocações de Aravena continuaram no jogo decisivo no Maracanã. O s chilenos eram inferiores tecnicamente e tentariam ganhar a classificação de qualquer maneira. O Brasil começou muito bem e fez um gol com Careca. Quando o Chile viu que a vaca ia para o brejo montou uma das maiores farsas da história do futebol.

A torcedora Roninery Mello (que mais tarde até sairia na playboy) soltou um sinalizador marítimo que caiu perto do goleiro Roberto Rojas que viu o clarão e se jogou.  Todos os jogadores chilenos correram para o encontro do goleiro afirmando que Rojas fora atingido por um morteiro.  Rojas que tinha uma lâmina na luva se cortou e o Chile abandonou o jogo alegando falta de segurança.

Aravena esperava que a Fifa caísse na conversa e que desclassificasse o Brasil. Mas o tiro saiu pela culatra. A Fifa investigou o jogo e a maracutaia foi descoberta. O Chile foi suspenso de disputar qualquer torneio da Fifa por quatro anos e Aravena e Rojas foram banidos para sempre do futebol. O Brasil de Lazaroni se classificou e o Chile ficou no purgatório por oito longos anos.

Anúncios

2 Respostas to “BRASIL X CHILE”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    O Chile vai levar ferro pra variar.
    Legal é ver essa galera ai né Abdul ? Careca, Silas, Branco, Jorginho, Dunga, Romário, Taffarel, Bebeto, que time.

    Nem lembrava mais do primeiro jogo no Chile, e daquela entrada criminosa no Branco. O jogo de volta, por causa do sinalizador já está mais na retina…
    Esse tempo ai ainda não tinha internet, não era um mundo digamos globalizado e a rivalidade era quase de vida ou morte.

    Sinistro…

    ***(*) ******(*)

  2. Marcelo Abdul Says:

    Eu também acho que vai levar ferro. Sem chance pro “mago” Valdívia. É muito legal sim. Essa seleção foi a base que ganhou a Copa de 1994. Poderia ter ido até melhor em 1990 mas tinha um tal de Lazaroni no banco. E naquela época jogar no Chile era como entrar em uma zona de guerra. O Flamengo sofreu muito na final da Linertadores de 1981 por isso. Depois que o Chile foi enquadrado pela Fifa após o episódio Rojas, nunca mais eles apelaram dessa maneira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: