COPA 2010 – DÉCIMO PRIMEIRO DIA

by

Portugal 7 x 0 Coréia do Norte

Cristiano Ronaldo mata de nuca e marca: massacre português

O ditador da Coréia do Norte Kim Jong-Il deve estar espumando de raiva. No alto de seu palácio imperial ele viu o seu país ser massacrado por Portugal na sua TV LCD de plasma. Terá que voltar ao velho jogo de culpar o Estados Unidos e a sua vizinha Coréia do Sul pela fome e pelas presepadas que realiza a seu povo.

Portugal mais uma vez, goleou os norte coreanos numa Copa do Mundo, mas se em 1966 as asiáticos saíram da Copa de cabeça erguida, a derrota na Cidade do Cabo foi humilhante.  Portugal foi agressivo a maior parte do jogo com domínio total no meio campo e toques rápidos pelas laterais. Uma atitude bem diferente do jogo contra a Costa do Marfim. A ausência de Deco também ajudou pois o meia naturalizado além de estar na curva descendente é lento para os padrões físicos dessa Copa do Mundo.

O atacante metrosexual Cristiano Ronaldo foi atuante,  fez um gol e foi participativo em outros lances. Parece que despertou de seu sono eterno na seleção portuguesa.  Teremos uma grande disputa de primeiro lugar no grupo. Como se sairão os brasileiros  Liédson e Deco jogando contra seu próprio país na sexta? Sem dúvida Brasil e Portugal será o maior jogo dessa primeira fase.   O couro vai comer.

Chile 1 x 0 Suiça

González testa e o Chile marca: fim da "invencibilidade" Suiça


Não tem nada pior do que ver a Suíça jogando futebol.  A proposta dos helvéticos de se manterem na defesa para fazerem um golzinho no contra ataque pode ser até válida, mas é irritante e burra. Primeiro porque dá ao adversário todo o seu campo de defesa.  Depois porque se esse mesmo time faz um gol fica muito difícil recuperar o prejuízo. E foi exatamente isso o que aconteceu na partida contra os chilenos.

O Chile atacou os suíços sem constrangimento,  mas os europeus defendiam com a eficiência de sempre, o que lhe deram o recorde de invencibilidade de gols em mundiais. O treinador Marcelo “El Loco” Bielsa percebeu que o adversário não sairia da defesa colocou o “mago” Valdívia na organização das jogadas. Os sul americanos cresceram ainda mais.  As marteladas chilenas provocaram a expulsão do volante Behrami  e um gol anulado. Até que numa jogada feita em linha Gonzáles marcou de cabeça e quebrou o ferrolho. O Chile vence e complica a vida suíça. E este blog confessa, se os suíços saírem, não farão nenhuma falta. O futebol agradece.

Espanha 2 x 0 Honduras

Villa perde o pênalti: preciosismo espanhol

O amplo favoritismo que a “Fúria” tinha para essa Copa do Mundo vai se esvaindo aos poucos. Somente nessa segunda partida o público pode perceber os problemas da Espanha nesse mundial da África do Sul e que causaram a derrota no primeiro jogo. O preciosismo de seus atacantes é um deles. A Espanha insiste em tocar a bola da sua intermediária até a área do goleiro.  Em algum momento esse estilo de jogo vai ser impedido pela defesa adversária.  Tanto que até os medíocres zagueiros hondurenhos foram destaque na partida.

Outro problema é que Vicente Del Bosque não é Luis Aragonês, o técnico que levou a Espanha a conquista da Euro 2008.  Del Bosque só manteve o esqueleto mas se esqueceu de proteger mais o meio campo como seu antecessor.  A ausência de um volante como Marcos Senna pesa numa equipe que tem jogadores talentosos, mas que só marcam em linha e deixam a defesa desprotegida.

Para piorar, o artilheiro Fernando Torres volta de uma contusão e não acerta o pé de maneira alguma. É impressionante a quantidade de gols perdidos pelo atacante do Liverpool.  Em partidas decisivas isso pode pesar. Nesses dois jogos iniciais não vimos uma Espanha segura de si como na Euro há dois anos. O caminho é que eles façam a campanha de sempre em mundiais:  A de serem eliminados nas quartas de final.  Para se livrar desse estigma, os espanhóis vão ter que jogar muito mais. E a primeira prova de fogo virá ainda na primeira fase, quando os espanhóis disputarão a classificação contra o Chile.  Medo!

Anúncios

2 Respostas to “COPA 2010 – DÉCIMO PRIMEIRO DIA”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Chocolataço de Portugal.
    Se vacilar o Brasil leva ferro.
    ***(*) ******(*)

  2. Marcelo Abdul Says:

    Pois é. Sem Kaká fica complicado. Acho que empata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: