ENGLAND 2014?

by

Maracanã embaixo da água: atraso nas reformas irrita a Fifa e ameaça o Mundial no Brasil em 2014

Fifa mostra preoucupação com 2014: ” É incrível como o Brasil está atrasado”.

Fonte : globoesporte.com

Jerome Valcke, secretário-geral da entidade, pede urgência nas obras para o Mundial: ‘O Brasil não está no caminho certo’

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 deu prazo até esta segunda-feira, 3 de maio, para que as obras nos estádios a serem utilizados no Mundial começassem. Porém, apenas em metade das sedes há trabalho. O assunto causa muita preocupação na Fifa, que cobra urgência ao Brasil. Nesta segunda, o secretário-geral, Jerome Valcke, se mostrou preocupado com os preparativos brasileiros para o Mundial de 2014, não apenas com estádios, mas também com obras de infraestrutura, como aeroportos.

Após evento em Joanesburgo no qual a Fifa distribuiu ingressos aos operários que trabalharam na construção dos estádios da Copa da África do Sul, Valcke não poupou palavras para puxar as orelhas do Brasil.

– Recebi alguns relatórios sobre estádios e não está nada bom. É incrível como o Brasil está atrasado, e não estou falando apenas de Morumbi ou Maracanã, mas de todos os estádios. Muitos dos prazos já expiraram, e nada aconteceu. O Brasil não está no caminho certo – disse Valcke, em entrevista a jornalistas brasileiros que acompanhavam o evento.

Ironia com o carnaval

O secretário-geral mostrou estar muito por dentro do que acontece no Brasil e usou de certa ironia ao citar o carnaval como um dos obstáculos para o andamento dos preparativos no país.

– O Brasil está há muito tempo querendo uma Copa, mas agora tem que se mexer. Tem de fazer isso pela América do Sul, não só pelo Brasil. A Copa é amanhã de manhã. Este ano há eleições, para tudo. Ano que vem, carnaval, para de novo. É preciso aproveitar o tempo disponível para fazer as coisas.

‘É hora de agir’, diz
Valcke lembrou que Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador 2014, assim como Orlando Silva, ministro do Esporte, estão preocupados.

– Não adianta ficar mandando cartas. Muito pouca coisa foi feita. É hora de agir – disse Valcke, referindo-se ao fato de Ricardo Teixeira ter enviado por escrito sua preocupação com os prazos para cada uma das cidades-sede da Copa de 2014.

Sem chance de o Brasil perder o direito de sediar a Copa 2014
Apesar de nitidamente insatisfeito e preocupado, o secretário-geral da Fifa descartou qualquer hipótese de o Brasil perder o direito de receber a Copa de 2014. Ainda, disse que as 12 cidades-sede devem ser mantidas (a Fifa sempre quis dez, no máximo).

– As pessoas questionaram muito a Copa na África, mas o Brasil está mostrando que é muito difícil fazer uma por lá também. Vocês têm a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, mas têm de fazer por onde – finalizou.

nota do blog – O recado está dado.  É inacreditável que nenhuma pá de cimento tenha sido feita até agora com um prazo tão curto (dois anos e meio) para a construção dos estádios.  São cada vez mais fortes os rumores de que a Inglaterra pode tomar o lugar do Brasil como sede da Copa 2014. Afinal de contas, lá existem,estádios prontos  como o New Wembley com capacidade para mais de 90.000 pessoas é seminovo e o Emirates Arena do Arsenal. Os outros estádios ingleses precisariam apenas de poucos ajustes.

A Fifa percebeu como trabalha Ricardo Teixeira e o seu comitê organizador. Os jogos de políticos e empreiteiros, fora a falta de interesse da iniciativa privada na contrução das Arenas preocupa Blatter. Pra piorar, o governo Lula usa a Copa como moeda política para o apoio da candidata Dilma Rousseff,  já que é o Estado o maior financiador do Mundial.

Não existem projetos concretos de reforma dos aeroportos, linhas de trens e transportes até 2014.  No Rio de Janeiro é frequente o quebra-quebra generalizado em estações de trem pela população revoltada com os atrasos frequentes e da falta de organização das linhas.  As promessas do prefeito Eduardo Paes e do governador Sérgio Cabral se perderam ao vento.

New Wembley: pronto pra receber a final do Mundial 2014

O projeto do Morumbi irrita a Fifa pela teimosia de Juvenal Juvêncio em fazer a obra fora das exigências do caderno de engargos.  O governo e a prefeitura do Estado de São Paulo apoiam o Morumbi mas não sinalizaram qualquer obra entorno do local formando um comportamento dúbio em relação a sede paulista.

A única solução previsível é tirar Ricardo Teixeira como presidente do comitê organizador da Copa e entregá-lo a uma pessoa séria e sem vínculos políticos reportando-se somente ao governo federal. Assim as obras para a Copa seriam tocadas sem nenhuma interferência política de deputados e senadores ou esquemas escusos. As obras seriam fiscalizadas e reportadas num site na internet com o máximo de transparência.

Se Ricardo Teixeira se recusar a deixar o cargo o governdo brasileiro deve comunicar a Fifa a desistência da candidatura brasileira. A solução para a Copa deve ser o comando de uma pessoa competente e eficiente. Somente assim o risco do país passar vexame pelo mundial diminuirá.  Não se pode dar poder demais a pessoas sem comprometimento e com problemas na justiça.

Se isso não ocorrer a final da Copa de 2014 será em  New Wembley e não no Maracanã.

Mas o que pode acontecer com um governo recheado de compadres petistas  nas atrasadas e cada vez mais incompetentes esferas governamentais?

Anúncios

2 Respostas to “ENGLAND 2014?”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Abdul, melhor que vá pra Inglaterra então.
    Que se dane a copa.
    ***(*) ******(*)

  2. Marcelo Abdul Says:

    Acho que seria melhor para nós se essa Copa fosse para a Inglaterra. Achei engraçado que todo mundo falava do Morumbi, mas quando a Fifa falou de todos o rabo dos outros “organizadores” ficou encolhidinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: