VOCÊ ACREDITA EM PESQUISAS?

by

Ontem o Datafilha publicou mais uma pesquisa que aponta as maiores torcidas do Brasil. E o Flamengo continuou na frente do Corinthians por uma margem de três pontos percentuais. Até aí tudo bem. Os primeiro colocados não se alteraram com referência aos outros institutos de pesquisa. O que me chamou a atenção foi a parte de baixo da tabela.

A Portuguesa de Desportos desponta na frente de times com uma torcida bem mais representativa como Santa Cruz, Náutico,  Coritiba e Atlético Paranaense.

Opa! Tem alguma coisa errada aí. Como clubes como o Santa Cruz, Coritiba, Paysandu e Goiás pode estar atrás da Portuguesa? Freud explica?

Para quem não mora em São Paulo o clube do Canindé é um dos mais tradicionais do Estado de São Paulo. Ganhou 3 títulos paulistas da primeira divisão e dois torneios Rio-São Paulo.  Teve grandes craques em sua história como Julinho Botelho, Djalma Santos,  Enéias e Dener. Mas a sua torcida deixa um pouco a desejar em relação aos quatro outros grandes das terras bandeirantes.

O Canindé incompleto em dias de jogos: cena comum

A torcida da Lusa, salvo raras exceções, não consegue manter uma grande regularidade de público como a de seus rivais. Tem uma torcida fanática, apaixonada mas que não consegue colocar 20.000 pessoas no Canindé toda hora. Tanto que existe uma discussão entre torcerdores se jogo contra a Portuguesa ainda é um clássico.  Muitos defendem a tese que a Portuguesa não é um clube grande, mas intermediário.

Em 1996 quando o clube paulista chegou a final do campeonato brasileiro contra o Grêmio, muitos dos torcedores presentes no Morumbi para o primeiro jogo da final era representado por torcedores de outros clubes.

Agora transporte  esse fato para os torcedores do Coritiba, Santa Cruz, Atlético Paranaense e Paysandu? Será que eles precisariam de torcedores de outros times pra encher um estádio? Acredito que não.

torcida do Santa: lotação até na série D

Os clubes abaixo da Portuguesa tem  torcidas que enchem os  estádios. A do Santa Cruz por exemplo está na quarta divisão do futebol brasileiro, mas lota o Arrudão mesmo assim. Coritiba e Atlético Paranaense fizeram projetos de sócio torcedores dada a frequência de público constante em seus respectivos estádios.  E os fãs da Portuguesa?  São minoria no Canindé até em jogos contra clubes de outro estado como Vasco e Flamengo.

O instituto Datafolha sempre primou pela exatidão de suas pesquisas. Mas tem alguma coisa errada aí. Ou na amostragem ou no resultado final. Novos conceitos de pesquisa devem ser utilizados ou a “escondida” torcida da Portuguesa tem que tomar vergonha na cara e começar a frequentar o Canindé e ajudar o seu time.

Anúncios

2 Respostas to “VOCÊ ACREDITA EM PESQUISAS?”

  1. Geraldo "JASON" Lina Says:

    Tudo comprado. Eu não acredito nestas pesquisas.
    E duvido por exemplo que o São Paulo tenha apenas 11%, tem mais.
    A torcida do São Paulo é a que mais cresceu no centro-oeste, norte e nordeste do pais.
    As galinhas tem torcida em São Paulo.

    ***

    Se vacilar o São Paulo é maior que Flalido e Galinhas juntos.

    8)

    ***(*) ******(*)

  2. Marcelo Abdul Says:

    É muito difícil uma pesquisa definir uma realidade. Tanto que isso é feito por amostragem. As amostragem é uma técnica rudimentar de pesquisa. Novos mecanismos precisam ser criados senão surgem contradições como esse resultado incrível da Portuguesa. Se não são comprados, estão certamente errados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: